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Desenvolvimento         

BM-2409 – Emissão de etiqueta de identificação de gôndola

Versão                                

5

Release                                              

68

Autor                                   

Jaciara Silva

 

 

Processo: Compras

Nome do Processo: Movimentações

 

Acesso

Compras\Movimentações

Vendas\Movimentações

Logística\Movimentações

 

Motivação

Imprimir etiquetas de preços de venda para gôndolas. Na finalização das movimentações dos produtos, entrada, saída ou transferência, as etiquetas serão impressas para cada produto movimentado, não importando a quantidade de peças movimentadas. Se houver diferença de preços por SKU de produto, então será impressa uma etiqueta para cada SKU com preço diferenciado. Por exemplo, pode haver preços diferentes por tamanho ou cor do produto.

 

Atenção! Este procedimento ocorrerá para as movimentações de entrada, saída e transferência de produtos.

 

Parâmetros

No evento de movimentação, na guia Geral, selecionar a opção Imprime Todos, no campo Imprime Barras.

 

Em C:\wts\Files\Documentos\ETPROD, ter o layout da etiqueta a ser impressa.

 

Em Vendas\Formação de Preços, ter uma tabela de preços de vendas, onde o preço do produto movimentado esteja cadastrado.

 

Entradas

Para esta movimentação de entrada, vamos lançar um produto com dois tamanhos e cada tamanho tem um preço de venda diferente na tabela de preços selecionada na impressão das etiquetas.

 

Após a finalização do evento, o sistema perguntará se o usuário deseja emitir as etiquetas. Ao confirmar a impressão, será aberta a janela de parametrização, na qual deverá ser acionado o flag de impressão de etiqueta única e selecionada a tabela de preço de venda, que deve ser impresso na etiqueta.

 

Validações e Saídas

Foram impressas duas etiquetas de gôndola para o mesmo produto, porém com preços diferentes, de acordo com a tabela de preços de venda selecionada na tela de impressão de etiquetas.

Observe os preços de venda do produto na tabela de venda selecionada para impressão.

 

 

Desenvolvimento         

BM-2393 – Quitar pedido de transferência

Versão                                

5

Release                                              

68

Autor                                   

Jaciara Silva

 

 

Processo: Logística

Nome do Processo: Pedido de transferência

 

Acesso

Logística\Estoque\Pedido de Transferência

 

Motivação

Foi implementada a opção de quitação de pedidos de transferência. Ao quitar o pedido, o usuário terá a opção de ajustar a quantidade do pedido de transferência com o pré-faturamento do pedido. Nos casos em que a quantidade transferida for menor que a quantidade solicitada no pedido, será possível ajustar a quantidade do pedido de transferência com a quantidade que foi realmente pré-faturada para transferir.

 

Parâmetros

Executar o Gerenciador de usuários, para habilitar o novo link na tela de pedidos de transferência.

 

Entradas

Para um pedido de transferência de dez peça do produto, foram pré-faturadas apenas oito e, para ajustar a quantidade do pedido coma do pré-faturamento, vamos quitar o pedido.

Em Logística\Estoque\Pedido de transferência, faça uma busca e selecione o pedido a ser quitado. A seguir, no link Quitar, ligue o parâmetro e digite o motivo da quitação do pedido.

 

Validações e Saídas

Abaixo temos dois exemplos de pedidos de transferência quitados, sendo que o primeiro foi ajustado e o segundo não.

Perceba que no segundo pedido a coluna Quitado não está marcada, em razão do ajuste entre as quantidades pedida e pré-faturada.

 

Desenvolvimento         

BM-2507 – Lista de Setup SAT/NFCe

Versão                                

CFeServer (2.61)

Release                                              

Autor                                   

Jaciara Silva

 

 

Processo: Vendas

Nome do Processo: Vendas com emissão de cupom fiscal de SAT ou NFCe

 

Motivação

Criar um setup com todas as configurações das telas de SAT e de NFCe, para validar as informações a serem enviadas à Sefaz, evitando o envio de arquivos com irregularidades.

Na opção de Setup do CFeServer, foram efetuadas algumas mudanças incluindo informações e novas configurações que não existiam.

 

Na Tela de "Configurações Adicionais" foram incluídos:

Taxa de Redução do ICMS

Este campo está guardando o Setup Taxa de Redução do ICMS, ou seja, caso se utilize a opção de Redução da Base de ICMS e o valor da taxa de redução não seja enviado, o CFeServer utilizará o valor configurado no Setup.

 

CFOP

Hoje o CFeServer está aceitando os seguintes CFOPs: 5.101, 5.102, 5.103, 5.104 e 5.405.

No ComboBox CFOP, não existia a opção de Setup para o CFOP 5.405, então foram adicionadas duas opções: "Forçar 5.405 Substituição Tributária" e "Ler do Produto 5.405 Substituição Tributária" e o CFeServer foi preparado para tratá-las.

