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Desenvolvimento         

BM-2258 – Imagens anexas dos pedidos de venda no Gerador de Relatórios

Versão                                

5

Release                                              

62

Autor                                   

Jaciara Silva

 

 

Processo: Gerador de relatórios

Nome do Processo:

 

Acesso

Inteligência de Negócios\Central de Informações

 

Motivação

Imprimir nos relatórios uma ou mais imagens que estejam anexadas aos pedidos de venda cadastrados no sistema. As imagens podem ter as extensões:

  • Png
  • Jpg
  • Jpeg
  • gif

 

Parâmetros

Em Vendas\Pedidos de Venda, na guia Anexos, ter as imagens selecionadas.

Em Inteligência de Negócios\Central de Informações, ter um relatório criado usando os atributos implementados para carregar as imagens.

 

Entradas

Carregando imagens no pedido de venda

No pedido de venda, durante a inclusão ou alteração do pedido, na guia Anexos, clique no ícone para selecionar as imagens e anexar ao pedido de venda. Após efetivar o pedido, já é possível imprimir o relatório com as imagens. Para visualizar as imagens anexadas no pedido, basta selecioná-la e clicar no botão.

 

Configurando o relatório para carregar imagens

 

No Gerador de Relatórios localize a perspectiva de pedidos de venda e os atributos de imagens, em:

 

Pedido de Venda\Pedidovenda\Ged Imagens

 

Arraste os atributos para o documento e salve.

 

 

Layout modelo

 

Validações e Saídas

Observe a impressão do relatório modelo que criamos logo acima.

Desenvolvimento        

BM-2277 – Cobrebem – Banco CECRED – VIACRED AUTOVALE

Versão                                

5

Release                                         

62

Autor                                   

Jaciara Silva

 

Processo: Financeiro

Nome do Processo: Cobrebem

 

Acesso

Financeiro\A Receber\Integrações

 

Motivação

Disponibilizada nova carteira para o banco 085 – Cecred – Viacred Autovale, conforme layout enviado pelo cliente.

 

Parâmetros

Cadastrar a carteira em Financeiro\A Receber\Carteiras.

Atenção! Somente a carteira simples está homologada no Millennium ERP.

 

Entradas

Gerar licença para envio e recebimento dos arquivos.

Impressão dos boletos bancários.

 

Validações e Saídas

Arquivos gerados para envio.

Recebimento dos arquivos enviados pelo banco.

Desenvolvimento         

BM-2321 – Somar empenho no relatório 106 - Necessidade de matéria-prima

Versão                                

5

Release                                              

62

Autor                                   

Jaciara Silva

 

 

Processo: Produção

Nome do Processo: Relatório 106 – Necessidade de matéria-prima

  

Acesso

Produção\Relatórios\Necessidade

 

Motivação

Somar a quantidade empenhada de matéria-prima ou produto acabado (quando aplicado na produção) no cálculo da necessidade real de material a ser comprado.

Originalmente, este relatório não soma a quantidade reservada e, quando o parâmetro Somar Empenho é acionado, a impressão do relatório mostra um resultado diferenciado porque é considerado o material que está empenhado e ainda não foi baixado do estoque para ser utilizado na ordem de produção.

 

Parâmetros

Produção\Relatórios\Necessidade, selecione o Relatório 106 – Necessidade de Materiais:

No campo Origem da Compilação, deverá ser:

  • Pré-fases
  • Ordens de produção em andamento
  • Ordens de produção em andamento + pré-fases

Na guia Opções para Compilação, localize e ligue o flag Soma Empenho

 

Entradas

Vamos usar como exemplo uma matéria-prima qualquer, cujo estoque é de 1.000 peças. Para produzir um determinado produto são necessários 10 m do material. Ao incluir uma ordem de produção para 10 peças deste produto, faremos uma reserva de 100 m e ficarão 900 m disponíveis em estoque. A seguir, será feita a inclusão de mais uma ordem de produção, para 150 peças, porém não será feita a reserva dos materiais.

