BM-2593

Desenvolvimento         

BM-2593 – SAC – Alterar dados básicos do pedido de venda

Versão                                

5

Release                                              

70

Autor                                   

Jaciara Silva

 

 

Processo: CRM

Nome do Processo: SAC

 

 

Acesso

CRM\SAC\Chamados

 

Motivação

Nos casos de abertura de chamados para trocas a serem realizadas, nos pedidos de venda que ainda não foram entregues, foi implementado o recurso de alteração de dados básicos dos pedidos. Nestas alterações, será possível alterar produtos, quantidades e valores, porém o pedido ficará sujeito a um novo processo de aprovação.

Havendo alteração de valor aumentando o total do pedido, será gerado um novo título para paramento da diferença. Se alteração reduzir o valor total do pedido, será gerado um crédito a favor do cliente, que poderá ser usado em sua próxima compra.

 

Parâmetros

Em Vendas\Configurações\Pedidos de Venda, na guia Controle:

  • Ligar o flag Permite alterar valor unitário.
  • Desaprova pedido quando alterar: permite ao usuário selecionar quais valores alterados farão com que o pedido perca sua aprovação, obrigando uma nova aprovação por parte dos responsáveis. Podem ser selecionadas várias opções.

 

Atenção! As opções de desaprovação são fundamentais para evitar que pedidos já aprovados sejam enviados com valores ou quantidades adulteradas, que poderão causar sérios prejuízos à empresa.

 

 

Entradas

Inclusão de pedido

 

Consulta ao título de adiantamento financeiro

 

 

Inclusão de chamado

Em CRM\SAC, na tela do chamado do cliente, selecione o pedido que sofrerá alteração e acesse o link Altera Dados do Pedido. Vamos alterar a quantidade do produto, de 1 para 2 unidades. Isso irá duplicar o valor do pedido. Lembrando que acima, na parametrização geral de pedidos de venda, foi selecionada a opção Valor Total do Pedido.

 

Perceba que, após a alteração da quantidade, o sistema gerou um valor para acerto do título. Ao clicar em Salvar, será aberta uma janela, na qual o usuário deverá selecionar o tipo de pagamento para o cliente pagar a diferença gerada na alteração de seu pedido. Clique em Salvar.

 

A seguir, vamos consultar novamente o resumo do pedido de venda para visualizar os reflexos gerados a partir da alteração do feita no chamado do cliente. Observe que todas as alterações foram registradas e perceba que o pedido não está mais aprovado, exigindo que seja realizado um novo processo de aprovação do pedido de venda, para dar prosseguimento ao processo de separação e envio dos itens para o cliente. 

 

Em Financeiro\A Receber, faça uma nova consulta e veja que o sistema gerou um título com o valor da diferença a ser paga pelo cliente. No campo Obs. Ficou registrado o histórico com a origem da geração do novo título.

 

Validações e Saídas

Após a alteração dos pedidos, estes deverão estar disponíveis para novo processo de aprovação.

Geração de títulos a receber, quando a alteração aumentar o valor total do pedido, ou título a pagar, quando a alteração reduzir o valor do pedido, gerando crédito para o cliente.

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