Desenvolvimento
BM-1760 – Bloqueio de venda para clientes com títulos em atraso
Versão
5
Release
43
Autor
Jaciara Silva
Processo: Vendas
Nome do Processo: Movimentações
Acesso
Vendas\Pedido de venda
Vendas\Movimentações
Motivação
Verificar se o cliente possui títulos a receber, que estejam em aberto, no momento da inclusão de novos pedidos de venda ou novos faturamentos para ele. A empresa configura o sistema, informando uma quantidade de dias para que seja feita uma validação nos títulos dos clientes. Com base nesta quantidade de dias, será possível emitir mensagens de alerta e até mesmo bloquear a inclusão de novos pedidos e faturamentos para clientes inadimplentes.
Parâmetros
Em Vendas\Configurações Gerais\Movimentação, na guia Limites e Validações de Clientes, em Limites de Conceitos de Clientes, localize o campo Títulos em Aberto. Este parâmetro possui três opções de configuração:
- Não Verifica - O recurso fica desativado e não haverá verificação nos títulos em aberto do cliente.
- Avisa - Envia para a tela de pedido de venda ou do evento uma mensagem de alerta.
- Bloqueia - Não permite a efetivação do pedido ou do faturamento. Esta opção habilitará na tela mais um campo.
- Dias para bloqueio - Deve ser preenchido com a quantidade de dias que os títulos do cliente poderão ficar em atraso, sem que suas novas compras sejam bloqueadas na empresa.
Entradas
Títulos em Aberto com opção: Avisa
Vamos incluir um título a receber, com data de pagamento vencida, para um cliente qualquer e ver o reflexo no sistema, quando tentarmos incluir um novo pedido de venda para ele.
Assim que o código do cliente é lançado no pedido ou no evento de venda, o sistema exibe uma mensagem de alerta avisando sobre o título em aberto do cliente.
Como o sistema foi configurado para apenas avisar, caso os clientes tenham títulos vencidos, não importando a quantidade de dias, o usuário poderá decidir se libera a inclusão do pedido de venda ou o faturamento para ele.
Por exemplo, se o cliente estiver pagando à vista, não há porque bloquear uma venda para ele. Então, neste caso, o usuário irá clicar na opção ACEITA e finalizar a inclusão do pedido ou do faturamento da venda.
Títulos em Aberto com opção: Bloqueia (10 dias)
No caso de o sistema estar configurado para bloquear com base em uma quantidade de dias, assim que o código do cliente for digitado, será emitida uma mensagem de alerta informando sobre o bloqueio.
Perceba que com a opção de bloqueio selecionada, o usuário não tem o poder de decidir se incluirá o pedido de venda ou o faturamento para o cliente. Ele deverá fechar a mensagem da tela e interromper a operação de venda.
Validações e Saídas
Emissão de mensagem de alerta informando sobre o atraso no pagamento dos títulos ou o bloqueio efetivo, com base na quantidade de dias configurada no parâmetro geral do sistema.