 

ICMS

No ComboBox ICMS, não existia a opção de Setup "R - Redução da Base de Cálculo do ICMS", esta opção foi incluída e o CFeServer foi preparado para recebe-la, caso este valor não seja enviado o CFeServer pegará o valor de Setup.

Também foi identificado no ComboBox ICMS quais as CSTs aceitas, pois o CFeServer foi projetado para tratar esta opção por letras, desta forma, as opções ficaram descritas conforme abaixo:

  • T - Tributado Integralmente (00 ou [SN: 101, 102])
  • I - Isento (40 ou [SN: 102])
  • N - Não Tributado (40 ou [SN: 102])
  • F - Recolhido anteriormente por Substituição Tributária (60 ou [SN: 500])
  • R - Redução da Base de Cálculo do ICMS (20 ou [SN: 101, 102])

OBSERVAÇÕES:

Todas as Configurações do CFeServer são gravadas no arquivo "SatServer.dat" localizado dentro da pasta "C:\MILLENNIUMSAT".

 

Atenção! Como ocorreram mudanças, para gravar novos valores, será necessário reconfigurar novamente este arquivo, pela tela de Setup, redigitando os dados. Antes de reconfigurar as informações renomeie o arquivo SatServer.dat para SatServer.dat_old.

 

Parâmetros

Configurar o setup com as informações a serem enviadas à Sefaz, de acordo com as obrigações fiscais da empresa.

 

Entradas

Acesse a tela de configuração.


A seguir, no campo Dados do Contribuinte, clique no botão de Configurações Adicionais.

 

 

 

Aqui devem ser feitas as configurações dos valores que serão assumidos, caso o sistema não encontre as informações nos cadastros de produto, CFOP e Filial.

Quando as Informações de configuração do Millennium estiverem em branco, serão respeitadas as seguintes regras para a geração do XML:

 

- Possui alíquota de ICMS, gera CST 00;

- Alíquota de ICMS 0 ou Branco, gera CST 40;

- Configuração para ICMS Isento, gera CST 40;

- Configuração para ICMS Substituído, gera CST 60;

- Configuração Completa, gera CST de Acordo com a Configuração (Podendo ser 00, 20, 40, etc).

 

 

 

 

 

 

Vamos usar como exemplo, um produto, cujo perfil de imposto não possui taxa de redução de base ICMS.

 

 

Validações e Saídas

No diretório c:\millenniumSAT\REC encontraremos o arquivo XML gerado. Perceba que na tag pRedBC o sistema assumiu a taxa de redução de 51,11, conforme definido nas configurações adicionais.

Desenvolvimento         

BM-2383_2384 – Regras de armazenamento – Sugestão de locais de estoque - WMS

Versão                                

5

Release                                              

68

Autor                                   

Jaciara Silva

 

 

Processo: Compras

Nome do Processo: Recebimento de compras - Conferência

 

Acesso

Logística\WMS

 

Motivação

Priorizar o armazenamento de determinados produtos, em locais pré-definidos, com base na classificação de Curva ABC. Os produtos serão classificados e os endereços de armazenagem serão reservados para receber somente os produtos de determinada classe.

No momento da conferência do recebimento de compra, o sistema irá sugerir todos os endereços reservados, onde tenha quantidade do produto movimentado, para que o usuário selecione. Se não forem encontrados pelo menos cinco endereços com quantidade, o sistema exibirá também endereços reservados para o produto, mas que não tenha quantidade armazenada, porém no máximo cinco sugestões de endereço. Por exemplo, três endereços com quantidade e dois endereços sem quantidade, para que o usuário tenha mais opções.

Quando for selecionado um endereço prioritário para outro produto, o sistema bloqueará o armazenamento e informará que o endereço não está disponível.

Outra validação feita durante a conferência é de capacidade de armazenamento. Quando o sistema detectar que o endereço selecionado atingiu sua capacidade de armazenamento, emitirá um alerta para que o usuário selecione outro local de armazenagem.

 

Parâmetros

Em Produtos e Serviços\Produtos:

  • Nas Configurações Gerais, na aba Logística, ligar o flag Utiliza Prioridade de Armazenamento (Curva ABC).
  • Na guia Logística, preencha a Tabela de Prioridade de Armazenamento (Curva ABC).

 

Em Logística\WMS\Cadastros:

  • Locais de Estoque, configurar os locais com as regras de armazenamento.
  • Regras de WMS, criar uma regra específica para a conferência do recebimento para fazer as validações.

 

Entradas

Preenchimento da Tabela de Prioridade de Armazenamento

No cadastro do produto, informe as curvas de prioridade as quais ele pertence.

No momento da conferência, o sistema irá validar o armazenamento nos locais pela prioridade informada nesta tabela.

