Desenvolvimento
BM-2433_2434-Store-93– Pesquisa de satisfação por SMS – Integração Zenvia
Versão
5
Release
68
Autor
Jaciara Silva
Processo: Vendas
Nome do Processo: Pesquisa de satisfação
Acesso
Vendas\Movimentações
Motivação
Gerenciar o envio das mensagens de pesquisas de satisfação dos clientes referente à compra realizada na empresa. Através de integração com a plataforma de comunicação Zenvia, assim que a venda for efetivada, o Millennium enviará automaticamente uma mensagem SMS para o celular do cliente, solicitando que ele avalie um ou mais quesitos, avaliando seu grau de satisfação.
Para motivar o cliente a responder, a empresa poderá estipular um percentual de desconto a ser concedido em sua próxima compra. Neste caso, quando o cliente fizer sua compra, após ter respondido a pesquisa, o sistema carregará automaticamente o desconto na tela de venda.
Atenção! Para usar o recurso de pesquisa de satisfação, é necessário adquirir uma licença junto à empresa que administra o serviço de mensagens.
Parâmetros
Instalar o módulo de pesquisa de satisfação.
Criar o(s) cadastro(s) da pesquisa de satisfação.
Configurar o evento de movimentação de venda para conceder o desconto da pesquisa.
Informar para a Zenvia qual a URL para receber o retorno das mensagens:
http://127.0.0.1:6017/api/MILLENIUM!GEP_ZENVIA/WEBHOOK/CALLBACKREQUEST
Onde: 127.0.0.1 deve ser substituído pelo IP da máquina do cliente que receberá os retornos.
Usar Basic Authentication
Entradas
Instalando o módulo da pesquisa
No diretório c:\wts\modules, localize e instale o módulo millenium!gep_zenvia.minst
Cadastrando a pesquisa de satisfação
Em Vendas\Cadastro, selecione a opção Pesquisa de Satisfação. Na guia Geral, preencha com os dados da pesquisa. Em nosso exemplo, faremos uma pesquisa para saber a performance das vendas do dia dos namorados. Os clientes que comprarem no período da pesquisa receberão um SMS com alguma pergunta sobre sua experiência de compra. Ao responderem a pesquisa os clientes poderão receber um bônus, como um desconto em sua próxima compra.
A seguir na guia Gateway Envio, selecione o gateway Zenvia, digite o nome do remetente, que provavelmente será a própria empresa, e preencha os dados de conexão para envio e recebimentos das informações.
O campo Limite de Feedbacks deve ser preenchido com a quantidade de vezes que a pesquisa será reenviada ao cliente, no caso dele responder com respostas inválidas. Por exemplo, na nossa pesquisa cadastramos as opções de resposta 1, 2, 3 e 4, sendo que o limite foi definido com três tentativa. Se o cliente enviar na resposta o número 9, invalidando a pesquisa, será reenviada a mensagem novamente. Respondendo com opção inválida na segunda vez, será reenviada novamente. Se a terceira resposta também for uma opção inválida, o sistema desistirá e não enviará novamente.
Cadastrando o evento de venda
Em Utilitários\Administrador\Eventos, na guia Vendas, localize os campos de Pesquisa de Satisfação e ligue o flag Envia Pesquisa de Satisfação. A seguir, selecione a pesquisa que deverá ser enviada ao cliente, após a efetivação da venda, e ligue também o flag Baixa Cupom de Desconto Automático.
Validações e Saídas
Após a primeira compra do cliente, será enviada a pesquisa por SMS.
Assim que o cliente responder a pesquisa, será enviada uma nova mensagem informando sobre o desconto ao qual ele terá direito, por ter colaborado com a pesquisa.
Quando o cliente realizar sua próxima compra, o sistema carregará automaticamente o desconto na tela do evento de venda. Assim que o cliente for selecionado, o desconto promocional já será carregado no campo.
Se o cliente responder selecionando uma opção inválida, o sistema retornará com uma mensagem de alerta e permitirá uma nova tentativa. Esta mensagem será enviada de acordo com a configuração do campo feedbacks, do cadastro da pesquisa.
Para visualizar as mensagens enviadas e as respostas dos clientes, acesse a tela de logs, em Vendas\Cadastros\Pesquisas de satisfação.
Opções da Operação
A pesquisa de satisfação também foi disponibilizada no Store Manager. Para configurar acesse o Store Administração, na opção Equipamentos\Configurações, na guia Vendas:
- Marque o flag Enviar Pesquisa de Satisfação
- Preencha o código da pesquisa
- Marque o flag Utiliza Desconto Automaticamente
Atenção! Este recurso está disponível a partir da versão SM_78.