BM-1630

Desenvolvimento          

BM-1630 – Faturamento de pedido de venda com redespacho

Versão                                

5

Release                                              

39

Autor                                   

Jaciara Silva

 

Processo: Vendas

Nome do Processo: Movimentações

 

Acesso

Vendas\Movimentações

 

Motivação

Permitir que o sistema assuma automaticamente a transportadora do pedido de venda, definida pelo cliente na inclusão do pedido, via site ou manual, como sendo uma transportadora de redespacho. Este procedimento é necessário devido ao processo de triangulação realizado pela empresa, que poderá, em algumas ocasiões, despachar o pedido para o cliente pela filial de estoque.

Nesta etapa do processo de triangulação, o pedido do cliente é enviado para a filial que irá finalmente despachá-lo para entrega.

 

Parâmetros

No cadastro de transportadora, na guia Dados da Transportadora, no campo Redespacho De, selecione a transportadora que fará a remessa dos pedidos.

Em Controladoria\Fiscal\Cadastros, deve ser criada uma observação específica para ser usada no processo de redespacho. Isto é necessário porque as informações da transportadora do redespacho também deverá constar na nota fiscal que acompanhará a mercadoria, em Dados Adicionais. Para cadastrar esta observação, é necessário usar as macros abaixo:

REDESPACHO: imprimirá Código + Nome da transportadora

REDESPACHO_CGC: imprimirá o CNPJ/CGC da transportadora

REDESPACHO_ENDERECO: imprimirá o Endereço da transportadora

No evento de faturamento de pedido de venda:

Na guia Logística, configure a integração com o SIGEP:

  • Ligar o flag Emitir Etiquetas
  • Ligar o flag Emite SIGEP com dados do redespacho (este parâmetro será habilitado somente se o flag acima estiver ligado). Este flag será responsável por emitir na etiqueta de SIGEP os dados da transportadora de redespacho em vez dos dados da transportadora própria.

Na guia Fiscal, selecione a observação criada para ser impressa nos dados adicionais da nota fiscal.

 

Entradas

Inclusão do pedido de venda

No cadastro do pedido de venda, seja via site ou no sistema, o cliente informa o produto e escolhe o tipo de frete. O pré-faturamento poderá ser automático ou manual.

 

Pré-Faturamento do pedido de venda

Neste momento, o sistema ainda carregará as informações referentes ao transporte da mercadoria, conforme o pedido de venda.

 

Faturamento do pré-faturamento do pedido de venda

Na tela de faturamento de pedido de venda, selecione o pré-faturamento do pedido, perceba como o sistema carrega os dados de transporte da mercadoria:

No campo Transportadora:           o veículo próprio da empresa

No campo Redespacho:               a transportadora contratada que faz o tipo de remessa selecionado pelo cliente quando incluiu seu pedido, no caso Correio,                                                                  acompanhado do tipo de frete que também será de redespacho.

Após a efetivação da movimentação, na emissão da nota fiscal, o sistema imprimirá os dados da transportadora própria no corpo da nota e os dados da transportadora de redespacho no campo de dados adicionais.

 

Incluir embarque de redespacho

Na tela de inclusão de embarques houve uma alteração para que o sistema carregue as informações da transportadora de redespacho, caso o flag esteja ligado, informando tratar-se de um redespacho.

 

Validações e Saídas

O processo de embarque poderá ser finalizado normalmente, liberando a mercadoria para entrega.

E a etiqueta de SIGEP com os dados da transportadora de redespacho.

Atenção! Na utilização do recurso de pré-faturamento automático de pedidos de venda, o comportamento do sistema será exatamente igual se for necessário usar o recurso de redespacho.