Desenvolvimento
BM-2489 – Reciprocidade Serasa
Versão
5
Release
67
Autor
Jaciara Silva
Processo: Financeiro
Nome do Processo: Integrações Equifax/Serasa/SCI
Acesso
Financeiro\A Receber\Integrações
Motivação
SERASA é um sistema de consulta de informações que alguns usuários do Millennium ERP utilizam para liberar crédito para seus clientes. O Millennium exporta informações do cadastro de contas a receber para o banco de dados da SERASA, através da geração de arquivos eletrônicos.
As informações enviadas podem ser sobre clientes com vendas bloqueadas, títulos com vencimento em aberto, devolvidos, enviados para cartório ou protestados, tipos de pagamento ou ações tomadas nas negociações dos títulos.
A geração de arquivo de remessa normal consiste na inclusão de títulos no banco de dados do SERASA. Posteriormente, as informações destes títulos devem ser atualizadas por meio de conciliações dos títulos entre a empresa e o SERASA, de acordo com os pagamentos efetuados pelos clientes.
Atenção! O sistema somente gera arquivos com informações que são exportadas para o SERASA. Este recurso de consulta de informações não é parte integrante do Millennium ERP.
Parâmetros
A empresa deverá ter um contrato de prestação de serviços com o SERASA.
Em Financeiro\A receber, ter títulos cadastrados no sistema.
Entradas
Remessa Normal
Na tela de geração de arquivos, selecione o layout de arquivo que será gerado - Relato Serasa / Remessa Normal.
Nesta tela de seleção serão filtrados os títulos a serem incluídos no arquivo de envio. Informe à periodicidade que a empresa costuma gerar o arquivo de envio.
Selecione o tipo de cliente, devem ser gerados arquivos separados para pessoas físicas e jurídicas. Se for preciso, o usuário poderá definir um cliente específico e gerar um arquivo somente para seus títulos. A seguir, selecione as filiais cujos títulos serão incluídos no arquivo. No campo Enviar Títulos, selecione uma das opções, digite a data inicial e final para busca e inclusão dos títulos no arquivo. Os títulos selecionados também poderão ser filtrados de acordo com a conta e tipo de pagamento.
Feita a seleção dos títulos que serão enviados, clique em Gerar Arquivo.
O sistema abrirá uma janela de busca para que o usuário selecione o diretório no qual será gerado o arquivo de envio. Digite um nome para identificar o arquivo, clique em Salvar.
Aguarde a mensagem informando que o arquivo foi gerado com sucesso.
Remessa Correção
A geração de arquivo de remessa correção consiste na manutenção das informações de títulos enviados para o banco de dados do SERASA. Na tela de geração de arquivos, selecione o layout de arquivo que será gerado - Relato Serasa / Remessa Correção. Nesta tela de seleção serão filtrados os títulos a serem incluídos no arquivo de envio. Informe à periodicidade que a empresa costuma gerar o arquivo de envio. No caso de remessas de correção é necessário selecionar a finalidade, que poderá a manutenção de títulos já enviados ou a exclusão de títulos que tenham sido quitados ou mesmo enviados por engano.
A seleção dos títulos para arquivo de manutenção é igual àquela feita para o arquivo normal. Clique em Gerar Arquivo e digite um nome para identificar o arquivo, clique em Salvar.
Conciliação
Ao clicar no botão Conciliar, será exibida uma janela na qual o usuário irá selecionar o arquivo recebido e que será atualizado no Millennium.
Validações e Saídas
Verificar se foi gerado um arquivo com a extensão .TXT no diretório selecionado.
No caso de remessa de correção, certifique-se que as mesmas foram realizadas junto ao SERASA.