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Desenvolvimento         

BM-2465 – Outras Descrições - Descrição NFe

Versão                                

5

Release                                              

67

Autor                                   

Jaciara Silva

 

 

Processo: Vendas

Nome do Processo: Emissão de NFe

 

Acesso

Vendas\Movimentações

 

Motivação

Recurso desenvolvido para empresas que trabalham com recorrência de pedidos de venda, ou assinaturas, onde o cliente determina que irá receber um determinado produto, em períodos pré-definidos para entrega. Em alguns casos, os itens enviados para os assinantes são surpresa e somente devem ser revelados quando o cliente receber sua encomenda.

Porém, assim que a nota fiscal é emitida pela empresa, o cliente poderá acessar o site da Sefaz e descobrir antecipadamente qual o conteúdo de sua encomenda. Para que isso não ocorra, foi criado, dentro do cadastro do produto, o campo Descrição NFe. Assim que o Millennium ERP detecta que este campo está preenchido no cadastro do produto, ele substitui a descrição do item na nota fiscal por esta informação.

Se o campo Descrição NFe não estiver preenchido, o sistema imprimirá na nota fiscal a descrição padrão, do cadastro do produto.

 

Parâmetros

Preencher a descrição para NFe, no cadastro do produto.

 

Entradas

Em Produtos e Serviços\Produtos, na Guia Geral, em Outras Descrições, localize e preencha o campo Descrição NFe.

 

Validações e Saídas

Na impressão da Danfe, o sistema substitui a descrição padrão do produto pela informação digitada no Descrição NFe.

 

Também no XML da nota fiscal, a descrição gravada será a do campo Descrição NFe.

 

Desenvolvimento         

2464 – Assistente de alteração de pedido para produtos Kits

Versão                                

5

Release                                              

67

Autor                                   

Jaciara Silva

 

 

Processo: Vendas

Nome do Processo: Assistente de alteração de pedido

 

Acesso

Vendas\Pedido de venda

 

Motivação

O recurso de Assistente de Alteração de Pedido de Venda foi desenvolvido para empresas que trabalham com recorrência de pedidos de venda, ou assinaturas, onde o cliente determina que irá receber um determinado produto, em períodos pré-definidos para entrega.

Nos casos em que os produtos forem kits, cujos componentes serão alterados a cada recorrência do pedido, o Millennium ERP fará a substituição de todos os componentes dos kits automaticamente e substituirá nos pedidos de venda selecionados no período.

 

Parâmetros

Em Vendas\Configurações Gerais\Pedido de Venda, na guia Logística, ligar o flag Usa Campo Item.

No Gerenciador de Usuários, em Vendas\Pedido de Venda, liberar o link Assistente de Alteração de Pedidos, para o usuário que irá executar o processo.

 

Entradas

Vamos fazer a alteração de um box genérico, vendido no site, pelo Box do Mês, com a seguinte composição:

Antes de iniciar a alteração, vamos consultar um dos pedidos de venda contendo o box genérico, apenas para mostrar o reflexo do recurso.

Atenção! Perceba que na coluna Item foi preenchido com o número 1, mesmo havendo apenas um produto no pedido. Todos os itens do pedido devem estar numerados em sequência, para que o sistema possa lançar os componentes dos kits na tela.

Na tela de consulta de pedidos de vendas, no link Outras Funções, selecione a opção Assistente de Alteração de Pedidos.

O primeiro passo para alteração é selecionar o produto a ser alterado. Nos campos de filtros defina qual o período que o sistema deverá considerar para localizar o produto nos pedidos de venda integrados no sistema. Em nosso exemplo, vamos consultar somente nos pedidos com data de emissão no dia 16/05/19.

No campo Produto para alterar selecione o código do box genérico, aquele se será substituído pelo box do mês, em nosso exemplo é o 2490. Se o usuário quiser alterar somente um determinado tipo de pedido, poderá selecioná-lo também nesta tela, mas não é obrigatório para que o recurso funcione.

