Desenvolvimento
BM-2012 – Peso bruto médio (Kg) no cadastro de produtos
Versão
5
Release
57
Autor
Jaciara Silva
Processo: Vendas
Nome do Processo: Movimentações
Acesso
Produtos e Serviços\Produtos
Motivação
Foi implementado no cadastro de produtos o campo Peso Bruto Médio (Kg) referente ao peso do produto mais a média do peso das embalagens usadas para acondicionar o produto a ser transportado. Na emissão da nota fiscal, o sistema lançará este valor no campo Peso Bruto e o valor do campo Peso (Kg) será lançado no campo Peso Líquido. O usuário poderá lançar o peso bruto médio no cadastro no produto ou pelas características de SKU.
Para imprimir o peso na nota fiscal, o sistema irá buscar a informação primeiro na tabela de volumes, não havendo nenhuma informação, ele irá buscar no cadastro dos produtos.
Se a empresa usa o recurso de importação de produtos por planilha de Excel, poderá preencher o peso bruto médio na própria planilha e importar para o cadastro.
Parâmetros
Para definir os pesos:
No cadastro do produto, em Produtos e Serviços\Produtos, na guia Logística, preencher os campos: Peso (Kg) e Peso Bruto Médio (Kg).
Nas características de SKU, em Produtos e Serviços, na tela de consulta, selecione o produto e, na guia Ações, selecione a opção Características por SKU. Preencha as colunas Peso (Kg) e Peso Bruto Médio (kg).
Em Logística\Configurações\Pré-faturamento de Saída, na guia Logística, ligar o flag Acessa Peso Bruto Médio (Volumes).
Entradas
Impressão do peso bruto médio informado no cadastro do produto
Vamos preencher no cadastro do produto os campos para toda a grade, e fazer uma venda para duas peças, nos tamanhos 1 e 5, por exemplo. Sendo:
Peso (Kg) = 1
Peso Bruto Médio (kg) = 1,15
Após a emissão da nota fiscal, ao visualizar o Danfe da venda, teremos a impressão da soma dos pesos dos campos para os dois produtos:
Impressão do peso bruto médio informado nas características por SKU
Vamos preencher os pesos respectivos para cada SKU do outro produto e fazer uma venda para duas peças, nos tamanhos 1 e 5, por exemplo. Sendo:
Após a emissão da nota fiscal, ao visualizar o Danfe da venda, teremos a impressão da soma dos pesos dos campos para os dois produtos:
Conferir pré-faturamento
O peso bruto médio poderá ser informado na inclusão ou na conferência do pré-faturamento e, nesse caso, o sistema irá considerar o peso lançado na tabela de volumes para imprimir na nota fiscal.
Vamos incluir e conferir um pré-faturamento para os mesmos produtos usados no exemplo acima e ver o reflexo na impressão da nota. Lembrando que, nas configurações gerais, em logística, o flag Acessa Peso Bruto Médio (Volumes), deve estar ligado.
Na tela de consulta, selecione o pré-faturamento e no link Ações, selecione a opção Informa Volumes e digite os pesos. Para mostrar a diferença, lançaremos pesos bem diferentes daqueles que constam no cadastro do produto.
Veja que, mesmo que estando os pesos informados no cadastro do produto, para o sistema imprimir na nota fiscal, prevaleceram os pesos informados na tabela de volumes.
Planilha de importação de produtos
Produtos e Serviços\Vitrine, na guia Ações, selecione a opção Importar Produtos via Planilha. A seguir, no link Carregar Dados da Planilha, selecione a planilha com as informações que serão importadas para o Millennium e clique em Importar Dados da Planilha, para finalizar.
Validações e Saídas
Impressão do peso bruto, conforme informado na tabela de volumes.