BM-1566

Desenvolvimento          

BM-1566 – Assistente de alteração de pedido

Versão                                

5

Release                                              

37

Autor                                   

Jaciara Silva

 

Processo: Vendas

Nome do Processo: Assistente de alteração de pedidos

 

Acesso

Vendas\Pedidos de venda

 

Motivação

Realizar alterações comuns, simultaneamente, em um grupo de pedidos de venda. Este recurso evitará que o usuário acesse um a um para realizar alterações exatamente iguais em uma grande quantidade de pedidos.

Uma nova opção foi incluída na tela de consulta de pedidos de venda, no link Outras Ações: Assistente de Alteração de Pedidos. Com esta nova opção, o usuário poderá selecionar e alterar ou quitar produtos, alterar preços, selecionar tipos de pedido, período de data dos pedidos, pedidos com ou sem reserva, não entregues, não conferidos, e realizar as alterações em todos eles. O sistema irá fazer a mesma alteração em todos os pedidos de venda selecionados na operação.

 

Parâmetros

No Gerenciador de Usuários, configurar os usuários que terão acesso ao link para realizar as alterações em grupos de pedidos.

 

Entradas

Na tela de consulta de pedidos de venda, no link Outras Funções, selecione Assistente de Alteração de Pedidos. Nesta tela, o usuário poderá filtrar os pedidos por data de emissão ou entrega, tipo de pedido, pedidos com reserva ou não e por produto. Ainda na opção de produto, o usuário poderá selecionar por características do produto, por exemplo, coleção, departamento, tipo, fornecedor etc., clicando na lupa para visualizar as opções,desde que estas características estejam informadas no cadastro dos produtos.

Clique em Próximo para visualizar a lista de pedidos selecionados pelo sistema, com base nos filtros definidos pelo usuário.

Atenção! Na lista apresentada pelo sistema não serão exibidos os pedidos que tiverem pré-faturamentos com o status de CONFERIDO. Isto porque estando já conferido significa que não há nada a ser alterado e o pedido está em perfeita ordem para ser despachado.

Por outro lado, os pedidos que estiverem apenas reservados ainda estão sujeitos às alterações e, portando, serão listados, caso atendam aos requisitos da filtragem feita pelo usuário.

No caso de haver alterações nos pedidos cujos itens estejam reservados, a alteração realizada será automaticamente repassada para o respectivo pré-faturamento. Então, o produto substituído retornará para o estoque e o produto substituto passará a ser reservado.

Na coluna Seleciona, marque os pedidos que devem ser alterados. Clique em Próximo.

Na coluna Seleciona, marque os pedidos que devem ser alterados, ou desmarque aqueles nos quais as alterações não deverão ser feitas.

Clique em Próximo.

Reflexos da alteração nos pedidos selecionados

Substituir mantendo o preço

Nesta opção o sistema irá trocar o produto 00002, dos pedidos selecionados, pelo produto 12345 e não mudará o preço. Clique em Próximo, para finalizar e aguarde a mensagem de operação realizada com sucesso.

Substituir ajustando o preço

Nesta operação vamos voltar o produto 00002 aos pedidos porém, o preço que era diferente em cada pedido, será ajustado em todos para R$ 70,00. Caso o usuário tente efetivar a operação sem informar o novo preço, o sistema não permitirá e emitirá uma mensagem de alerta, solicitando o novo preço.

Alterar preço

Esta opção irá alterar somente o preço do produto nos pedidos selecionados.

 

Quitar

Esta opção oferece os mesmos recursos disponíveis na tela de consulta de pedidos de venda, no link Ações\Quitar. Lembrando que as opções do campo Obs.Cancelamento devem estar previamente cadastradas no sistema, em Vendas\Cadastros. Já o campo Obs. poderá ser preenchido com um texto livre, à escolha do usuário.

O sistema não permitirá quitar itens dos pedidos com pré-faturamentos já conferidos vinculados a ele. Caso o usuário tente quitar o pedido com item que tenha pré-faturamento, o sistema não permitirá e emitirá uma mensagem de alerta.

 

 

Validações

As alterações devem ser feitas  somente nos pedidos selecionados pelo usuário na tela da lista de pedidos.

Os produtos pré-faturados que forem substituídos devem ter suas quantidades retornadas ao estoque e os produtos que os substituírem deverão ser reservados.

O sistema deverá listar somente pedidos do tipo selecionado pelo usuário. Não havendo um tipo selecionado, o sistema deverá listar todos que atenderem os requisitos da filtragem.

 

Saídas

Alteração efetivada nos pedidos selecionados.

 

Copyright © 2016 Millennium Info™ - Todos os direitos reservados - Desenvolvido por TOTALLnet