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Desenvolvimento         

BM-1930 – Tabela de período de entrega

Versão                                

5

Release                                              

5.50_2

Autor                                   

Jaciara Silva

 

Processo: Vendas

Nome do Processo: Pedidos de vendas

 

Acesso

Produtos e Serviços\Vitrines

 

Motivação

Permitir a importação dos períodos de entrega da Vtex, que estão no formato de faixa de horas. Foi criada uma tabela no cadastro da vitrine, para que o usuário informe as faixas de horários e o período de entrega correspondente, para que este seja preenchido no pedido de venda.

Lembrando que no Millennium, no pedido de venda, a entrega não é informada por horário e sim por período. Quando o pedido de venda for baixado do site para o Millennium, será feita a conversão do horário para o período correspondente.

 

Atenção! Esta configuração está disponível somente para a vitrine Vtex.

 

Parâmetros

Em Produtos e Serviços\Vitrine, selecione a vitrine Vtex, acesse a guia Configurações Adicionais e localize a Tabela de Períodos de Entrega.

Selecione o período e a faixa de horário correspondente. Clique em Ok para salvar as informações e efetive a alteração no cadastro da vitrine.

 

Entradas

Importação dos pedidos de venda da Vtex para o Millennium.

 

Validações e Saídas

Após a importação dos pedidos de venda do site, o campo Período Entrega virá preenchido, conforme o horário enviado pela Vtex, convertido em período, de acordo com a configuração da tabela.

Desenvolvimento         

BM-1874 – Pedido de encomenda com preço

Versão                                

5

Release                                              

46

Autor                                   

Jaciara Silva

 

Processo: Vendas

Nome do Processo: Pedidos de encomenda

 

Acesso

Vendas\Pedidos de Venda

 

Motivação

Permitir a geração de pedidos de encomenda com preço. Esta situação ocorre quando o cliente inclui um pedido de venda no site, porém não receberá os itens comprados todos de uma vez, mas ao longo do ano. Um exemplo desta prática, pode ser a compra de material escolar, uniformes e itens de papelaria.

Quando baixado do site para o Millennium, o pedido de venda do cliente será desmembrado em vários outros pedidos, de acordo com as datas de entrega definidas para cada item do pedido. O pedido de venda será faturado com uma nota fiscal de entrega futura e os pedidos gerados a partir dele serão faturados somente na data de entrega dos itens. Para fins de treinamento, vamos chamar o pedido de venda inicial de PAI e os pedidos gerados a partir dele, de FILHOS.

 

Atenção! Neste caso específico, não haverá emissão de nota fiscal para o pedido PAI, somente para os pedidos filhos porque estes serão faturados conforme as datas de entrega dos itens.

 

Parâmetros

Em Vendas\Configurações Gerais\Pedido de Venda, na guia Faturamento de Pedidos de Venda

Local de Entrega por Produto

Gera Pedidos de Encomenda

Preencher Automaticamente

Tipo de Pedido para Encomenda, selecione aqui o tipo de pedido Filho

 

Tipos de Pedido

  • Pai

No campo Reserva, selecione a opção Não Reservar

E configure os demais campos necessários à inclusão de pedidos de venda, conforme as operações da empresa

 

  •  Filho

No campo Reserva, selecione a opção Reservar  

No campo Evento para Faturamento Automático de Pré-faturamentos, selecione o evento para os pedidos filhos

Ligue o flag Pedido gerado por encomenda tem preço

 

Eventos de faturamento                 

  • Pai, na guia Vendas

Gera Pedidos de Encomenda

Acessa Local de Entrega por Produto

 

  •  Filho, na guia Vendas

Gera Pedidos de Encomenda

Acessa Local de Entrega por Produto

 

Entradas

Inclusão do pedido de venda (pai)

Vamos usar como exemplo a inclusão de um pedido de venda com dez itens, que serão divididos em três datas de entrega:

Após efetivar a inclusão do pedido, o sistema irá gerar outros três pedidos, com base na data de entrega definida para os itens.

