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Desenvolvimento

BM-1820 – Permite número de lote em branco


Versão

5


Release

48


Autor

Jaciara Silva

 

Processo: Produtos e Serviços

Nome do Processo: Produtos

 

Acesso

Produtos e Serviços\Produtos

 

Motivação

Permitir que o campo lote fique em branco quando o sistema estiver configurado para processar os produtos através de lotes. Desta forma, o usuário poderá trabalhar das duas formas simultaneamente. Por exemplo, se o usuário quiser identificar um produto defeituoso determinando um lote para ele, não será necessário fazer um novo cadastro para este produto. Assim poderá movimentar o item com e sem defeito usando o mesmo código, diferenciando-os pelo lote.

 

Parâmetros

No cadastro do produto, na guia Logística, no campo Permite lotes no estoque selecione a opção Controle por lotes. A seguir, ligue o flag Permite número de lote em branco.


Entradas

Quando o sistema está configurado para trabalhar com lotes de produtos, ao tentar pré-faturar um pedido de venda de produto que controla lote, o sistema emite uma mensagem de alerta e não permite a efetivação.

Após ligar o flag Permite número de lote em branco, o sistema efetivará a inclusão do pré-faturamento livremente, emitindo a mensagem de comando executado com sucesso.

 

Validações e Saídas

No faturamento do pedido de venda, o usuário poderá inserir a informação do lote que identifica a peça defeituosa. E preenchendo as informações dos detalhes do lote para que seja, impressas na Nfe.


Este recurso também foi implementado no Inventário de Produtos, para que o usuário possa inventariar peças com defeitos.

Desenvolvimento

BMMANU-14499 – Ajuste na tela de Histórico de Produtos – Ean (12 dig)


Versão

5


Release

48


Autor Jaciara Silva

 

Processo: Cadastro de Produtos

Nome do Processo: Histórico de Produtos

 

Acesso

Menu Principal\Histórico de Produtos

 

Motivação

Permitir que a consulta ao cadastro de produtos possa ser feita utilizando o código de barras com o dígito verificador. Para isso, foi incluído na tela de filtragem o campo Ean (12 dig) para consultar o código de barras exatamente como foi digitado no cadastro do produto.

Atenção! Não será feita validação do dígito verificador nesta tela.


Parâmetros

Sem necessidade de parametrização.


Entradas

No menu principal do sistema, na opção Todos, localize o link Histórico de Produtos e digite o código de barras no campo, incluindo o dígito verificador. Clique no botão Executar para visualizar as informações do produto.


Validações e Saídas

O sistema preenche a tela com as informações do cadastro do produto. Perceba que o dígito verificador do código de barras não permanece exibido na tela.

Desenvolvimento

BM-1860 – Análise para Devolução


Versão

5


Release

48


Autor Jaciara Silva

 

Processo: Vendas

Nome do Processo: Análise para Devolução

 

Acesso

Compras\Análise para Devolução

 

Motivação

Este novo recurso permitirá que o usuário separe os itens devolvidos por seus clientes para analisar se lançará o item no estoque da empresa ou se terá que remetê-los ao seu fornecedor.
Durante a análise dos itens devolvidos, a empresa decidirá se o item poderá ser vendido para outros clientes ou se deverá ser consertado ou reposto por seu fornecedor.
O sistema manterá os itens devolvidos em uma filial específica para este fim e após a análise moverá os itens para o estoque da empresa ou incluirá no evento de devolução para o fornecedor, quando for o caso.


Parâmetros

Será necessário cadastrar, ou definir uma das filias existentes da empresa, como sendo uma filial para análise, na qual o sistema lançará os itens devolvidos pelos clientes.
Administrador\Eventos, configurar dois eventos para devoluções. Um deles para dar entrada na devolução do cliente e outro para fazer a devolução ao fornecedor.
Além das configurações necessárias nos eventos de devoluções, o usuário deverá incluir no evento os parâmetros abaixo, que foram criados para que este recurso possa funcionar:
Devolução de venda (do cliente), sendo na guia Logística:
Ligar o flag Usar Filial de Estoque e preencher o campo Filial Estoque
Ligar o flag Colocar Produtos em Análise e preencher o campo Filial para Análise
Devolução de compra (para fornecedor), sendo na guia Logística:
Ligar o flag Utiliza Análise Devolução

 

Entradas

Inclusão da devolução do cliente

Em Vendas\Movimentações, selecione o evento configurado acima e faça o lançamento do item devolvido pelo cliente.
Vamos supor que o cliente comprou quatro peças de um produto e, por alguma razão, devolveu as quatro peças. Dê entrada na devolução dos itens e finalize a movimentação normalmente.