Na impressão do relatório 106 - de necessidade - teremos o seguinte resultado:

 

 

Na coluna de necessidade bruta temos um total de 1600 m de material e na coluna de estoque temos 900 m. Portanto a necessidade real de material é de 700 m.

Agora vamos emitir o mesmo relatório, porém vamos ligar o flag Somar Empenho, que foi implementado nas opções de compilação dos resultados.

 

 

Perceba que na coluna estoque foi somada a quantidade de material que está reservada, sendo 900 m mais 100 m reservados. Portanto, a necessidade real de material para produzir as 160 peças do produto, agora passou para 600 metros, porque foram considerados os 100 m que estavam reservados.

 

Atenção! O flag Somar reserva, somente será exibido na tela quando o campo Origem da Compilação estiver preenchido com uma das opções:

  • Ordens de produção em andamento
  • Pré-Fases
  • Ordens de produção em andamento + pré-fases

 

Validações e Saídas

Na impressão do relatório 106, o sistema irá considerar a quantidade reservada de materiais, para calcular a necessidade real de matéria-prima.

O relatório de necessidade de materiais depende muito da forma como é configurado. Por exemplo, a empresa pode fazer o empenho de matérias-primas sem quantidade em estoque, que ficará negativo. Neste caso, a necessidade real será diferente porque terá que cobrir a quantidade negativa do item.

Vamos usar como exemplo uma matéria-prima cujo estoque está zerado e foi empenha na inclusão da pré-fase. Na configuração do relatório não somaremos o empenho feito. Observe na coluna estoque a quantidade de 100 peças negativas.

Como foi feita a inclusão de uma pré-fase empenhando 100 peças e depois outra para 150 peças, que não foram empenhadas, veja que na coluna de necessidade real está mostrando a quantidade de 1.700. Este resultado é porque o relatório considera a necessidade de 1.600, que serão usados nas pré-fases cadastradas, mais 100 para cobrir a quantidade que estava negativa.

 

 

Somando o empenho

Se imprimirmos o mesmo relatório com as mesmas configurações, porém somando o material empenhado, o sistema exibirá a necessidade real de 1.600. Neste caso, foi somado o empenho de 100 com o estoque negativo de 100, resultando zero, e este saldo somado à necessidade bruta, igual a 1.600.

 

Desenvolvimento

BM-2274 – Assistente de preenchimento de lote

Versão                                

5

Release                                              

62

Autor                                   

Jaciara Silva

 

 

Processo: Compras

Nome do Processo: Recebimento de compras

 

Acesso

Compras\Movimentações

 

Motivação

Agilizar o lançamento dos lotes e detalhes dos lotes para os produtos das movimentações. Nos itens que têm grades com muitas cores, tamanhos, datas de validade diferentes para cada item da movimentação, o lançamento dos lotes pode deixar a inclusão das movimentações muito lenta. Ao utilizar o assistente de preenchimento, o usuário pode lançar todos os lotes e seus detalhes uma única vez e o sistema gravará as informações em cada SKU.

 

Parâmetros

Em Produtos e Serviços\Produtos, na guia Logística, no campo Permite Lotes no Estoque, selecione a opção Controle por Lotes.

Em Utilitários\Administrador\Eventos, na guia Logística, ligar os flags:

  • Lote
  • Detalhes do lote (Apenas quando for o caso)
  • Assistente de preenchimento de lote (Este somente será visualizado se o flag Lote estiver ligado)

 

Entradas

Para lançar uma camisa nas cores amarelo e azul, com estampa única e nos tamanhos 1 a 5, por exemplo, o usuário teria que lançar o lote dez vezes no grid de produtos, uma para cada tamanho e cor da camisa. Ao utilizar o assistente de preenchimento de lotes, a digitação é feita apenas uma vez e o sistema distribui os lotes para cada cor e tamanho.

Na tela do evento de movimentação, no grid de produtos, preencha o tipo e o código. Ao lançar o código, o sistema abrirá automaticamente a tela do assistente de preenchimento.

