BM-2626

Desenvolvimento         

BM-2626 – Importador de XML – Full Commerce

Versão                                

5

Release                                              

72

Autor                                   

Jaciara Silva

 

 

Processo: Logística

Nome do Processo: Recebimento de movimento

 

Motivação

Para clientes que têm as operações de e-commerce com uma empresa de Full Commerce e desejam ter essas operações de vendas replicadas em seu próprio servidor, mantendo nele os dados de estoque, impostos e histórico de clientes, foi implementado o recurso de importar o XML das notas fiscais das vendas realizadas.

A importação dos arquivos XML poderá ser feita manual ou automaticamente, dependendo da configuração feita no Millennium ERP, conforme veremos adiante.

O Full Commerce enviará para a empresa, através de e-mails, os arquivos XMLs das notas fiscais emitidas. Esses arquivos serão direcionados para um diretório específico, no qual o usuário responsável irá selecioná-los para fazer as importações manualmente ou, o sistema, quando for configurada a opção automática de importação.

 

Atenção! Este recurso não acompanha a versão do sistema. Para utilizá-lo, solicite aos nossos consultores que forneçam o módulo para instalação. Caso você não consiga fazer a instalação, entre em contato com nosso departamento comercial e solicite a visita de um consultor.

 

Acesso

Logística\Recebimento

 

Parâmetros

Em C:\wts\modules, localize e instale o módulo millenium!mnfe.minst. Aguarde a mensagem de módulo instalado com sucesso e depois acesse o Gerenciador de usuários, para liberar acesso ao link Recebimento de movimento, que foi criado em Logística\Recebimento.

Em Utilitários\Administrador:

  1. Eventos, na guia Fiscal, alterar o campo Modelo NF Padrão, deve estar selecionada a opção 01 Nota Fiscal, Modelo 1. Isso porque a NFe referente à venda já foi emitida pelo Full Commerce.
  2. Configurações Gerais, na pasta Movimento Nota Fiscal Eletrônica, preencha os campos com as informações que serão usadas pelo sistema para replicar as operações no servidor da empresa:
  • Evento – deverá ter um evento de faturamento previamente configurado para que o sistema possa gerar a movimentação.
  • Conta – essa conta será assumida na movimentação que será gerada.
  • Diretório (server) – é onde o sistema irá buscar os arquivos XML para gerar as movimentações.
  • e-Mail – é a conta de e-mail que receberá os arquivos enviados pelo Full Commerce contendo em anexo os XMLs das notas fiscais emitidas.
  • Modo Faturamento – poderá ser manual ou automático, como veremos mais adiante.
  • Condições de pagamento e as respectivas naturezas de tipo de pagamento – também será usada na geração da movimentação.

 

Entradas

Recebimento manual

Para fazer a importação manual, os arquivos já devem estar baixados da caixa de entrada de e-mails e salvos no diretório criado para este fim.

Logística\Recebimento, acesse o link Recebimento de movimento. Na tela de consulta, acesse Selecionar Arquivos. A seguir, selecione o XML no diretório, mande abrir e clique em Importar.

 

Aguarde a mensagem de arquivo importado com sucesso e faça uma busca na tela de consulta. Entre na alteração do XML importado e verifique as informações. Na guia Geral, estão os dados de filial, cliente, nota, condição de pagamento e validações da Sefaz. Na guia Itens, podem ser consultados as características dos produtos e as informações fiscais.

Verifique na coluna Obs. Validação se a nota consta como autorizada pela Sefaz e, se estiver, prossiga com o faturamento.

 

NF não autorizada

Se após a importação o XML apresentar mensagem de nota fiscal não autorizada, será necessário fazer a validação da nota junto à Sefaz.

Localize e clique no link Consulta Sefaz, a seguir tecle Enter e aguarde a mensagem de comando executado com sucesso. Volte à tela de consulta, entre na alteração da nota não autorizada e observe que o flag Autorizada Sefaz está ligado. Clique em Salvar e perceba que na coluna Obs. Validação, agora, exibe a mensagem de nota autorizada. Após a autorização da nota fiscal pela Sefaz, o usuário já poderá fazer o faturamento para replicar as informações em seu servidor.

 

Faturamento do XML importado

Mantenha selecionado o arquivo XML da nota autorizada, clique no link Faturar e, a seguir, Efetive. Nesse momento, o sistema irá replicar as informações no servidor do cliente, gerando a movimentação, com os impostos respectivos e o histórico do cliente.

Vamos voltar à tela de consulta para visualizar a movimentação gerada. Selecione o XML e clique no link Abrir Movimento. E agora temos a réplica do faturamento realizado pelo Full Commerce.

 

Atenção! Se o usuário tentar faturar o XML mais de uma vez, o sistema emitirá uma mensagem de alerta informando que o faturamento já foi realizado e bloqueará a ação.

 

Visualizar e imprimir Danfe

Em Vendas\Status NFe, faça uma busca, selecione o movimento gerado e clique em visualizar Danfe.

 

Importante! A consulta deverá ser realizada utilizando a data de emissão da nota fiscal e não a data de importação do XML para o servidor do cliente.

 

 

Recebimento automático

Assim que o módulo for instalado, o sistema cria na pasta c:wts um scheduler para receber automaticamente os arquivos XML das notas fiscais emitidas pelo Full Commerce.

O scheduler fará uma consulta na caixa de e-mail, definida nas configurações gerais do sistema, para verificar se tem arquivos XML para serem baixados e, se houver, eles serão salvos no diretório que também foi definido nas configurações gerais.

Os arquivos que estiverem no diretório serão processados, passando automaticamente por todas as etapas que vimos no recebimento manual, bastando apenas que o usuário faça a consulta na tela de Status NFe.

 

Validações e Saídas

Em Logística\Estoque\Consulta de estoque, verifique que o saldo de estoque para o produto movimentado foi atualizado.

No Menu Principal do sistema, selecione Histórico de Clientes e vamos consultar a movimentação que acabamos de importar.

 

Copyright © 2016 Millennium Info™ - Todos os direitos reservados - Desenvolvido por TOTALLnet