 

Clique em Próximo, para ver os pedidos selecionados. Observe que o pedido que consultamos acima também está na lista de pedidos filtrados.

 

Por padrão, todos os pedidos selecionados virão marcados para serem alterados. Se houver algum que não deve mudar, basta clicar na coluna Seleciona, para desmarcar. Ou, clique em Próximo, para continuar o processo e alterar todos.

Na tela de finalização, selecione a opção Substituir Mantendo o Preço.

 

Atenção! Lembre-se que o produto já foi vendido e que o cliente já está ciente do valor de seu pedido. Portanto, é muito importante que o preço seja mantido durante a substituição!

 

E depois selecione o produto que será lançado no pedido, que neste exemplo é o Box do Mês.

Clique em Próximo, novamente, para finalizar o processo e aguarde a mensagem de comando executado com sucesso.

 

Validações e Saídas

Vamos consultar novamente o pedido de venda 00016. Perceba que o box genérico foi removido do grid e em seu lugar agora temos o Box do Mês e os produtos que o compõem.

Atenção para o preço dos componentes: o sistema faz o rateio do valor entre os itens da caixa.

 

Em outro exemplo de alteração de pedido, temos um kit formado por dois itens iguais e um terceiro onde há dez peças do produto. Perceba, que mesmo assim, o sistema rateia o preço total do box pela quantidade de componente.

Desenvolvimento         

BM-2397 – Novos campos no Romaneio de Pedido de Venda – PDV OMNI

Versão                                

5

Release                                              

65_4

Autor                                   

Jaciara Silva

 

 

Processo: Vendas

Nome do Processo: Venda varejo OMNI

 

Acesso

PDV OMNI

 

Motivação

Alterar o layout do relatório não gerencial de pré-venda, disponível para impressão no SAT e NFCe. Através do método de extensibilidade de relatórios, o comprovante original pode ser estendido, permitindo a impressão de outras informações que o usuário julgar necessárias.

Até esta versão, somente o Relatório de pré-venda foi estendido, porém o recurso poderá ser aplicado e criadas novas dos relatórios gerenciais, mediante solicitação de desenvolvimento.

 

Em C:\wts\modules, localize e instale o módulo millenium_omni. Aguarde a mensagem de módulo instalado com sucesso e depois acesse o Gerenciador de usuários, para liberar acesso ao link.

 

Atenção! Este recurso não acompanha a versão do sistema. Para utilizá-lo, solicite aos nossos consultores que forneçam o módulo para instalação. Caso você não consiga fazer a instalação, entre em contato com nosso departamento comercial e solicite a visita de um consultor.

 

Parâmetros

Baixar o código com a extensibilidade para impressão do cupom de Pedido de Venda.

Colocar o novo código do relatório em c:wts\files\web-apps.

Depois de colocar o novo relatório na pasta, recarregue a página do site (F5) para que o sistema assuma o novo modelo a ser impresso.

Configurar o tipo de pedido de venda, selecionado no PDV OMNI, para que imprima o relatório de pré-venda:

Em Vendas\Cadastros\Tipo de Venda:

O campo Evento para Faturamento Automático de Pré-Faturamentos, deve estar vazio.

O flag Mostrar Financeiro, deve ser desligado.

 

Entradas

No PDV OMNI, faça a inclusão do pedido de venda normalmente. Na finalização da operação de venda, perceba que as opções de lançamento de pagamentos foram omitidas da tela. Isto porque o vendedor irá apenas incluir o pedido de venda.

 

Ao finalizar a operação, o sistema emitirá o pedido de pré-venda. Veja abaixo os dois relatórios gerenciais que podem ser emitidos.

 

Validações e Saídas

Relatório gerencial original do SAT

Relatório gerado pela extensibilidade

Emitido como relatório padrão.

Impresso no lugar do relatório padrão, de acordo com o novo código desenvolvido.