 

Faturamento do pedido pai

Em Vendas\Movimentações, utilize o evento configurado para faturar o pedido pai. Após efetivar o evento, faça uma consulta em títulos a receber e perceba que foi incluído o título ou os títulos referentes à venda.

Lembrando que não será emitida a nota fiscal para o pedido pai.

 

Faturamento dos pedidos de encomenda (filhos)

Neste caso não haverá entrega de itens do pedido pai, por isso serão faturados somente os filhos. A medida que os pedidos filhos são faturados, o Millennium abate as quantidades e os valores dos saldos a serem entregues.

Na consulta dos pedidos podemos ver que a entrega das datas 20/10 e 28/10 foram faturadas e seus saldos e valores foram atualizados no sistema, restando apenas a entrega do dia 15/10 que, por alguma razão não foi realizada.

 

Validações e Saídas

Emissão da nota fiscal dos pedidos filhos que acompanhará os produtos para entrega.

Desenvolvimento         

BMMANU-15522 / 15642 – Frete proporcional na devolução de venda

Versão                                

5

Release                                              

50

Autor                                   

Jaciara Silva

 

Processo: Vendas

Nome do Processo: Devolução de venda

 

Acesso

Vendas\Movimentações

 

Motivação

Para os casos em que o consumidor devolve apenas parte da nota fiscal, é possível configurar o evento de entrada de devolução para considerar o valor do frete proporcionalmente aos produtos devolvidos.

Para calcular o valor do frete lançado na devolução, o sistema irá ratear entre os itens da movimentação.

 

Atenção! Este comportamento ocorrerá quando o frete for pago pela empresa ou quando for pago pelo cliente.

 

Parâmetros

Em Utilitários\Eventos, na aba logística, localize o flag Frete de Devolução e selecione a opção Proporcional.

 

Entradas

Vamos usar como exemplo uma movimentação de venda com dois produtos:

 

No evento de entrada de devolução desta venda, lançaremos o produto 216, que foi enviado pelo cliente. Perceba que o sistema carrega automaticamente o valor do frete proporcional ao produto.

Se alterarmos o produto, o sistema assume o percentual referente ao outro produto.

Se alterarmos a configuração do evento para carregar o valor integral do frete e lançarmos no grid apenas um dos itens devolvidos, o sistema carregará o valor total do frete, não importando qual dos itens vendidos foi devolvido pelo cliente.

 

Validações e Saídas

De acordo com a configuração do parâmetro, o sistema irá:

  • Lançar o valor total do frete
  • Ratear o valor do frete entre os itens da movimentação e lançar na movimentação somente o valor proporcional aos itens devolvidos
  • ou Não lançar o valor do frete

 

Desenvolvimento         

STORE-75 – Balança TOLEDO Prix 8217

Versão                                

SM - 64.2

Release                                              

Autor                                   

Jaciara Silva

 

Processo: Venda Varejo

Nome do Processo:

 

Acesso

Store Manager\Venda Varejo

 

Motivação

Permitir que o Store Manager leia e capture o peso do produto a partir da balança e calcule o preço do produto, com base na tabela de preços vinculada no sistema.

 

Parâmetros

Os produtos devem ter preço de venda cadastrados em uma tabela, que deverá estar configurada no Store Manager.

Configure a balança no Store Manager.

No Gerenciador de Dispositivos, selecione a opção Balanças, depois selecione a opção TOLEDO 8217 e clique em Concluir.

A seguir, volte à tela inicial do gerenciador de dispositivos, selecione toledo 8217 e clique em Configurar. Selecione a porta de entrada definida assim que a balança foi conectada na CPU, em nosso exemplo é a porta COM3.

 

Entradas

Com a tela de venda do Store Manager aberta, inicie a pesagem dos produtos da venda. Coloque o produto na balança e aperte a tecla (X) Multiplicação, no teclado numérico. Veja na imagem que o sistema lançou na tela o peso de 220 gr.

A seguir, entre com o código do produto.

Com base no preço do preço, o Store Manager calcula o preço de venda referente ao peso do produto.

Pese e lance todos os produtos da venda e finalize a operação.

 

Validações e Saídas

Emissão do cupom fiscal, em nosso exemplo foi emitido o cupom do SAT.

