Desenvolvimento | BM-2902_2615_2616 – Ressuprimento automático |
Release | 76 |
Versão | 5 |
Autor | Jaciara Silva |
Processo: Logística
Nome do Processo: WMS – Transferência Automática
Acesso
Logística\WMS
Motivação
Suprir, automaticamente, o estoque de um local de picking assim que estiver zerado, ou seu nível mínimo for ultrapassado. Nesses casos, é necessário que seja realizado um 'ressuprimento', transferindo produtos de locais de armazenamento, para abastecimento dos locais de picking.
O mecanismo de geração de transferências automáticas foi alterado para possibilitar a inclusão de transferências de ressuprimento de locais de estoque, que será acionado no momento em que o local de estoque de picking alcançar seu nível mínimo.
Um comando será executado automaticamente, em período determinado, verificando o estoque dos locais definidos para picking e fará a transferência para suprir os locais que estiverem com os estoques abaixo do mínimo.
Além dos níveis de estoque, o sistema também fará a verificação dos lotes dos produtos, fazendo a transferência somente se houver quantidade disponível do mesmo lote.
Atenção! Este recurso não acompanha a versão do sistema. Para utilizá-lo, solicite aos nossos consultores que forneçam o módulo para instalação. Caso você não consiga fazer a instalação, entre em contato com nosso departamento comercial e solicite a visita de um consultor.
Parâmetros
Em C:\wts\modules, localize e instale o millenium!wms_coletor.minst. Aguarde a mensagem de módulo instalado com sucesso e depois acesse o Gerenciador de usuários, para liberar acesso ao link.
Definir os tipos de locais de picking e os tipos de locais de suprimento
Em Logística\WMS\Cadastros:
Locais de Estoque, preencher os campos:
- Quantidade mínima de armazenamento
- Quantidade máxima de armazenamento
Regras WMS, criar duas regras para o processo de ressuprimento, sendo:
- uma regra configurando os locais de origem e destino de ressuprimento
- uma regra de transferência automática, que será aciona em intervalos pré-determinados
Entradas
Definindo quantidades mínima e máxima a serem acondicionadas nos locais de estoque
O primeiro passo será definir os locais para picking e os locais que serão usados pelo sistema para transferir as quantidades que irão suprir os locais de picking. Estes locais devem ser separados pelo tipo, ou seja, um tipo será dos locais que servirão para picking e outro tipo que será usado para suprir os locais de picking.
Em logística\WMS\Cadastros\Locais de estoque:
Inicialmente vamos definir os locais de picking.
No campo Tipo de Local, vamos selecionar a opção Picking (Estoque Disponível)
Localize a área de Ressuprimento e preencha os campos. Vamos definir para nosso exemplo que a quantidade mínima para o produto armazenado neste local é de 1.200 unidades e a máxima é 1.500.
Após salvar as informações, vamos configurar os locais definidos para ressuprimento, selecionando o tipo de local Indisponível para picking (Estoque Disponível).
Atenção! Neste exemplo, não serão preenchidas as quantidades mínima e máxima para os locais de ressuprimento. Mas dependendo dos processos internos da empresa, eles poderão ser eventualmente preenchidos.
Configurando regra wms para ressuprimento
Em logística\WMS\Cadastros, no cadastro da regra, na guia Itens Regras WMS, agora também é possível selecionar o tipo de local de estoque. Desta forma, em vez de selecionar os locais específicos onde o sistema deve buscar as quantidades para transferir, o usuário informará apenas o tipo de local.
Na coluna Local de origem, selecione o tipo definido para o sistema buscar quantidade para fazer o suprimento. E na coluna Local Destino, selecione o tipo que será suprido durante a transferência de estoque. Observe que foi criada uma nova categoria chamada Tipo de Locais de Estoque, que deverá ser usada para execução deste processo.
Configurando regra wms de transferência automática
Em logística\WMS\Cadastros, vamos criar outra regra, que será acionada pelo sistema para verificar os níveis de estoque dos produtos e, se necessário, gerar a transferência para suprir as quantidades mínimas ou zeradas.
Na regra automática devemos informar o local que o sistema irá analisar para decidir se fará ou não uma transferência:
Analisar Locais de: Destino – Porque é onde estão configuradas as quantidades mínima e máxima.
Ligar o parâmetro Considerar Lotes na Análise de Locais – Necessário para que não misturar os lotes dos produtos
Condição estoque_local < estoque_minimo_local – Ou seja, faça a transferência quando o estoque for menor que o mínimo definido para este local. Para preencher o campo,
clique na lupa e selecione as variáveis.
Ligar o parâmetro Ativo – Para que a regra automática seja acionada no tempo programado, que poderá ser a cada 10 minutos, a cada hora, uma vez por dia, de acordo com os processos da empresa.
Regra Neste campo deve ser selecionada a regra que configuramos acima, onde foram definidos os locais de origem e de destino para as transferências de estoque que serão realizadas.
Feitas as configurações do sistema para que o recurso funcione, vamos fazer uma consulta no estoque de um produto qualquer, que tenha quantidade abaixo do mínimo em um local de picking.
Lembrando que acima, na configuração dos locais de estoque, nós definimos para o local de picking as quantidades 1.200 e 1.500 para o produto.
Validações e Saídas
Após o tempo definido para execução da transferência automática, ao fazer uma nova consulta no estoque do produto, verificamos que as quantidades foram alteradas, conforme a configuração. Perceba que a quantidade mínima de 1.200 peças foi atendida, porém o sistema não transferiu toda a quantidade disponível, respeitando também a quantidade máxima, de 1.500 peças, determinada para o local de picking.