BM-2433_2434

Desenvolvimento         

BM-2433_2434-Store-93– Pesquisa de satisfação por SMS – Integração Zenvia

Versão                                

5

Release                                              

68

Autor                                   

Jaciara Silva

 

 

Processo: Vendas

Nome do Processo: Pesquisa de satisfação

 

Acesso

Vendas\Movimentações

 

Motivação

Gerenciar o envio das mensagens de pesquisas de satisfação dos clientes referente à compra realizada na empresa. Através de integração com a plataforma de comunicação Zenvia, assim que a venda for efetivada, o Millennium enviará automaticamente uma mensagem SMS para o celular do cliente, solicitando que ele avalie um ou mais quesitos, avaliando seu grau de satisfação.

Para motivar o cliente a responder, a empresa poderá estipular um percentual de desconto a ser concedido em sua próxima compra. Neste caso, quando o cliente fizer sua compra, após ter respondido a pesquisa, o sistema carregará automaticamente o desconto na tela de venda.

 

Atenção! Para usar o recurso de pesquisa de satisfação, é necessário adquirir uma licença junto à empresa que administra o serviço de mensagens.

 

Parâmetros

Instalar o módulo de pesquisa de satisfação.

Criar o(s) cadastro(s) da pesquisa de satisfação.

Configurar o evento de movimentação de venda para conceder o desconto da pesquisa.

Informar para a Zenvia qual a URL para receber o retorno das mensagens:

http://127.0.0.1:6017/api/MILLENIUM!GEP_ZENVIA/WEBHOOK/CALLBACKREQUEST

Onde: 127.0.0.1 deve ser substituído pelo IP da máquina do cliente que receberá os retornos.

Usar Basic Authentication

 

Entradas

Instalando o módulo da pesquisa

No diretório c:\wts\modules, localize e instale o módulo millenium!gep_zenvia.minst

 

Cadastrando a pesquisa de satisfação

Em Vendas\Cadastro, selecione a opção Pesquisa de Satisfação. Na guia Geral, preencha com os dados da pesquisa. Em nosso exemplo, faremos uma pesquisa para saber a performance das vendas do dia dos namorados. Os clientes que comprarem no período da pesquisa receberão um SMS com alguma pergunta sobre sua experiência de compra. Ao responderem a pesquisa os clientes poderão receber um bônus, como um desconto em sua próxima compra.

 

A seguir na guia Gateway Envio, selecione o gateway Zenvia, digite o nome do remetente, que provavelmente será a própria empresa, e preencha os dados de conexão para envio e recebimentos das informações.

 

O campo Limite de Feedbacks deve ser preenchido com a quantidade de vezes que a pesquisa será reenviada ao cliente, no caso dele responder com respostas inválidas. Por exemplo, na nossa pesquisa cadastramos as opções de resposta 1, 2, 3 e 4, sendo que o limite foi definido com três tentativa. Se o cliente enviar na resposta o número 9, invalidando a pesquisa, será reenviada a mensagem novamente. Respondendo com opção inválida na segunda vez, será reenviada novamente. Se a terceira resposta também for uma opção inválida, o sistema desistirá e não enviará novamente.

 

Cadastrando o evento de venda

Em Utilitários\Administrador\Eventos, na guia Vendas, localize os campos de Pesquisa de Satisfação e ligue o flag Envia Pesquisa de Satisfação. A seguir, selecione a pesquisa que deverá ser enviada ao cliente, após a efetivação da venda, e ligue também o flag Baixa Cupom de Desconto Automático.

 

Validações e Saídas

Após a primeira compra do cliente, será enviada a pesquisa por SMS.

 

Assim que o cliente responder a pesquisa, será enviada uma nova mensagem informando sobre o desconto ao qual ele terá direito, por ter colaborado com a pesquisa.

 

Quando o cliente realizar sua próxima compra, o sistema carregará automaticamente o desconto na tela do evento de venda. Assim que o cliente for selecionado, o desconto promocional já será carregado no campo.

 

Se o cliente responder selecionando uma opção inválida, o sistema retornará com uma mensagem de alerta e permitirá uma nova tentativa. Esta mensagem será enviada de acordo com a configuração do campo feedbacks, do cadastro da pesquisa.

 

Para visualizar as mensagens enviadas e as respostas dos clientes, acesse a tela de logs, em Vendas\Cadastros\Pesquisas de satisfação.

 

Opções da Operação

A pesquisa de satisfação também foi disponibilizada no Store Manager. Para configurar acesse o Store Administração, na opção Equipamentos\Configurações, na guia Vendas:

  • Marque o flag Enviar Pesquisa de Satisfação
  • Preencha o código da pesquisa
  • Marque o flag Utiliza Desconto Automaticamente

Atenção! Este recurso está disponível a partir da versão SM_78.

Copyright © 2016 Millennium Info™ - Todos os direitos reservados - Desenvolvido por TOTALLnet