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Desenvolvimento          

BM-1650 – Rateio de impostos entre os itens na digitação da NF

Versão                                

5

Release                                              

39

Autor                                   

Jaciara Silva

 

Processo: Compras

Nome do Processo: Faturamento de pedido de compra

 

Acesso

Compras\Movimentações

 

Motivação

Ratear os valores totais de PIS e Cofins entre os itens da movimentação, durante a digitação das notas de importação. Para auxiliar no lançamento destes impostos no grid de produtos, o sistema permite que o usuário digite o valor total de PIS e Cofins, para que seja feito um rateio entre os itens.

O usuário informa as bases de cálculo dos impostos e, de acordo com as adições do NCMs, faz o rateio do PIS e da Cofins entre os itens.

 

Parâmetros

No evento de faturamento do pedido de compra de importação, na guia Fiscal, ligar os flags:

  • Importação Direta
  • Desconsiderar Impostos de Importação

 

Entradas

Na tela do evento de movimentação, selecione filial, fornecedor e selecione o pedido de compra para carregar os itens na tela.

 

A seguir, no campo Dados de Importação, clique na lupa para abrir a tela de lançamento e preencha as adições de NCMs.

NOTA: Adições de NCMs - É a quantidade de itens com o mesmo NCM na nota de importação. O sistema vai utilizar esta informação para fazer o rateio do PIS e da Cofins.

 

O sistema consegue identificar todos os NCMs que estiverem na nota mas o usuário terá que lançar a quantidade de cada um na tela, para que o sistema faça o rateio.

Clique em Próximo, para visualizar a distribuição das adições.

Clique em Próximo novamente e digite os valores das bases do PIS e da Cofins e os respectivos impostos a recolher, de acordo com as adições.

No campo Distribuição, selecione a opção: Valor.

 

Clique em Próximo, para lançar os valores na tela de movimentação, já rateados. O sistema fará o rateio com base nas adições dos NCMs lançados na tela.

 

Após isso, preencha a tela de finalização da operação comercial normalmente.

Validações e Saídas

Valores de PIS e Cofins rateados entre os itens da movimentação, conforme o lançamento das adições dos NCMs.

Desenvolvimento          

BM- 1635 – Reestruturação dos cadastros de e-mails no sistema

Versão                                

5

Release                                              

39

Autor                                   

Jaciara Silva

 

Processo: Envio de e-mails

Nome do Processo:

 

Acesso

Os acessos estão descritos abaixo em cada processo que envolve o envio de e-emails

 

Motivação

A reestruturação se fez necessária para facilitar o envio e recebimento de e-mails, a partir dos diversos processos executados pelo Millennium, no caso de empresas que possuem várias filiais.

A partir desta versão, cada filial poderá ter sua própria conta de e-mail para envio das NFes, das cópias de pedidos, avisos de faturamento e trocas de mensagens entre o SAC e os clientes.

As contas de e-mail, que até a versão passada, eram informadas em diversos cadastros, de acordo com o processo no qual eram utilizadas, agora ficarão centralizadas em um mesmo cadastro e, selecionadas nas configurações gerais dos módulos em que serão requisitadas. O mesmo ocorrerá com os cadastros dos Servidores de e-mails, estes também ficarão centralizados em um mesmo cadastro.

As configurações feitas nos diversos cadastros em que eram necessárias permanecerão, porém somente para consulta. Elas não serão mais consideradas pelo sistema nos processos que envolverem envio ou recebimento de e-mails.

Ao atualizar para a versão 5.36, o sistema fará a migração de todos as contas de e-mails, que estiverem configuradas nos diversos cadastros, para o cadastro central em: UTILITÁRIOS\Administrador\E-mails\Contas de e-mails. Sendo assim, sugerimos que antes de utilizar os recursos que envolvam envio e/ou recebimento de e-mail, nossos usuários entrem em todas as configurações novas e façam testes com as referidas contas.