Desenvolvimento         

BM-1916 BM-1941 – Filtro de campanha na sugestão de compra

Versão                                

5

Release                                              

52

Autor                                   

Jaciara Silva

 

Processo: Compras

Nome do Processo: Pedido de compra

 

Acesso

Compras\Pedidos de Compras

 

Motivação

Após a inclusão de uma campanha no Millennium, será possível vincular a ela os produtos, que devem estar previamente cadastrados no sistema, manualmente ou via planilha de importação.

A planilha utilizada para vincular os produtos a uma campanha de vendas é a mesma que usamos para incluir produtos no cadastro do Millennium. No momento de vincular os produtos à campanha, o usuário terá a opção de cadastrar também os preços de venda que serão praticados, para isso as tabelas de vendas devem estar selecionadas no cadastro da campanha.

Na inclusão de pedidos de venda para produtos de campanha, o sistema fará uma validação para garantir que o item do pedido realmente faz parte da campanha e se ela está dentro do período de vigência.

A partir da inclusão dos pedidos de vendas, serão gerados os pedidos de compras para atende-las. Assim que os pedidos de compras forem recebidos, o sistema poderá pré-faturá-los automaticamente ou utilizando o recurso de Pré-faturamento automático.

 

Parâmetros

Ter campanha de vendas cadastradas no sistema e produtos vinculados às campanhas.

No cadastro do produto:

  • na guia Fiscal, no campo Classificação do Produto, deve estar selecionada a opção Revenda
  • na guia Compras, preencher o campo Fornecedor Base
  • na guia Logística:

o flag Permite Pedido sem Estoque, deve estar ligado

o campo Lead Time Entrega, deve estar preenchido

Os pedidos de venda de campanha devem estar aprovados.

 

Entradas

Vamos incluir alguns pedidos de venda de campanhas para mostrar como o sistema se comporta. A inclusão de pedidos de campanha poderá ser feita de duas formas:

  • Sem geração de requisição de compra
  • Com geração de requisição de compra

Esta informação é importante porque terá reflexo direto na inclusão dos pedidos de compras gerados para atender às vendas de campanhas.

 

 

Inclusão de pedidos de venda de campanha

Vamos começar fazendo uma consulta no estoque do produto e verificamos que há 5 peças para cada tamanho.

Incluiremos três pedidos de vendas para um produto qualquer, sendo:

Vamos começar incluindo um pedido de venda configurado para gerar requisição de compra automaticamente, caso não haja quantidade suficiente do item em estoque para atender ao pedido.

Para que o sistema execute estas tarefas, será necessário configurar um tipo de pedido de venda, conforme segue:

Em Vendas\Cadastros\Tipo de pedidos, na guia Geral:

No campo Reserva, selecione a opção Reservar

No campo Gerar Requisição de Compra, selecione a opção Gerar Automaticamente

Vamos definir que os pedidos que irão gerar requisição de compra automaticamente serão CAMPANHA/R e os que não vão gerar serão apenas CAMPANHA.

Na tela de inclusão de pedido de venda, selecione o tipo de pedido configurado para gerar requisições de compra, CAMPANHA/R, preencha as informações do cabeçalho e selecione os itens da venda. Finalize o preenchimento do pedido, marque o campo Aprovado e efetive.

Após a inclusão do pedido de campanha com geração de requisição, faça uma consulta no estoque do produto e veja que as cinco peças que constam no estoque foram reservadas.

Portanto, foi gerado um pré-faturamento destas cinco peças, vinculado ao pedido de venda.

Agora, vamos até o módulo de compras para verificar se o sistema realmente gerou uma requisição de compra de quinze peças, para completar o pedido de venda cadastrado.

Perceba que na requisição gerada constam a campanha, o número do pedido de venda, o status do pedido e a quantidade referente ao saldo necessário para atender o pedido de venda, quinze peças.

Vamos incluir os outros dois pedidos de venda, que não irão gerar requisição automática, para dar continuidade à demonstração do processo. Lembrando que estes também devem estar aprovados para que possam ser incluídos no processo de sugestão de compra.

