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Desenvolvimento         

BM-1988 - Limite de Desconto por Condição de Pagamento

Versão                                

5

Release                                              

52

Autor                                   

Jaciara Silva

 

Processo:

Nome do Processo: Limite de Desconto por Condição de Pagamento

 

Acesso

Venda/Pedidos de Venda

Vendas/Movimentações

 

Motivação

Criado o campo Limite Máximo de Desconto por Produto, no cadastro da condição de pagamento. Recurso criado para bloquear o desconto concedido no grid do produto quando o mesmo for maior que o permitido na condição de pagamento.

 

Parâmetros

Ter Condições de pagamento cadastradas no sistema. Em Utilitários, na pasta Comercial.

No cadastro das Condições de Pagamento, preencha o campo  Limite Máximo de Desconto por Produto (%).

Em Vendas/Configurações Gerais/Pedidos de Venda, na guia Financeiro, marque o campo Desconto por Produto.

Ter evento de Faturamento de Venda configurado no sistema. Na guia Financeiro, Fiscal e Contabilização, marque o campo Desconto p/ Produto.

 

Configurar no Gerador de Relatório com os campos criados no gerador de relatório na perspectiva Vendas,

Dimensão                           hist_aprovacao_desc

Atributo                              data

Atributo                              usuário aprovação

Atributo                              usuário movimentação

 

Entradas

Vamos supor que a empresa tenha determinado o máximo de 10% desconto a ser concedido para a condição de pagamento 30/60 DDD. No momento da inclusão de um pedido ou no faturamento do pedido, o operador do sistema pode tentar conceder um desconto maior que o permitido.

Na linha do produto, digite o desconto a ser concedido para o(s) item(ns) e após lançar todos os itens da venda no grid de produto.

Ao efetivar a inclusão do pedido ou do evento de faturamento, o sistema emitirá uma mensagem de alerta informando que o limite permitido para a condição selecionada for ultrapassado e não permitirá a efetivação.

Outro bloqueio que poderá ser feito para o desconto é pelo gerenciador de usuários do sistema. Neste caso, pode ser que o usuário logado não tenha permissão para o percentual de desconto digitado no pedido ou no evento, mas seu gerente tenha. Então, o sistema abrirá uma janela na qual deverá ser digitado o usuário e a senha para liberar.

No Gerenciador de Usuários, na guia Direitos do Grupo, na pasta Vendas, localize a opção Limites de Desconto e libere o percentual permitido para o usuário.

 

Validações e Saídas

Bloqueio da efetivação do pedido de venda ou do faturamento, até que a condição de pagamento seja alterada, ou o usuário autorizado libere o desconto.

Desenvolvimento         

BM-1975 – Resumo Últimas Vendas

Versão                                

5

Release                                              

52

Autor                                   

Jaciara Silva

 

Processo: Vendas

Nome do Processo: Pedido de Venda

 

Acesso

Vendas/Pedidos de Vendas

 

Motivação

Visualizar, na tela de inclusão de pedidos de venda, todos os faturamentos de pedidos de venda realizados para o cliente. A partir da lista exibida, o usuário poderá lançar automaticamente os itens da movimentação no grid de produtos do pedido atual.

Este recurso facilita muito no preenchimento de pedidos de vendas porque, nos casos em que o cliente costuma repetir seus pedidos, basta copiar os itens da nota fiscal emitida para o novo pedido.

 

Parâmetros

Sem necessidade de parametrização. Porém, é necessário que as movimentações de vendas tenham:

  • Pedido de venda vinculado
  • Nota fiscal emitida
  • A nota fiscal emitida não poderá estar cancelada

 

Entradas

Em vendas/Pedidos de Venda, na tela de inclusão, preencha os campos do cabeçalho do pedido. Faça a inclusão dos itens no grid de produtos. É possível incluir itens avulsos e acrescentar os itens de uma nota do histórico. Então, vamos incluir dois itens e depois acessar o histórico para carregar os itens de duas notas fiscais emitidas para o cliente.

Localize o menu auxiliar, na lista suspensa e selecione a opção Resumo Últimas Vendas. Para visualizar esta lista, dê um clique sobre Produtos.

Será aberta uma janela, exibindo todas as notas fiscais emitidas para o cliente selecionado. Marque na coluna Repetir, todas as notas cujos produtos devem ser carregados para o novo pedido e clique em Efetivar.

Vamos selecionar duas notas como exemplo e efetivar para ver como o sistema se comporta. Não é necessário que os produtos sejam iguais, o sistema carregará todos os itens das notas selecionadas para a tela do pedido.

Veja como ficou o preenchimento do grid. Temos três itens, os dois primeiros que foram lançados manualmente e o terceiro que somou a quantidade porque era o mesmo produto.

Preencha os demais campos e efetive a inclusão do pedido.

Atenção! Este recurso não irá funcionar na alteração de pedidos de venda que estejam totalmente faturados.

 

Validações e Saídas

O pedido de venda está pronto para ser faturado.

Desenvolvimento         

BM-1954 – Ocorrências de embarque

Versão                                

5

Release                                              

52

Autor                                   

Jaciara Silva

 

Processo: Logística

Nome do Processo: Embarques

 

Acesso

Logística/Expedição

 

Motivação

Exibir todas as ocorrências de rastreio das transportadoras, com as quais a empresa trabalha, em uma única tela do Millennium, para que os usuários possam consultar.

A partir desta versão, o Millennium irá consultar as informações dos rastreios nas transportadoras. Esta consulta será atualizada a cada seis horas, nos últimos sessenta dias, para os volumes não entregues e exibirá em uma tela do Millennium.

