Desenvolvimento
BM-1561 – Leitor de arquivos XML de SAT / NFCe
Versão
5
Release
49
Autor
Jaciara Silva
Processo: Vendas
Nome do Processo: Importação de arquivo XML de SAT / NFCe
Acesso
C:\millenium
Motivação
No caso de haver cupons fiscais emitidos pelo SAT ou NFCe que não constem na base de dados do Millennium, por exemplo, em virtude de um dano causado no banco por queda de energia, ou manuseio indevido do banco de dados, este importador irá gerar os registros novamente por meio de arquivos XML.
Primeiramente, o integrador irá ler os arquivos XML do SAT ou da NFCe e verificar se os arquivos existem no banco de dados do Millennium e, se não existirem, eles serão criados.
Parâmetros
Atenção! Para as versões anteriores a 5.49, obrigatoriamente, deve ser feita a atualização do B5DrvPack_SATCFe.
Instalar a B5DrvPackRemote
Ter os XMLs a serem importados disponíveis em um diretório.
Entradas
Em Vendas\Consulta Movimentações, vamos fazer uma busca para visualizar os cupons emitidos no período de 18 a 21/09/2017. Perceba que existem apenas duas movimentações, porém a empresa sabe que neste período foram realizadas outras vendas com emissão de cupons fiscais.
Outra consulta a ser feita pode ser na tela de status das notas fiscais. Vemos aqui que na sequencia numérica faltam as notas 300, 301 e 302.
Com base nestas informações, usaremos o aplicativo para gerar as movimentações no banco de dados a partir dos XMLs existentes.
Instalação do programa de conferência
O primeiro passo será a instalação do programa. Este procedimento deve ser realizado com o broker ativo.
Executar o programa v5_XML_CFe_Reader.exe,
Dependendo da versão do Windows, ele poderá emitir uma mensagem de alerta bloqueando a execução do programa.
Após a execução do programa, em C:\millenium, serão incluídos o aplicativo e os arquivos de configuração:
Importando movimentações dos XMLs
Em c:\millenium, selecione aplicativo XML_CFe_Reader e execute. O sistema abrirá a tela do importador para que o usuário configure as informações necessárias à geração das movimentações:
Sem estas informações, o processo não prosseguirá.
A seguir, clique no botão Importar. Clique no botão de Adição para abrir a janela de busca e selecionar os XMLs a serem importados.
Clique em Próximo.
Na tela seguinte, o usuário poderá definir quais os XMLs que ele realmente deseja importar. O sistema identificará as movimentações que já estão no banco de dados e preencherá automaticamente a coluna Ação com a opção IGNORAR. As movimentações que ele não identificar, o usuário terá a opção de INSERIR ou IGNORAR.
Veja que aqui são exibidos os cupons que não constavam na consulta na tela de status de notas: 300, 301 e 302. Os cupons 303 e 304, serão exibidos aqui também, pois constam no banco como movimentações de vendas canceladas.
Então vamos selecionar a opção INSERIR para as três movimentações e clicar em Executar.
Aguarde a mensagem de Importação Finalizada, indicando que a operação foi realizada com sucesso. Clique em OK para visualizar a tela com o resultado do processo.
O sistema informa que os cupons 298 e 299, de vendas realizadas, e os cupons 303 e 304, de vendas canceladas, estavam e continuam OK. Os cupons 300, 301 e 302 foram importados. O processo está encerrado, basta fechar a janela e voltar para o Millennium.
Validações e Saídas
Faça uma nova consulta em vendas e observe que agora os cupons foram inseridos na tela. O sistema assumirá a numeração do cupom fiscal para identificar o número do documento no banco de dados.
Também na consulta de status de NFe poderão ser visualizadas as movimentações inseridas.
Em Financeiro\A Receber, faça uma consulta e veja que os títulos referentes às movimentações também foram gerados.
Se a conta caixa não pertencer a filial do cupom, será emitida mensagem de erro.
Clique em OK, para fechar a mensagem e voltar à tela. Dê um duplo clique sobre o item que estiver apresentando erro para ver a descrição completa do problema. Veja no detalhe que o sistema informa sobre a incompatibilidade da conta.
Feche a janela, volte ao início do processo, informe a conta caixa correta da filial e faça novamente.