 

Geração automática de requisição

O passo seguinte deste processo será a geração das requisições de compras para os pedidos de vendas que não geraram automaticamente no momento de sua inclusão.

Agora, o sistema irá somar as quantidades dos itens dos pedidos de vendas do tipo CAMPANHA com as requisições geradas pelos pedidos do tipo CAMPANHA/R.

Em Compras\Requisição de compra, no link Outras Funções, localize a opção Geração Automática de Requisição. No campo Gera Pedido, selecione a opção Por Campanha. A seguir, selecione a campanha e defina a filial para reposição. Ao selecionar a campanha, o sistema identificará a tabela de preços de custo vinculada a ela e preencherá o campo.

Clique em Próximo para que o sistema faça a verificação dos pedidos de vendas com contenham itens para a campanha selecionada.

Nesta tela, serão exibidas as quantidades a serem compradas de acorodo com os pedidos de venda cadastrados no sistema. Perceba que na primeira linha o sistema mostra a quantidade de quinze peças e informa que há uma requisição gerada anteriormente, aquela incluída durante o cadastro do primeiro pedido de venda que fizemos, com entrega para 16/11. Na linha seguinte, vemos uma quantidade de vinte e duas peças, referente aos dois pedidos cadastros  com data de entrega para o dia 17/11.

Vamos clicar em Próximo e finalizar a geração. No caso do recurso de campanha, o sistema irá gerar direto o peddo de compra em vez de uma requisição.

Verifique se as informações estão corretas, se não estiverem, é possível alterá-las nesta tela. Por exemplo, a conta ou a data de entrega. Efetive o processo e faça uma cosnulta no cadastro de pedidos de comrpas, para visualizar o pedido gerado para atender às vendas de campanha.

Como havia cinco peças no estoque do produto e elas foram pré-faturadas, o sistema somou as quinze peças restantes do pedido com as peças dos outros dois pedidos, que eram de dez e doze, respectivamente, gerando um pedido de compra para trinta e sete unidades do produto.

Observe no cabeçalho do pedido de compra que a campanha foi vinculada a ele.

 

Recebimento dos pedidos de compra com reservas para os pedidos das campanhas

Quando o pedido de compra for entregue pelo fornecedor, a empresa fará o recebimento e o sistema irá reservar os produtos automaticamente, vinculando aos pedidos de venda de campanha que originaram a compra.

Em Compras\Movimentações, selecione o evento de recebimento de pedidos de compra.

Preencha o cabeçalho do evento com as informações de fornecedor, conta, tabela de preço de custo etc. Selecione o pedido recebido e efetive.

 

Validações e Saídas

Vamos consultar o estoque do produto e verificar se os itens foram lançados corretamente. Veja que há no total quarenta e duas unidades do produto e que vinte delas foram reservadas. Estas vinte unidades reservadas referem-se ao primeiro pedido de venda de campanha que nós cadastramos no sistema, no início do processo e que foi configurado para gerar a requisição de compra automaticamente.

Em Logística\Expedição\Pré-Faturamentos de Saída, faça outra consulta e veja que foi incluído outro pré-faturamento, referente ao saldo de quinze peças do pedido.

 

Opções da Operação

O pedido de venda que gerou requisição de compra foi pré-faturado automaticamente. Porém, os outros dois pedidos de campanha que cadastramos precisam ser pré-faturados manualmente. Então, vamos usar o recurso do DAP para pré-faturar os dois pedidos.

Em Vendas\Pré-Faturamento Automático, selecione as datas de entrega inicial e final. A seguir, selecione a campanha, que deverá estar vigente de acordo com as datas de entrega selecionadas. Clique em Próximo.

Analisando a imagem podemos ver que os dois pedidos foram atendidos em 100%. Há um pedido de compra para dia 04/11/2017 com quantidade zero, significando que já foi entregue. Todos os pedidos de compra para a campanha, com datas de entrega dentro da vigência da campanha serão listados na tela do DAP.

Finalize a geração e faça uma consulta para visualizar os pré-faturamentos gerados para os outros dois pedidos de campanha, que já podem ser faturados e entregues para os clientes.

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