Cada gateway de frete enviará para o Millennium as informações sobre o andamento as entregas, com o código e a descrição, que são específicos de cada gateway.

Os códigos e descrições que já são conhecidos do Millennium serão visualizados como situação da entrega e poderão, ou não, disparar ações, dependendo do workflow desenhado para a empresa. Os códigos que ainda não são conhecidos pelo sistema devem ser cadastrados pelo usuário, como veremos adiante. Um exemplo, é o gateway dos correios, que hoje é tratado somente para a situação ENTREGUE. Os usuários do sistema poderão atualizar esta informação com outros códigos, se conhecerem.

 

Parâmetros

Sem necessidade de parametrização.

 

Entradas

Consulta

Em Logística/Expedição, localize a opção Ocorrência de Embarque. No campo de filtro selecione o gateway de frete a ser consultado e mande procurar. Os campos de filtros para busca permitirão visualizar por gateway, código, descrição e situação de entrega.

Vamos usar como exemplo o gateway da Intelipost. Perceba na consulta que algumas situações de entrega estão como “Desconhecidas”. No Millennium ERP, foram cadastrados todos os códigos e descrições que constam nos layouts fornecidos pelos gateways de frete disponíveis no mercado, portanto o usuário terá que atualizar esta informação no sistema, de acordo com os gateways que prestam serviço para sua empresa. Em nosso exemplo, todos códigos já foram introduzidos no banco e aqueles que já são conhecidas a situação de entrega já está vinculada, como Despachado, Em Trânsito, Entregue, Falha na Entrega etc.

Os gateways de frete não têm códigos e descrições padronizados, portanto, a cada gateway consultado estas informações estarão diferentes, de acordo com os códigos e as descrições de cada um.

 

Manutenção das informações de ocorrência

No caso das situações ainda desconhecidas pelo sistema, o usuário deverá fazer a alteração para que o sistema possa disparar a tarefa definida no workflow da empresa.

Vamos fazer a manutenção da ocorrência do código 10, na figura acima, para ver o reflexo no sistema. Observe que o evento relacionado à situação de entrega é o MILLENIUM.PEDIDO_VENDA.EV_DESCONHECIDO.

Selecione a ocorrência e clique em Alterar, para abrir a tela.

A descrição enviada pelo gateway foi “HOUVE UMA OCORRÊNCIA INTERMEDIÁRIA.”, então o usuário deve informar para o Millennium em qual situação de entrega este código e descrição devem ser vinculados, sendo que Millennium reconhece as seguintes situações:

  • Aguardando transportadora
  • Despachado
  • Em trânsito
  • Entregue
  • Falha na entrega
  • Cancelado
  • Aguardando retirada

Para demonstrar o recurso, vamos definir que a descrição enviada pelo gateway corresponda à situação: Falha na entrega. Então, vamos selecionar a opção e efetivar.

Observe que após a alteração da situação de entrega, o evento também sofre uma alteração, mudando para MILLENIUM.PEDIDO_VENDA.EV_FALHA_ENTREGA. E, o Millennium passará a executar as tarefas de acordo com o novo evento, conforme o workflow elaborado para a empresa.

 

Validações e Saídas

As informações de rastreio dos gateways de frete, dos últimos sessenta dias, serão visualizadas dentro do Millennium.

Desenvolvimento         

BM-1957 – Relatório 443 – Ordens de produção com MP agrupada

Versão                                

5

Release                                              

52

Autor                                   

Jaciara Silva

 

Processo: Produção

Nome do Processo: Impressão de relatórios

 

Acesso

Produção/Relatórios/Necessidade

 

Motivação

Foi inserida a opção de imprimir as classificações em páginas separadas, de acordo com a quebra selecionada no filtro do relatório.

Por exemplo, se no campo Quebra for selecionada a opção COLEÇAO, o sistema irá saltar a página a cada nova coleção que for impressão no relatório.

 

Parâmetros

Sem necessidade de parametrização.

 

Entradas

Produção/Relatórios/Necessidade, selecione a opção 443 – Ordens de produção com MP agrupada. Após preencher os campos de filtros, selecione uma opção de quebra e ligue o flag para imprimir por página.

Neste exemplo, o relatório irá quebrar por Coleção e a cada nova coleção irá saltar para a página e reiniciar a impressão da próxima coleção.

Atenção! Esse flag somente ficará visível se for selecionada alguma das opções de quebra.

 

Validações e Saídas

O relatório será impresso de acordo com a configuração de quebra, saltando e reiniciando na nova página.

Desenvolvimento         

BM-1949 – Exportador Excel_GoogleDocs

Versão                                

5

Release                                              

52

Autor                                   

Jaciara Silva

 

Processo: Gerador de Relatórios

Nome do Processo: Impressão de relatórios

 

Acesso

Menu Principal/Inteligência de Negócios/Central de Informações

 

Motivação

Criada a opção de exportador compatível com o GoogleDocs, para usuários que não tenham o Excel do Microsoft Office instalado na máquina. Esse recurso está disponível somente para os relatórios criados com a ferramenta Gerador de Relatórios.

 

Parâmetros

Para que o sistema exiba esta opção de gravação, não pode ter o Excel instalado na máquina do usuário. Caso tenha, o Millennium nem exibirá a opção de salvar no GoogleDocs.

 

Entradas

Imprima o relatório a ser exportado, clique no ícone do Excel para salvar. O sistema exibirá a opção para salvar em Excel/GoogleDocs (*.xlsx).

 

Validações e Saídas

O relatório será salvo no formato de planilha compatível que poderá ser aberta e editada utilizando o GoogleDocs.

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