Após efetivar a devolução do cliente, faça uma consulta no Histórico de Produtos e veja o reflexo das configurações feitas no evento de devolução.
Selecione a guia Por Filial e veja que o sistema lançou as quatro peças devolvidas na filial que foi selecionada para ser a filial de análise, na configuração do evento de devolução do cliente. As peças permanecerão nesta filial até que o usuário execute a análise dos itens devolvidos pelo cliente.


Análise para devolução
Neste momento, o usuário definirá se as peças retornarão para o estoque da empresa ou se serão devolvidas para o fornecedor.
Em Compras, selecione a opção Análise para Devolução. Preencha os campos de filtros para buscar as devoluções a serem analisadas. Pelo número do romaneio, localize a devolução que irá analisar e clique no link Avaliar Produto.


Nesta tela preencha a quantidade de itens que retornarão para o estoque e a quantidade que devolverá para o fornecedor.
A somatória dos dois campos deverá ser igual à quantidade devolvida pelo cliente. Caso contrário, o sistema não permitirá a efetivação do processo, emitindo uma mensagem de alerta para que o usuário corrija os lançamentos.

 

 
Corrija os lançamentos e efetive.
Faça uma nova consulta no Histórico de Produtos e veja o reflexo no Millennium. Veja que foram lançadas duas peças no estoque da empresa e duas permanecem na filial de análise, pois será desta filial que o sistema irá baixar as peças devolvidas para o fornecedor.


Volte a tela de busca das devoluções a serem analisadas e faça uma nova busca. Veja que a devolução que foi analisada não será mais exibida.

 


Devolução para o fornecedor
Em Compras\Movimentações, selecione o evento configurado para devolver ao fornecedor as peças analisadas.

Atenção! Neste evento é muito importante que o usuário selecione a filial correta para que o sistema faça a baixa dos itens a serem devolvidos, pois não há uma validação para garantir se a baixa está sendo feita da filial de análise ou da filial de estoque.

Recomendamos que o usuário configure um evento específico para este procedimento e selecione a filial de análise como padrão. Desta forma, não haverá como o sistema baixar do estoque errado.

Após preencher os campos do cabeçalho do evento, no grid, clique no botão Produtos para visualizar o menu e selecione a opção Assistente de Preenchimento (Análise de Devolução).


O sistema exibirá uma janela com os itens para que o usuário selecione. Marque as devoluções a serem feitas e execute.


Os itens serão lançados no grid de produtos e a movimentação poderá ser finalizada.

 

 

Uma nova consulta no Histórico do produto, mostrará que a quantidade da filial de análise agora está zerada.

 

 
Validações e Saídas

Confirmação de Entrega
Para finalizar o processo de análise de devolução, o usuário tem a opção de registrar a entrega da devolução, informando a data e o nome de quem recebeu.
Em Compras ou Venda, na consulta das movimentações, localize o link Ações e escolha a opção Confirmação de Entrega. Caso esta opção não esteja disponível no menu, entre no Gerenciador de Usuários para liberá-la.


Preencha as informações e efetive. Retorne a tela de consulta e veja que o nome da pessoa foi vinculado à movimentação.

Desenvolvimento

BM-1853 – Margem de contribuição - Lucro


Versão

5


Release

48


Autor Jaciara Silva

 

Processo: Vendas

Nome do Processo: Pedido de Venda – Catálogo de Produtos

 

Acesso

Vendas\Pedidos de Venda

 

Motivação

Permitir que o usuário identifique sua margem de lucro utilizando cores na tela de inclusão de pedidos de venda.
Fazendo o cálculo entre o preço de custo e o preço de venda da tabela de preço selecionada na tela, o produto será destacado na cor definida para a margem resultante.
O cálculo feito para definir a margem de custo com base nas cores é:

Preço de venda da tabela selecionada menos o preço de custo do produto, dividido pelo preço de venda

Então, para o nosso produto usado como exemplo teremos:

125,00 – 100 = 25,00 / 100 = 25% → de margem e este percentual será usado para determinar a cor da fonte com a qual o produto será exibido na tela do catálogo.


