Desenvolvimento
BM-1953 – Facilitador de devolução
Versão
5
Release
50
Autor
Jaciara Silva
Processo: Vendas
Nome do Processo: Entrada de devolução
Acesso
Vendas\Movimentações\Devoluções de Vendas
Motivação
No processo de entrada por devolução, muitas vezes o usuário recebe o produto incorreto, como o programa carrega automaticamente os itens devolvidos, o risco de operacionalmente dar entrada no produto incorreto é grande. Para eliminar este risco, foi criado um recurso no evento de devolução de venda, onde o usuário informará a CHAVE NF-e Referência, carregando automaticamente os dados da nota, identificando o cliente. E, no campo código de barras, o usuário irá bipar o produto para lança-lo no evento.
Geralmente, uma troca depende de autorização do SAC, ou departamento responsável, para que possa ser realizada. Caso o produto bipado não seja aquele com autorização de troca, o sistema não permitirá a efetivação do evento de devolução, obrigando o usuário a lançar o produto correto.
Atenção! Este recurso deve ser usado somente nos casos de devolução total da nota fiscal. Para devolução parcial da nota, utilize o processo convencional.
Parâmetros
Em Vendas\Movimentações, deve ter um evento configurado para entrada de devoluções dos clientes, sendo:
Na guia Acessos:
- Ligar o flag Código de Barras
- No campo Movimentação Entrada/Saída, selecione a opção Por Produto
Na guia Logística, em Reversa, ligar os flags:
- Autorização de Devolução
- Solicita Bipagem dos Produtos
Em Logística\Recebimento\Autorização de Troca e Devolução, deve ter uma autorização cadastrada para o cliente, que gerará um protocolo de devolução.
Entradas
Vamos usar como exemplo a devolução de uma nota fiscal emitida com dois itens:
Produto 217, 1 peça, tamanho único
Produto 216, 1 peça, tamanho 34
Em Vendas\Movimentações, selecione o evento configurado para dar entrada nas devoluções dos clientes. No campo Protocolo/Devolução, digite o número do protocolo gerado pelo sistema autorizando a realização da devolução.
Após o lançamento do protocolo, o sistema carregará todas as informações da nota fiscal na tela, preenchendo a coluna Nota Ref., no grid de produtos, e aguardará que o usuário inicie a leitura do código de barras dos itens devolvidos para que possa realizar a validação dos itens devolvidos.
Importante! Este recurso foi desenvolvido para não carregar os produtos no grid, justamente para que seja feita a checagem item a item da devolução.
Durante a validação serão checados os produtos e as quantidades devolvidas. O sistema não aceitará itens ou quantidades que não constem na nota de referência.
Vamos iniciar lançando um código de barras errado para o produto 216, informando o código do tamanho 36, em vez do 34, para ver como o sistema se comporta.
Ele checa o item lançado com os itens da nota referência e informa que não encontrou o item na nota.
A seguir, vamos tentar lançar uma quantidade maior que aquela enviada na nota, duas peças, do cliente. Observe que o sistema também checa a quantidade e não permite a entrada de itens a mais.
Agora, vamos tentar efetivar a devolução do cliente sem lançar o item 217 da venda. Novamente o sistema verifica que falta lançar na devolução um dos itens que foram vendidos e não permite que o evento de devolução seja efetivado.
Validações e Saídas
Após a bipagem correta de todos os itens do pedido, o sistema permitirá a efetivação do evento de devolução e a emissão da nota de entrada dos itens.