 

Atenção! Esta reestruturação não obriga as empresas a terem e-mails diferentes para cada filial. Ela apenas permite que as empresas possam trabalhar desta forma, se assim desejarem.

 

Parâmetros

Todas as contas a serem usadas pelas filiais da empresa devem ser cadastradas em: UTILITÁRIOS\Administrador\E-mails\Contas de e-mails. As informações necessárias para o preenchimento destes cadastros podem ser solicitadas ao responsável pela administração da rede de sua empresa.

Atenção! Antes de cadastrar as contas é necessário que as configurações de saída dos e-mails sejam testadas, caso contrário, o sistema não permitirá a efetivação do cadastro e emitirá uma mensagem de alerta:

Faça o cadastro de todas as contas conforme o modelo abaixo.

 

Ter os templates dos e-mails a serem enviados cadastrados no sistema, para que sejam selecionados no momento de configurar as contas de cada processo.

Os templates devem estar salvos em: INTELIGÊNCIA DE NEGÓCIOS\Central de Informações\Relatórios Internos.

Assista o EAD do módulo de SAC, caso tenha dúvidas sobre como cadastrar as contas de email da sua empresa.

http://www.millennium-ead.com.br/mod/page/view.php?id=3581

 

Entradas

Configuração das contas nos respectivos módulos do sistema

 

Conta de e-mail para Nota Fiscal Eletrônica

Em Utilitários\Configurações Gerais\Comercial\Nota Fiscal Eletrônica, na guia E-mails, selecione a filial, a conta de e-mail cadastrada para ela e os templates a serem usados em cada procedimento realizado com a NFe.

Clique no botão + para incluir todas as filiais e as respectivas contas de e-mail e seus templates.

 

Atenção! Se nenhuma filial for selecionada, o sistema assumirá a conta de e-mail configurada para todas as filiais da empresa.

 

Conta de e-mail para envio de boletos bancários

Em Utilitários\Configurações Gerais\Financeiro\A Receber, na guia E-mails, selecione a filial, a conta de e-mail cadastrada para ela e os templates a serem usados em cada procedimento realizado.

 

Conta de e-mail para o CRM

Em Utilitários\Configurações Gerais\CRM, selecione o calendário, a conta de e-mail cadastrada para ela e os templates a serem usados em cada procedimento realizado.

 

Atenção! Os processos do módulo de CRM não sofreram nenhuma alteração devido à nova configuração. Todos os procedimentos e rotinas permanecem iguais.

 

Validações e Saídas

Os envios de e-mails devem ocorrer dentro de cada processo exatamente como ocorriam antes da reestruturação.

 

Opções da Operação

Edição de HTML

Caso o usuário necessite editar os destinatários dos e-mails, ele poderá acessar pelo Gerador de Relatórios e alterar as informações.

 

Em Central de Informações, selecione Relatórios Internos.

 

Perceba que há três modelos de e-mails em HTML que poderão ser editados: EMISSÃO DE NFE, CANCELAMENTO DE NFE e CORREÇÃO DE NFE.

Selecione o modelo de email e clique no ícone Editar Documento. Arraste os atributos que devem ser editados para a tela do fonte e execute o relatório.

 

Ao executar o relatório, o corpo do email terá o nome o cliente (INDEFINIDO) e, logo abaixo, a mensagem do corpo.

 

 

Os campos que podem ser editados no modelo de email de emissão de NFes, são:

 

NOME DO CLIENTE

NOME DO CONTATO DO CLIENTE

NÚMERO DA NOTA

NÚMERO DOS PEDIDOS

VALOR DA NOTA FISCAL

 

                

 

 

 

 

Desenvolvimento          

BM-1620 – Campo Observação no cadastro de NCM – Classificação Fiscal

Versão                                

5

Release                                              

39

Autor                                   

Jaciara Silva

 

Processo: Vendas

Nome do Processo: Impressão NFE

 

Acesso

Vendas\Movimentações

 

Motivação

O campo de observação no cadastro de NCM – Classificações Fiscais foi criado para atender aos casos de alguns NCMs que têm redução na base de dados do ICMS, e, por isso, precisam destacar o decreto de autorização nos dados adicionais da nota fiscal.

