Desenvolvimento
BM-1954 – Ocorrências de embarque
Versão
5
Release
52
Autor
Jaciara Silva
Processo: Logística
Nome do Processo: Embarques
Acesso
Logística/Expedição
Motivação
Exibir todas as ocorrências de rastreio das transportadoras, com as quais a empresa trabalha, em uma única tela do Millennium, para que os usuários possam consultar.
A partir desta versão, o Millennium irá consultar as informações dos rastreios nas transportadoras. Esta consulta será atualizada a cada seis horas, nos últimos sessenta dias, para os volumes não entregues e exibirá em uma tela do Millennium.
Cada gateway de frete enviará para o Millennium as informações sobre o andamento as entregas, com o código e a descrição, que são específicos de cada gateway.
Os códigos e descrições que já são conhecidos do Millennium serão visualizados como situação da entrega e poderão, ou não, disparar ações, dependendo do workflow desenhado para a empresa. Os códigos que ainda não são conhecidos pelo sistema devem ser cadastrados pelo usuário, como veremos adiante. Um exemplo, é o gateway dos correios, que hoje é tratado somente para a situação ENTREGUE. Os usuários do sistema poderão atualizar esta informação com outros códigos, se conhecerem.
Parâmetros
Sem necessidade de parametrização.
Entradas
Consulta
Em Logística/Expedição, localize a opção Ocorrência de Embarque. No campo de filtro selecione o gateway de frete a ser consultado e mande procurar. Os campos de filtros para busca permitirão visualizar por gateway, código, descrição e situação de entrega.
Vamos usar como exemplo o gateway da Intelipost. Perceba na consulta que algumas situações de entrega estão como “Desconhecidas”. No Millennium ERP, foram cadastrados todos os códigos e descrições que constam nos layouts fornecidos pelos gateways de frete disponíveis no mercado, portanto o usuário terá que atualizar esta informação no sistema, de acordo com os gateways que prestam serviço para sua empresa. Em nosso exemplo, todos códigos já foram introduzidos no banco e aqueles que já são conhecidas a situação de entrega já está vinculada, como Despachado, Em Trânsito, Entregue, Falha na Entrega etc.
Os gateways de frete não têm códigos e descrições padronizados, portanto, a cada gateway consultado estas informações estarão diferentes, de acordo com os códigos e as descrições de cada um.
Manutenção das informações de ocorrência
No caso das situações ainda desconhecidas pelo sistema, o usuário deverá fazer a alteração para que o sistema possa disparar a tarefa definida no workflow da empresa.
Vamos fazer a manutenção da ocorrência do código 10, na figura acima, para ver o reflexo no sistema. Observe que o evento relacionado à situação de entrega é o MILLENIUM.PEDIDO_VENDA.EV_DESCONHECIDO.
Selecione a ocorrência e clique em Alterar, para abrir a tela.
A descrição enviada pelo gateway foi “HOUVE UMA OCORRÊNCIA INTERMEDIÁRIA.”, então o usuário deve informar para o Millennium em qual situação de entrega este código e descrição devem ser vinculados, sendo que Millennium reconhece as seguintes situações:
- Aguardando transportadora
- Despachado
- Em trânsito
- Entregue
- Falha na entrega
- Cancelado
- Aguardando retirada
Para demonstrar o recurso, vamos definir que a descrição enviada pelo gateway corresponda à situação: Falha na entrega. Então, vamos selecionar a opção e efetivar.
Observe que após a alteração da situação de entrega, o evento também sofre uma alteração, mudando para MILLENIUM.PEDIDO_VENDA.EV_FALHA_ENTREGA. E, o Millennium passará a executar as tarefas de acordo com o novo evento, conforme o workflow elaborado para a empresa.
Validações e Saídas
As informações de rastreio dos gateways de frete, dos últimos sessenta dias, serão visualizadas dentro do Millennium.