BM-1443

Desenvolvimento          

BM-1443 – WMS – Warehouse Management System

Versão                                

5

Release                                              

36

Autor                                   

Edson Vidal

 

Processo: Logística

Nome do Processo: WMS

 

Acesso

Logística\WMS

 

Motivação

 

O que é WMS?

O “Warehouse Management System” – WMS - que em português é chamado de “Sistema de Gerenciamento de Armazéns” é uma ferramenta informatizada para controle de endereçamento de estoque localizado e tem um papel muito importante no “SCM – Supply Chain Management”, em português, cadeia de suprimentos. Permite o uso otimizado das dependências do armazém, com base na informação em tempo real sobre a disposição do estoque e expedição, com a localização através de diretivas inteligentes de “picking.

Dessa forma, a empresa depende muito menos de pessoas, ocupando menos mão de obra, tornando-se mais eficiente, rápida e econômica.

O sistema WMS utiliza-se muito de recursos modernos e tecnológicos, como códigos de barras, QR Codes, redes wireless e RFID (sinais de transmissão via rádio).

 

 

Como funciona no Millennium Business?

O módulo do WMS Millennium em sua primeira versão, interage nativamente e de forma transparente com os processos de movimentação de estoque no ERP Millennium. Através de regras de WMS, previamente estabelecidas, e configuradas de acordo com o ambiente de cada empresa. Estes processos internos do sistema invocam chamadas que disparam requisições de movimentações de locais de estoque. Estas requisições não alteram o saldo do estoque, somente gerando documentos de transferências de locais, ao qual permitem a alteração do posicionamento do produto no armazém.

 

O processo de recebimento de produtos, seja por compra e ou produção própria, pode ter direcionamento via regra de WMS para um local de recebimento a ser conferido.

 

Após a conferência do documento, o sistema auxilia no endereçamento do produto ao armazém. Através da regra configurada, o sistema também permite o tratamento de divergências, entre o que foi recebido e o que foi conferido fisicamente. Estas divergências caso identificadas, são direcionadas para locais cadastrados para tratamento gerencial e fiscal, conforme a política de cada empresa.

 

A figura a seguir, ilustra através de diagrama, um exemplo de um processo de recebimento coberto pelo WMS Millennium.

 

Atenção: Após o recebimento, movimentações de estoque podem ser realizadas manualmente, para controle de movimentações entre posições de estoque no armazém.

O processo de controle de movimentação do WMS pode ser realizado, tanto diretamente no ERP Millennium, como através do módulo do coletor de dados.

 

Da mesma forma que o recebimento de produtos, através de regras configuradas, os processos de expedição (venda/transferência) disparam requisições de separação de produtos ao módulo do WMS Millennium.

 

O processo de separação aplicará critério de sequenciamento de lotes, FEFO (First Expire, First Out) e FIFO (First in, First out) para empresas que possuem controle de validade em lotes e produtos.

 

A figura a seguir, ilustra através de diagrama, um exemplo de um processo de separação, coberto pelo WMS Millennium.

Saiba mais baixando o manual completo do processo.

Faça o download do Manual de instalação do coletor.

Copyright © 2016 Millennium Info™ - Todos os direitos reservados - Desenvolvido por TOTALLnet