No Millennium é possível colocar a observação no cadastro da CFOP e no Evento, para que seja impressa nas notas. Porém, fixando nestas duas opções padronizaria para todos os produtos. Então, após análise, foi definido que o ideal seria incluir no cadastro de NCM a opção: OBS Item Nf, para que seja impressa nos dados adicionais.

Parâmetros

Em Observações da nota, incluir o decreto a ser impresso para o produto específico, no campo dados adicionais.

No cadastro de NCM – Classificações Fiscais, selecionar a observação (decreto) a ser impressa no campo OBS Item Nf

Em Utilitários\Configurações Gerais\Comercial, selecione a opção Nota Fiscal Eletrônica e na guia Danfe, ligue o flag Imprimir Observação do Item.  Ou o flag poderá ser configurado em Utilitários\Empresa, no cadastro de filiais, na guia Tributação, Utilizar agrupamento de produtos na NFe, selecionando a opção: Parâmetro Geral.

 

Entradas

Feitas as configurações corretamente, basta efetivar o faturamento dos itens beneficiados pelo decreto e imprimir a nota fiscal eletrônica.

 

Validações e Saídas

O sistema imprimirá a observação selecionada no cadastro do NCM – Classificações Fiscais, no campo Dados adicionais da nota fiscal eletrônica, sempre o que produto com NCM configurado estiver incluído na nota.

A observação também será incluída no arquivo XML que será enviado à Sefaz.

 

 

Desenvolvimento          

BM-1630 – Faturamento de pedido de venda com redespacho

Versão                                

5

Release                                              

39

Autor                                   

Jaciara Silva

 

Processo: Vendas

Nome do Processo: Movimentações

 

Acesso

Vendas\Movimentações

 

Motivação

Permitir que o sistema assuma automaticamente a transportadora do pedido de venda, definida pelo cliente na inclusão do pedido, via site ou manual, como sendo uma transportadora de redespacho. Este procedimento é necessário devido ao processo de triangulação realizado pela empresa, que poderá, em algumas ocasiões, despachar o pedido para o cliente pela filial de estoque.

Nesta etapa do processo de triangulação, o pedido do cliente é enviado para a filial que irá finalmente despachá-lo para entrega.

 

Parâmetros

No cadastro de transportadora, na guia Dados da Transportadora, no campo Redespacho De, selecione a transportadora que fará a remessa dos pedidos.

Em Controladoria\Fiscal\Cadastros, deve ser criada uma observação específica para ser usada no processo de redespacho. Isto é necessário porque as informações da transportadora do redespacho também deverá constar na nota fiscal que acompanhará a mercadoria, em Dados Adicionais. Para cadastrar esta observação, é necessário usar as macros abaixo:

REDESPACHO: imprimirá Código + Nome da transportadora

REDESPACHO_CGC: imprimirá o CNPJ/CGC da transportadora

REDESPACHO_ENDERECO: imprimirá o Endereço da transportadora

No evento de faturamento de pedido de venda:

Na guia Logística, configure a integração com o SIGEP:

  • Ligar o flag Emitir Etiquetas
  • Ligar o flag Emite SIGEP com dados do redespacho (este parâmetro será habilitado somente se o flag acima estiver ligado). Este flag será responsável por emitir na etiqueta de SIGEP os dados da transportadora de redespacho em vez dos dados da transportadora própria.

Na guia Fiscal, selecione a observação criada para ser impressa nos dados adicionais da nota fiscal.

 

Entradas

Inclusão do pedido de venda

No cadastro do pedido de venda, seja via site ou no sistema, o cliente informa o produto e escolhe o tipo de frete. O pré-faturamento poderá ser automático ou manual.

 

Pré-Faturamento do pedido de venda

Neste momento, o sistema ainda carregará as informações referentes ao transporte da mercadoria, conforme o pedido de venda.