 

Configuração dos locais de estoque

Nos locais destinados a produtos com prioridade devem ser preenchidos os dois campos:

  • Quantidade SKUs
  • Prioridade de Armazenamento (Curva ABC)

 

Configuração da regra WMS para conferência do recebimento de compra

A regra de WMS que irá conferir o recebimento e validar as prioridades de armazenamento e de quantidade de SKU por local, deverá ter, além das demais configurações necessárias para os processos da empresa, as parametrizações abaixo:

  • Na guia Geral, em Roteiro de Conferência, desligar Usa Rota de Origem e ligar Usa Rota de Destino.
  • Na guia Itens Regra WMS deverá estar configurado para informar o local de destino manualmente.

 

 

Validações e Saídas

Conferência de recebimento de compra

Vamos usar como exemplo de recebimento para validação das regras os produtos abaixo, com as seguintes características:

 

Na tela do coletor de dados, ao fazer a leitura do código de barras dos produtos, as validações são iniciadas. Primeiro vamos fazer a conferência do produto BM-2383_1.

O sistema exibe as opções disponíveis de locais para armazenamento do produto, de acordo com a prioridade da curva ABC a qual ele pertence.

 

O produto pertence a curva A de prioridade e deverá ser armazenado no endereço Curva A. Observe a validação do sistema ao tentarmos armazená-lo no endereço Curva B. Foi emitida uma mensagem de alerta e o processo será bloqueado assim que o usuário clicar em OK e a tela será limpa para uma nova leitura.

 

O usuário deverá digitar o endereço correto para armazenar o produto. Novamente, o sistema fará uma validação, que é a capacidade de armazenamento no local selecionado. Como vimos acima, a capacidade de armazenamento para o local Curva A é de três SKUs. Na movimentação recebida há quatro unidades, então o sistema emite um alerta informando que a capacidade do local foi atingida. O processo será bloqueado assim que o usuário clicar em OK e a tela será limpa para uma nova leitura.

 

Desenvolvimento         

2493 – Impressão de etiqueta de transporte

Versão                                

5

Release                                              

67

Autor                                   

Jaciara Silva

 

 

Processo: Logística

Nome do Processo: Etiqueta SiGEP

 

Acesso

Logística\Expedição

 

Motivação

Nas vendas realizadas nos Marketplace, geralmente, a etiqueta de transporte é impressa por ele e enviada para o Millennium ERP junto com o pedido de venda.

Porém, em alguns Marketplaces, a etiqueta de transporte somente é disponibilizada para o Millennium quando os dados da nota fiscal são enviados para o Marketplace. Então, a etiqueta deverá ser impressa após a emissão da nota fiscal e, portanto, não há como saber em que momento ela será impressa.

Como no Millennium as etiquetas são impressas logo após o faturamento dos pedidos de venda, foi implementado um recurso para permitir sua impressão independente do processo de faturamento.

 

Parâmetros

No gerenciador de Usuários, liberar acesso para os usuários com permissão para visualizar o link de impressão das etiquetas de transporte.

 

Entradas

Após o faturamento do pedido de venda, a etiqueta estará disponível para a impressão.

Em Logística\Expedição, selecione a opção Emissão de Etiqueta de Transporte.

Nesta tela, o usuário poderá ser lecionar as etiquetas por chave de nota, numeração da NFe, pedido de venda e tipo de pedidos de venda.

O flag Etiquetas não Emitidas, deverá ficar desligado, no caso dos Marketplaces que não enviam os arquivos junto com os pedidos de venda. Após preencher os campos de filtros, clique em Efetivar para listar os pedidos, cujas etiquetas serão impressas. Selecione o pedido e clique em Imprimir. A seguir, preencha a janela de impressão selecionando impressora, diretório, cópias etc.

 

Aguarde a mensagem de impressão realizada com sucesso. E faça uma nova consulta na tela. Vamos imprimir duas vezes a etiqueta, para mostrar o reflexo no sistema.

Depois da primeira impressão de etiqueta, o status do pedido de venda será atualizado para: Emitido. A cada comando para uma nova impressão, o sistema irá atualizar a coluna Qtd. Impressões. Veja em nosso exemplo que já consta a quantidade de duas impressões realizadas.

 

Atenção! Esta atualização não deve ser confundida com a quantidade de cópias que o usuário definir durante a impressão das etiquetas.

 

Como já vimos, as etiquetas podem ser enviadas pelo Marketplace junto com o pedido de venda e para visualizar e imprimi-las pelo Millennium, o flag Etiquetas não Emitidas deverá ser ligado.

Os arquivos enviados pelo Marketplace devem ser do formato ZPL.

 

Validações e Saídas

Impressão das etiquetas após o faturamento dos pedidos de venda, independente da operação do faturamento.

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