Desenvolvimento
BM-2661 – Recebimento de compra - Importação Direta via XML
Versão
5
Release
70
Autor
Jaciara Silva
Processo: Compras
Nome do Processo: Movimentações/Importação Direta
Acesso
Compras\Movimentações
Motivação
Permitir que o recebimento de DI possa ser feito por meio de arquivos XML, em seu formato original e sem manipulação de dados, para que os valores sejam iguais aos valores levantados no desembaraço aduaneiro, agilizando seu registro no banco de dados.
Parâmetros
O CNPJ da filial que estiver fazendo o recebimento da importação deve ser o mesmo que consta no XML da DI.
A razão social do cadastro do fornecedor deve estar escrita exatamente igual a razão social que constar no XML da DI.
No cadastro do produto, na guia Compras, na Tabela de Fornecedores, deve constar a mesma referência que será enviada no XML da DI.
Texto para identificação do produto
Cada XML de DI contem a tag <descricaoMercadoria> que é um campo de texto livre e, portanto, cada fornecedor preencherá da forma que lhe parecer conveniente. Não há uma padronização para preenchimento deste campo.
Para facilitar o processo de recebimento dos XMLs de DI, o usuário poderá configurar o evento de recebimento de importação direta com o texto. No exemplo acima, o fornecedor USOU o texto REF.: Sem esta informação, o Millennium não poderá identificar o produto para carregar na tela do evento.
No evento de recebimento, na guia Fiscal, localize o parâmetro Texto para pesquisa na Tag <mercadoria> somente DI e digite o texto que o fornecedor envia em seu XML.
Caso o campo não seja preenchido, o sistema pedirá para que o usuário informe o texto a cada XML recebido.
Entradas
Em Compras\Movimentações, no evento de recebimento de importação direta, localize e acesse o link Importar DI. Na janela, selecione o arquivo a ser importado e mande abrir.
A seguir, o sistema pedirá para o usuário informar o texto de identificação do produto, conforme vimos acima, na parametrização do recurso. Isto porque, no evento de recebimento que estamos usando para demonstrar o recurso, não foi preenchido o campo de texto. Se o texto estivesse configurado, o sistema carregaria os produtos automaticamente.
Ao clicar em OK, imediatamente o sistema identifica e carrega os produtos da DI na tela do evento de recebimento. Veja na figura como o sistema localizou o produto KK901M, logo após o texto REF.:
Este deve ser o mesmo código que consta na tabela de fornecedores no cadastro do produto, no Millennium ERP.
E clique em OK, para lançar os produtos na tela do evento de recebimento. Perceba que os valores também foram preenchidos, portanto não será necessário fazer as separações de adições, impostos e fretes, como ocorria no processo antigo de recebimento de DI.
Carregados os produtos, basta finalizar o evento de recebimento de importação direta.
IMPORTANTE!
Para deixar claro a necessidade de informar o texto de identificação da mercadoria no XML das DIs, veja como ficaria a tela dos produtos para o XML que usamos no exemplo acima, se o texto de identificação não tivesse sido localizado pelo sistema dentro do XML, sem vínculo com o cadastro de produtos.
Para entender melhor, observe outro exemplo de XML de importação. Este outro fornecedor digitou várias informações e apenas no final identificou o produto, logo após a palavra CODIGO. Neste caso, no momento do recebimento da DI, o usuário teria que informar o texto CODIGO, para que o sistema pudesse identificar o produto.
Em nosso exemplo, o texto de identificação foi REF.:
Sendo assim, antes de receber o XML no sistema, será necessário localizar o texto que identifica o produto, para digitar na tela ou configurar no evento de recebimento.
Validações e Saídas
Ao finalizar a operação, os impostos serão distribuídos de acordo com o XML recebido.