Perceba que o campo Lote já vem preenchido. Esta numeração obedece a sequência de lançamentos feitos anteriormente, mesmo em outras movimentações. Porém, ele poderá ser alterado, se for necessário.

Selecione a cor, estampa e tamanho. Os campos de local de estoque e data de validade não são obrigatórios, mas, se estas informações forem necessárias para os detalhes do lote, podem ser preenchidas também nesta tela de assistente e serão salvas na efetivação.

Atenção! A seleção da cor, estampa e tamanho do produto deverá ser feita manualmente.

 

Após selecionar o primeiro SKU, digite a quantidade e tecle Enter para passar à linha seguinte. Lembre-se sempre de verificar se você alterou as informações de cor, estampa, tamanho e demais detalhes para o lote seguinte.

 

Após preencher todos os lotes para os produtos movimentados, efetive para lançar as informações no grid de produtos.

 

Validações e Saídas

Em Logística\Estoque, vamos consultar o produto usado como exemplo (2274) e selecionar o tamanho 5 da cor azul. Observe que o lote 1/10 foi lançado corretamente para as 15 peças do evento de recebimento, efetivado acima. Cada tamanho e cada cor foi lançado no estoque com seu lote respectivo.

Desenvolvimento          

BM-2273 – Bloqueio de alteração de preço no pedido de venda

Versão                                

5

Release                                              

62

Autor                                   

Jaciara Silva

 

 

Processo: Vendas

Nome do Processo: Pedidos de venda

 

Acesso

Vendas\Pedidos de venda

 

Motivação

Impedir a manipulação dos preços, nos pedidos de venda, por usuários não autorizados. O sistema bloqueará a alteração dos preços dos produtos na tela de inclusão e alteração dos pedidos de venda.

O bloqueio será parametrizado no cadastro de tipo de pedido de venda e, ao selecionar o tipo de pedido, o bloqueio será automático.

O bloqueio ocorrerá para todos os produtos laçados no pedido de venda que forem do tipo configurado. Se houver produtos para os quais a empresa deseje liberar a manipulação dos preços no pedido de venda, será necessário parametrizar o tipo de pedido com as exceções, que serão definidas pelo tipo do produto.

 

Parâmetros

Em Produtos e Serviços:

  • Cadastros, incluir os tipos de produtos
  • Produtos, na guia Geral, preencher o campo Tipo para cada produto (ou somente para os produtos tratados como exceção).

Em Vendas:

  • Cadastros\Tipos de Pedidos, na guia Geral:
  • Ligar o flag Não Permite Alterar Preço
  • Preencher o campo Tipos de Produtos Permitidos, se houver exceções para o bloqueio da alteração de preços de alguns produtos.
  • Formação de preço:
  • Ter tabela de preços cadastrada
  • Ter preços de produtos cadastrados nas tabelas

 

Entradas

Inclusão do pedido com bloqueio de alteração de preços

Para mostrar o funcionamento do bloqueio, vamos cadastrar três produtos sendo dois do tipo A e um do tipo B. O produto do tipo B poderá ter seu preço alterado pelo usuário. Então, no tipo de pedido de venda que iremos usar, teremos que selecionar o tipo de produtos permitidos com o tipo B.

 

 

Na tela de inclusão de pedidos de venda, selecione o tipo de pedido configurado para bloquear a alteração de preços. Preencha os demais campos do cabeçalho do pedido.

Selecione a tabela de preços de venda, para que o sistema preencha automaticamente os preços no grid de produtos.

A seguir, vamos lançar os três produtos na tela do pedido. Perceba nas figuras abaixo que o item 1 está com o campo de preço desabilitado, impedindo que o usuário digite outro valor para ele na tela.

 

 

Agora, observe o produto 3 e veja que o campo do preço está habilitado e o usuário poderá digitar outro preço.

 

 

Validações e Saídas

O bloqueio na alteração dos preços deverá ocorrer tanto na tela de inclusão do pedido quanto na tela de alteração. Caso, o usuário tente altera os preços na alteração, o campo não estará habilitado para manutenção.

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