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Desenvolvimento         

BM-1977 – Bipagem de produtos da nota referência de devolução

Versão                                

5

Release                                              

51

Autor                                   

Jaciara Silva

 

Processo: Vendas

Nome do Processo: Entrada de devolução

 

Acesso

Vendas\Movimentações\Devoluções de Vendas

 

Motivação

No processo de entrada por devolução, muitas vezes o usuário recebe o produto incorreto, como o programa carrega automaticamente os itens devolvidos, o risco de operacionalmente dar entrada no produto incorreto é grande. Para eliminar este risco, foi criado um recurso no evento de devolução de venda, onde o usuário informará o usuário e a CHAVE NF-e Referência, carregando automaticamente os dados da nota. E, no campo código de barras, o deverá bipar o código de barras do produto para lança-lo no grid.

O sitema fará a validação dos itens lançados na devolução para não permitir que seja dada entrada de itens que não constem na nota referência. Serão validados o código, cor, tamanho, estampa, lote, quantidade e também se o item informado já foi devolvido em outra nota fiscal.

Atenção! Este recurso deve ser usado somente nos casos de devolução total da nota fiscal. Para devolução parcial da nota, utilize o processo convencional.

 

Parâmetros

Em Utilitários\Administrador\Eventos, na guia Acessos:

  • Ligar os flags Código de Barras e Solicita Bipagem de Produtos Nota Ref
  • No campo Movimentação Entrada/Saida, selecione a opção Por produto

 

Entradas

Em Movimentações\Vendas, selecione o evento de recebimento de devolução de vendas. Preencha o campo cliente e, no grid de produtos, na coluna Nota Ref. localize e selecione a nota que contem os produtos que estão sendo devolvidos pelo cliente. A seguir, inicie a leitura dos códigos de barras dos produtos.

Após lançar todos os itens da nota, preencha os demais campos e efetive.

 

Validações e Saídas

Ao ler um código de barras de um produto que não esteja na nota referência, o sistema identifica a divergência e emite uma mensagem de alerta.

Ao lançar na devolução quantidade maior que a faturada na nota, também será validado e emitida mensagem de alerta.

Se o usuário tentar efetivar a movimentação sem lançar todos os itens da nota referência, o sistema emitirá uma mensagem de alerta informando que o item está com quantidade zero na movimentação.

Estas são algumas das validações feitas pelo recurso. Dependendo dos lançamentos feitos pelo usuário, o sistema poderá emitir outras mensagens.

Desenvolvimento         

BM-1976 – Ajuste no processo de inclusão de embarque com coletor de dados

Versão                                

5

Release                                              

51

Autor                                   

Jaciara Silva

 

Processo: Logística

Nome do Processo: Inclusão de embarque com coletor de dados

 

Acesso

Em Logística\Expedição\Embarques

 

Motivação

Criar um controle sobre os volumes incluídos nos embarques para que o usuário possa saber se fez a leitura de todos os volumes ou se deixou e ler algum deles. Foi implementado um contador que irá vincular todos os volumes de um embarque, no momento da emissão das etiquetas de Sigep.

E, durante a inclusão dos embarques, o sistema informará ao usuário quando um volume for conferido mais de uma vez e alertará quando faltar algum volume no embarque.

O usuário somente poderá finalizar a operação quando todos os volumes estiverem incluídos de acordo com o controle numérico gerado.

 

Parâmetros

No tipo de frete, preencher o campo Regras de geração de número de objeto. Para criar a regra, poderão ser usadas as variáveis abaixo. Vamos usar a regra a seguir como exemplo para demonstrar o recurso.

No evento de faturamento, na guia Logística, localize a opção de integração com Sigep e ligue o flag  Emitir Etiqueta.

Em Logística\Expedição\Embarques, faça o cadastro dos embarques, preenchendo somente os campos do cabeçalho do embarque e sem incluir os itens.

 

Entradas

Vamos usar como exemplo um faturamento para o qual foram incluídos três volumes e impressas três etiquetas do Sigep. Observe nas etiquetas abaixo que foi impresso um controle de numeração em cada etiqueta: 1/3, 2/3 e 3/3.

 

Na inclusão pelo coletor será feita uma validação sobre a quantidade de volumes, para que o usuário saiba se já bipou todos os volumes do embarque ou se está bipando o mesmo volume mais de uma vez.

 

Validações e Saídas

Na tela do coletor, selecione a opção Incluir Embarque e selecione o embarque no qual os volumes serão incluídos.

Feita a leitura do número do volume impresso na etiqueta, o sistema registra na tela a quantidade de volumes lidos.

Ao fazer a leitura da primeira etiqueta, o sistema inicia a contagem. Vamos ler o primeiro volume e ver o reflexo na tela do coletor. Lembrando que no campo pode ser lançado tanto o número do volume quanto a chave da NFe.

 

Se tentarmos ler novamente a mesma etiqueta Sigep, será emitida uma mensagem de alerta para o usuário. Clique em OK para fechar a mensagem e voltar a inclusão.

E se o usuário tentar finalizar a inclusão sem ler todas as etiquetas, também será emitida uma mensagem alertando sobre a falta de volumes.

 

Enquanto o usuário não laçar corretamente todos os volumes do embarque, o sistema não permitirá que ele finalize a operação.

Desta forma, o rastreio de um objeto fica mais fácil, porque permite identificar os volumes contidos em cada embarque.