Parâmetros

Em Vendas:
Configurações Gerais, na guia Acessos, ligue os flags:
   Acessa Catálogo de Produtos
   Exibe Faixa de Margem de Lucro
   A seguir, preencha a Tabela de Margem de Lucro

Formação de Preços:
   Ter tabelas de preços de venda cadastradas
   Ter preços cadastrados nas tabelas de venda para os produtos

Em Utilitários\Configurações Gerais\Comercial, na pasta Gerais, guia Controles, preencha o campo Tabela de custo padrão, selecionando a tabela de custo que deverá ser usada como referência para o cálculo da margem de lucro.


Entradas

Vamos tomar como exemplo um qualquer com as seguintes informações:

Preço de custo Preço de venda atacado Preço de venda varejo
R$ 100,00 R$ 125,00 R$ 150,00


Preenchimento da tabela de Margem de Lucro

Em Vendas\Configurações Gerais, selecione a opção Pedidos e na guia Acessos, depois de ligar os flags Acessa Catálogo de Produtos e Exibe Faixa de Margem de Lucro, será habilitada a Tabela de Margem de Lucro.
Para preencher a tabela, o usuário deverá ter em mãos os percentuais que a empresa aplicará, para poder configurar as informações, como no exemplo abaixo.

Visualização da margem de lucro:
até 10% cor verde
entre 20 e 10 cor rosa
entre 25 e 20 cor laranja
entre 50 e 25 cor azul claro


Inclusão de pedido de venda por catálogo
Vamos selecionar a tabela de preços de venda atacado e ver o comportamento do sistema. Vamos alterar o preço do produto para R$ 109,00 e, de acordo com a configuração da tabela de margem de lucro, este preço está abaixo de 10%, e deve ser exibida na tela com a cor verde.


109,00 – 100 = 9,00 / 100 → 9% → cor verde

 

Agora, vamos alterar o preço do produto na tabela de venda atacado para R$ 149,00 e ver novamente o comportamento do sistema. Veja que a cor do produto foi alterada para azul claro, conforme configuração da tabela.


Clique no botão Incluir no Pedido, para lançar o produto do catálogo na tela do pedido de venda.

 

Validações e Saídas

Outra implementação realizada na tela de catálogo de produtos é para exibição da descrição dos tamanhos dos produtos selecionados no grid.

Desenvolvimento

BM-1881 – Relatório 70 - Grade para Inventário


Versão

5


Release

48


Autor

Jaciara Silva

 

Processo: Logística

Nome do Processo: Inventário

 

Acesso

Logística\Estoque\Relatórios\Inventário

 

Motivação

Inserido o campo de cor inativa na tela de filtragem do relatório 70 - Grade para inventário, permitindo que o usuário possa imprimir somente produtos com cores inativas para contagem.


Parâmetros

Sem necessidade de parametrização.


Entradas

Ao selecionar o relatório 70 para impressão, localize o filtro de Cores. Por padrão, este filtro estará sempre preenchido com a cor cinza. Isto quer dizer que não nenhum tipo de filtragem definido para a impressão das cores do produto. Assim como está, o sistema imprimirá todas as cores do produto no relatório.


Para definir uma filtragem por cores, por exemplo, imprimir somente as cores que estiverem constando como inativas no cadastro dos produtos, dê um clique no campo para ligar a opção Ativo.

 


Em seguida, clique novamente no campo para inverter a opção. Acima, com a opção Ativa ligada, o sistema incluirá no relatório somente as cores ativas do produto. Ao desligar a opção, o sistema imprimirá somente as cores inativas.

 

 
Validações e Saídas

Impressão do relatório somente com as cores inativas do cadastro do produto.

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