Desenvolvimento
BM-1750 – Nota Referência Automática para eventos de transferência
Versão
5
Release
43
Autor
Jaciara Silva
Processo: Logística
Nome do Processo: Eventos de devolução de transferência entre filiais
Acesso
Logística\Expedição
Motivação
O recurso de nota referência nos eventos de transferência irá facilitar muito as operações de devolução dos itens transferidos. Este recurso fará com que o sistema identifique automaticamente as notas emitidas ao enviar os produtos para outras filiais e relacione aos produtos lançados na tela do evento da devolução.
Desta forma, o usuário não terá que fazer esta relação manualmente, agilizando seu trabalho e principalmente evitando erros nas quantidades movimentadas nas transferências, uma vez que, o sistema fará uma validação entre as quantidades enviadas e devolvidas, informando ao usuário sempre que identificar diferença nas quantidades.
Caberá ao usuário, apenas lançar no grid de produtos a quantidade de peças que serão devolvidas. O sistema fará uma busca, identificando nota a nota, aquelas que contiverem o produto e preencherá o grid, relacionando as quantidades.
Se o usuário lançar no grid de produtos do evento, de devolução de transferência, uma quantidade superior àquela que foi enviada para a filial, o sistema fará o ajuste da quantidade, não permitindo a movimentação de itens a mais.
Parâmetros
Ter um evento de devolução de transferência configurado da seguinte forma:
Na aba Geral, nos campos:
- Tipo de Evento, selecione a opção Transferência
- Tipo de Transferência, selecione a opção Devolução
Na guia Acesso, nos campos:
- Movimentações Entrada/Saída, selecione a opção NotaRef Automática (Transferência)
Entradas
Eventos de transferência
Para demonstrar o funcionamento do novo recurso, vamos analisar a seguinte situação:
Foram feitas algumas transferências entre as filiais 001 (origem) e 002 (destino). A seguir, faremos as devoluções para verificar o comportamento do sistema.
Evento de devolução de transferência
Na tela do evento, selecione a filial que estará devolvendo os produtos para a filial de origem e preencha os demais campos da tela.
No grid de produtos, digite o código e a quantidade a ser devolvida. Para o produto 217 foram transferidas 6 peças, vamos lançar no grid uma quantidade maior que essa e efetivar, para verificar o reflexo na movimentação.
Perceba que o sistema preencheu a coluna Nota Ref. Com a informação “auto”.
Ao efetivar a movimentação, o sistema faz uma busca para identificar todas as notas de transferência emitidas para aquela filial contendo o produto digitado e carrega automaticamente no grid para vincular ao produto. Foram encontradas três notas para o produto 217, porém as quantidades não são suficientes para realizar a devolução das oito peças lançadas no grid.
Neste caso, o sistema emite uma mensagem de alerta informando que fará um ajuste na quantidade, subtraindo duas peças que foram lançadas a mais no grid, uma vez que não foram localizadas notas de envio para elas. O usuário poderá aceitar o ajuste ou não.
Clique em Ok para fechar a mensagem e dar continuidade ao processo. O sistema fará em seguida uma nova validação, desta vez sobre a nota fiscal cujo produto está sendo devolvido, alertando que existem outros produtos na mesma nota e perguntando ao usuário se deve continuar o evento ou não.
Se o usuário optar por não continuar o processo e para verificar porque as quantidades lançadas não estão em acordo, o sistema interromperá o processo e não finalizará a transferência. O usuário poderá fazer as correções necessárias e, então, finalizar o evento de devolução das transferências.
Para demonstrar o funcionamento do recurso, vamos seguir adiante e efetivar a transferência. Na devolução de transferência, poderemos incluir mais de um produto e o sistema fará a mesma validação de quantidade e notas de referência para cada produto digitado. Vamos inserir mais um produto mais um produto, apenas como demonstração. Veja que, ao lançar mais um item no grid, as notas fiscais se repetem. Isto porque nas notas de envio das transferências também havia produtos diversos e, ao busca-las para fazer as devoluções, o sistema irá relacionar cada produto com sua nota de envio.
Perceba que na mensagem de alerta não há observação sobre a quantidade do produto 214, quer dizer que não há problema algum com a quantidade devolvida deste item: foram transferidas quatro peças e estão sendo devolvidas quatro peças.
Antes de efetivar o evento de devolução da transferência, vamos consultar o estoque dos dois produtos, apenas para checar as quantidades, por exemplo do produto 217 que deu a diferença na quantidade a ser devolvida.
Na filial 001 que fez a transferência temos 994 peças.
E na filial 002 que fará a devolução da transferência temos 1006 peças.
Efetive o evento e faça uma nova consulta no estoque das filiais.
Validações e Saídas
Na consulta feita antes de efetivarmos o evento da devolução de transferência, havia 994 peças do produto 217 na filial 001.
E na filial 002 havia 1006 peças do mesmo produto, que agora foram transferidas para a filial 001.