 

Faturamento do pré-faturamento do pedido de venda

Na tela de faturamento de pedido de venda, selecione o pré-faturamento do pedido, perceba como o sistema carrega os dados de transporte da mercadoria:

No campo Transportadora:           o veículo próprio da empresa

No campo Redespacho:               a transportadora contratada que faz o tipo de remessa selecionado pelo cliente quando incluiu seu pedido, no caso Correio,                                                                  acompanhado do tipo de frete que também será de redespacho.

Após a efetivação da movimentação, na emissão da nota fiscal, o sistema imprimirá os dados da transportadora própria no corpo da nota e os dados da transportadora de redespacho no campo de dados adicionais.

 

Incluir embarque de redespacho

Na tela de inclusão de embarques houve uma alteração para que o sistema carregue as informações da transportadora de redespacho, caso o flag esteja ligado, informando tratar-se de um redespacho.

 

Validações e Saídas

O processo de embarque poderá ser finalizado normalmente, liberando a mercadoria para entrega.

E a etiqueta de SIGEP com os dados da transportadora de redespacho.

Atenção! Na utilização do recurso de pré-faturamento automático de pedidos de venda, o comportamento do sistema será exatamente igual se for necessário usar o recurso de redespacho.

Desenvolvimento          

BM-1619 – Bloqueio para excluir itens ou sair da tela de evento

Versão                                

5

Release                                              

39

Autor                                   

Jaciara Silva

 

Processo: Vendas

Nome do Processo: Movimentações de vendas

 

Acesso

Vendas\Movimentações

 

Motivação

Este recurso impedirá que o usuário exclua itens da tela de movimentações ou que feche a tela do evento de venda antes de finalizar a operação, com a movimentação aberta. Caso o usuário tente executar qualquer uma das operações acima, o sistema abrirá uma nova tela solicitando o login e a senha de outro usuário que tenha permissão para fazer exclusão de itens ou para abandonar a tela sem finalizar a venda. Mesmo que o usuário utilize algum meio de fechar a tela sem digitar usuário e senha, ao se logar novamente no sistema, serão carregadas na tela as mesmas informações da movimentação que estava em execução, obrigando-o a finalizá-la de forma regular.

 

Parâmetros

No Gerenciador de usuários, liberar os acessos de exclusão de itens e abandono de tela para os funcionários que terão permissão para estas ações. Em Vendas, altere o status para bloquear os usuários que não terão permissão para excluir itens ou sair da tela do movimento e salve a configuração para ativá-la no sistema.

Em Utilitários\Administrador\Eventos, na guia Geral, na área de permissões, ligar os flags:

  • Solicitar senha para excluir itens no grid de produtos
  • Solicitar senha para sair da tela de movimentação

 

Entradas

Na tela do evento, faça a inclusão dos itens da venda.

Ao tentar excluir um item da grade de produtos, caso o usuário não tenha permissão, o sistema emitirá uma mensagem de alerta e exibirá uma tela solicitando usuário e senha para executar a ação. 

 

Caso o usuário não digite as informações solicitadas, o sistema bloqueará a exclusão do item e emitirá nova mensagem informando que a operação não será realizada.

 

       

 

E, se o usuário tentar abandonar a tela de movimentação, fechando a tela do evento, o sistema também emitirá uma mesnagem informando que para sair da tela sem finalizar a operação de venda é necessária permissão.

Novamente, a tela de solicitação de login e senha será exibida e aguardará a digitação dos dados para efetivar a ação. Caso contrário, o sistema voltará para a tela do evento para a finalização da operação.

 

Validações e Saídas

Caso o usuário tente burlar as travas de segurança que evitam a exclusão do item ou a saída da tela sem autorização, na próxima vez que o usuário se logar no sistema e acessar a tela do evento, o sistema carregará a tela de movimentação exatamente com os mesmos dados preenchidos na tela que foi fechada sem permissão.

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