Desenvolvimento
BM-1794 – Capacidade de recebimento de centros de distribuição
Versão
5
Release
45
Autor
Jaciara Silva
Processo: Logística
Nome do Processo: Cadastros
Acesso
Logísticas\Cadastros\Regras de expedição
Motivação
Para empresas que possuem um centro de distribuição onde recebem e despacham um grande volume de mercadorias diariamente, é necessário que haja um controle rigoroso da capacidade que este centro de distribuição tem em relação às entradas e saídas dessas mercadorias.
Para fazer este controle, foi criado um cadastro no qual será registrada a capacidade de recebimento e despacho do centro de distribuição. Desta forma, é possível fazer uma programação para prever as datas de entregas dos pedidos de compras inseridos no sistema.
As regras de recebimento podem ser do tipo geral, sendo aplicada para qualquer recebimento realizado no centro de distribuição, ou definidas com exclusividade por fornecedor, período, dia da semana etc.
Para aprovar o pedido de compra, o sistema irá verificar:
Se existe alguma regra ativa. Havendo uma regra ativa, o sistema irá verificar na seguinte ordem:
- Uma regra com fornecedor e faixa de data;
- Uma regra apenas com o fornecedor;
- Uma regra com faixa de data;
- Uma regra sem fornecedor ou faixa de data.
Encontrando a regra, irá verificar os pedidos de compra para aquela data e validar a capacidade com a regra de recebimento definida no sistema. Se a capacidade for excedida, o sistema deve exibir uma caixa de diálogo perguntado se o usuário deseja continuar.
Parâmetros
Em Compras\Pedido de compra, na guia Logística marca o flag Utiliza regras de Expedição.
Ter regras de expedição/recebimento cadastradas no sistema.
No Gerenciador de Usuários, configurar o usuário que terá permissão para liberar os recebimentos com excesso de volume para a data selecionada.
Entradas
Cadastro das regras de recebimento
A partir destas regras, será feito o cálculo para verificar a possibilidade de recebimento do pedido, levando em conta a capacidade diária de recebimento do centro de distribuição.
Em Logística\Expedição\Cadastros, selecione a opção Regras de Recebimento.
Aqui incluiremos uma regra para entrada de pedidos, então no campo Tipo selecione a opção Recebimento. Defina um nome para a regra e ligue o flag Ativa, caso contrário a regra não terá nenhum efeito.
Há quatro tipos de regras de recebimento que poderão ser usadas pela empresa:
Com fornecedor e faixa de datas
Apenas com fornecedor
Apenas com faixa de datas
Sem fornecedor e sem faixa de datas
O sistema fará uma validação para que as regras não colidam entre si. Se existir uma regra sem data e outra com data elas podem se sobrepor, o que não pode são duas faixas de data se sobreporem.
Efetive.
Inclusão de pedido de compra
Vamos usar como exemplo, a regra cadastrada acima, para ver como o sistema se comporta de acordo com as regras definidas.
Na inclusão de um pedido de compra com data de entrega para 07/06, quarta-feira, com uma quantidade de 8 volumes.
Conforme a regra definida, nas quartas-feiras, o centro de distribuição consegue receber somente 5 volumes. Então vamos incluir o pedido e ver o que acontece.
Ao efetivar o pedido, o sistema emite uma mensagem de alerta informando que não é possível receber a quantidade de volume na data selecionada e dá ao usuário a opção de continuar ou não.
Vamos selecionar a opção NÃO para fechar a mensagem. No campo de Data de Entrega, clique na lupa para abrir o Assistente de seleção de datas de recebimento e visualizar as opções de recebimento do centro de distribuição. Ele exibirá os próximos 30 dias com suas capacidades de recebimento e observe que temos uma data disponível com capacidade para receber 10 volumes.
Vamos alterar a data de entrega para o dia 10/06 e ver o que acontece. Feche a tela do assistente e preencha no campo da data de entrega o dia 10.
Ao incluir um novo pedido de compra e consultar o assistente de capacidade de recebimento vemos que o saldo foi alterado para 2, isto porque os 8 volumes do pedido anterior foram alocados na data.
Agora vamos incluir um pedido de compra, cujo volume irá exceder a capacidade de recebimento, e confirmar o recebimento.
O pedido a ser incluído terá 7 volumes, para ser recebido no dia 12/06, cuja capacidade de recebimento e de apenas 5 volumes.
O sistema emitirá a mensagem de alerta, informando sobre o excedente, e vamos confirmar. A inclusão não será bloqueada pelo sistema. Porém, o usuário responsável deverá liberar o recebimento.
Liberar Recebimento
Em Logística\Recebimento, o usuário com permissão para liberar o recebimento, irá selecionar a opção Agendamento de Recebimento. Selecione a data programada para o recebimento, ligue o flag Necessita Aprovação e faça uma busca.
Selecione o pedido e clique em Liberar Recebimento. Faça uma nova consulta e observe que o sistema atualizou as informações da tela, incluindo a data e o nome de quem liberou o recebimento e marcando o flag Liberado.
Reagendar Recebimento
No caso de precisar alterar a data do recebimento de um pedido, na tela de liberação também é possível fazer o reagendamento. Faça uma busca, selecione o pedido e clique em Reagendar data de entrega.
Use o assistente para localizar uma nova data, altere o preenchimento do campo e efetive.
Validação e Saída
Alteração no pedido de compra
Caso o pedido de compra seja alterado, a liberação do recebimento será afetada. Vamos acessar um pedido excedido, liberado para recebimento e alterar as informações. O pedido 3701 foi liberado para recebimento no dia 23/06/17, vamos na consulta de pedidos de compra e antecipar sua data de entrega para dia 21/06.
Novamente, o sistema informará que a capacidade da data selecionada foi excedida e pergunta se o usuário deseja continuar. Em caso afirmativo, o pedido deverá voltar ao status de aguardando liberação.
Caso o usuário tente incluir um pedido de compra com volume superior às capacidades definidas nas regras de recebimento cadastras, o sistema emitirá uma mensagem de alerta informando que não há regra com esta definição.