Desenvolvimento         

BM-1979 – SAC – Controle de criticidade

Versão                                

5

Release                                              

51

Autor                                   

Jaciara Silva

 

Processo: CRM

Nome do Processo: SAC – Controle de criticidade

 

Acesso

CRM\SAC

 

Motivação

Este controle foi desenvolvido para casos de chamados cadastrados que, inicialmente, não representavam um problema grave e, portanto, não eram considerados críticos pela empresa. Porém, ao não ser resolvido, fez com que ele se tornasse crítico. Então, torna-se necessário registrar esta mudança no histórico do chamado do cliente.

Foi implementado no sistema um cadastro de motivos críticos para identificar o chamado quando houver este tipo de situação e a consequente alteração do chamado.

 

Parâmetros

Em CRM\SAC\Cadastros, selecione a opção Motivos Criticidade e inclua os motivos a serem relacionados nos chamados.

 

Entradas

Em CRM\SAC\Chamados, faça uma busca e selecione o chamado a ser alterado. Localize o link Ações e selecione a opção Alterar Dados Básicos.

Ao ligar o flag Crítico, o sistema habilitará o campo Motivo Criticidade, que deverá ser preenchido com a opção que justifica a mudança de condição do chamado do cliente.

 

Nesta nova tela, o usuário poderá alterar somente algumas informações do chamado em aberto:

Cliente foi contatado

Motivo

Sub-Motivo

Crítico

Motivo Criticidade

 

Validações e Saídas

Ao consultar novamente o chamado, perceba que o campo Crítico está marcado.

 

Entre na alteração do chamado e na guia Histórico visualize a data, o horário e o motivo que tornou o chamado crítico.

Desenvolvimento         

BMMANU-15724 – Importação de pedidos da Magento – Truncar transportadora

Versão                                

5

Release                                              

51

Autor                                   

Jaciara Silva

 

Processo: Vendas

Nome do Processo: Integração de Pedidos de Vendas

 

Motivação

Realizado ajuste na importação de pedidos de venda que não estavam sendo integrados ao Millennium porque não era possível localizar a transportadora.

A alteração irá impactar no comportamento das integrações dos clientes que utilizem o mapeamento de tipos de frete na vitrine e, em consequência, a inclusão dos pedidos de vendas no sistema.

 

Alterações realizadas:

  1. Alterado tamanho do campo "Tipo Frete Externo" da tabela de mapeamento de fretes da vitrine de 100 para 250.
  2. Alterado tamanho do campo "NOME_TRANSPORTADORA" da API millenium_eco.pedido_venda.inclui de 100 para 250.
  3. Para casos onde o cliente que consome a API millenium_eco.pedido_venda.inclui utilizando o mapeamento de tipos de fretes pela vitrine deve-se revisar se a informação enviada ao campo "NOME_TRANSPORTADORA" da API millenium_eco.pedido_venda.inclui corresponde ao mapeamento.

 

 

Desenvolvimento         

BM-1978 – Ajuste na forma de inclusão de volumes no pré-faturamento

Versão                                

5

Release                                              

51

Autor                                   

Jaciara Silva

 

Processo: Logística

Nome do Processo: Pré-Faturamento de saída

 

Acesso

Logística\Expedição\Expedição de pré-faturamento de saída

 

Motivação

Alterar a forma de incluir volumes no faturamento. A partir desta versão, o usuário poderá informar a quantidade de volumes e o sistema dividirá o peso do pedido pela quantidade de volumes informada. Desta forma, não será mais necessário que o usuário acesse cada um dos volumes para informar seu peso individualmente.

O ajuste foi feito na tela do assistente de preenchimento, onde foram inseridos três novos campos e a opção de configuração da tela, permitindo personalizar os campos.

 

Parâmetros

Ter tipos de volumes cadastrados, em Logística\Estoque\Cadastros

No cadastro dos produtos, na guia Logística, os campos Altura, Largura, Comprimento e Peso devem estar preenchidos.

 

Entradas

Em Logística\Expedição\Expedição de pré-faturamento de saída, informe o número do pré-faturamento a ser conferido.

Faça a conferência de todos os itens do pedido e, em seguida, acesse a tela do assistente de preenchimento de volumes, clicando na lupa.

Selecione o tipo de volume e ligue o flag Calcular peso baseado no peso total. Perceba que o sistema preencheu automaticamente os demais campos da tela.

Por padrão, o campo Quantidade será preenchido com o valor 1 e deverá ser alterado com a quantidade correta de volumes usados para despachar o pedido. As medidas informadas no cadastro do tipo de volume serão lançadas na tela e peso total dos itens virá do pedido de venda, de acordo com as informações do cadastro dos produtos.

Os campos Peso Total e Peso não podem ser alterados pelo usuário. O Peso Total será preenchido com as informações do pedido de venda e o Peso será de acordo com a quantidade de volumes informada pelo usuário.

Vamos alterar a quantidade para 2 e ver como o sistema se comporta.

O sistema dividiu o peso total pela quantidade de volumes, então:

                 0,21 / 2 = 0,105      será o peso de cada volume

 

Faça uma consulta na tabela de volumes e veja que cada volume está com o peso lançado.

 

Validações e Saídas

Na tela do faturamento, o sistema preenche os campos de volume e peso, conforme a tabela de volumes.

 

Opções da Operação

Os campos da tela do assistente podem ser configuráveis. Clicando com o botão direito do mouse, o usuário poderá forçar o preenchimento dos campos, desabilitá-los para edição ou mesmo ocultá-los. Lembrando que a configuração pode ser para um usuário, grupo de usuários ou todos os usuários.

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