   

 

Desenvolvimento         

BM-2456 – Campo EAN-13 na Integração Fbits

Versão                                

5

Release                                              

67

Autor                                   

Jaciara Silva

 

 

Processo: Produtos e Serviços

Nome do Processo: Vitrine

 

Acesso

Produtos e Serviços\Vitrines

 

Motivação

Enviar para a plataforma de e-commerce da Fbits os treze dígitos do código de barras, quando este código estiver no cadastro do produto. Para atender a necessidade desta e de outras plataformas, o parâmetro foi incluído na tela de cadastro de vitrines.

 

Parâmetros

Vitrines, na guia Configurações de Produtos, ligar o flag Usa EAN 13.

 

Entradas

Processo não reproduzível fora do ambiente do cliente.

 

Validações e Saídas

Quando o flag estiver ligado, e houver o código EAN 13 no cadastro do produto, este será enviado para a plataforma, no lugar do EAN de doze dígitos.

Desenvolvimento         

BM-2313 – Integração Mandaê

Versão                                

5

Release                                              

66

Autor                                   

Jaciara Silva

 

 

Processo: Logística

Nome do Processo: Integração Mandaê

 

Acesso

Utilitários\Administrador\Monitoramento Integrações

 

Motivação

Realizar a integração do Millennium com a transportadora Mandaê, com os recursos disponíveis:

  • Cálculo de frete               (Versão 3 da API)
  • Coletas (Versão 2 da API)
  • Rastreio (Versão 2 da API)
  • WebHook (Versão 2 da API)

 

Parâmetros

  • Instalar módulo Mandaê
  • Configurar transportadora
  • Configurar o tipo de frete
  • Configurar o evento

 

Entradas

Instalação do módulo Mandaê

No diretório c:\wts\Modules, localize o instalador “millenium!gf_mandae”. Ele será criado automaticamente na instalação da versão.

 

Atenção! A instalação deverá ser feita com o broker ativo, para que haja comunicação com o banco de dados.

 

 

Execute o programa e aguarde a instalação.

Observe a mensagem de módulo instalado com sucesso.

 

 

Configuração da transportadora

Em Logística\Estoque\Transportadoras, na guia Frete e Seguro, selecione o gateway de serviço e efetive.

 

Após a seleção do gateway, serão habilitados os campos de usuário, senha e código do cliente. Essas informações serão disponibilizadas pela Mandae.

 

Configuração do tipo de frete

Em Logística\Estoque\Cadastros\Tipos de Frete, na guia Geral, localize o campo da Mandaê e selecione o serviço contratado com a empresa.

 

 

Preencha os dados de código para o Sigep e selecione o layout da etiqueta a ser impressa.

 

O layout da etiqueta deve estar no diretório:

C:\wts\Sigep

 

Para o correto funcionamento, a integração exige que o número de rastreio dos objetos seja gerado pelo próprio cliente. O número do objeto deve ser único.

Para atender essa necessidade, o Millennium disponibiliza o recurso para geração automática do número do objeto.

Sugerimos a composição do Regra Geração Número do Objeto da seguinte forma:

XXXX É o Prefixo. Esta informação é obrigatória e será disponibilizada pela Mandaê (empresa contratante do serviço).
$NOTA$  É o número da nota fiscal emitida pelo Millennium, referente a venda realizada.
$VOLUME$ É o número sequencial do volume.

 

A Descrição (Mandaê) é o nome do serviço contratado. Deve ser preenchido exatamente com o mesmo nome usado pela Mandaê, caso contrário o Millennium não terá como identificá-lo durante as operações de cálculo de frete e envio da encomenda.

Quando o frete contratado for segurado, o flag VD – Valor Declarado deverá estar ligado.

O valor segurado será: (Valor da nota fiscal - o valor do frete).

 

Veja na emissão da etiqueta SIGEP o número de rastreio gerado, conforme a configuração no tipo de frete, formado por:

 

prefixo da empresa             XXXX

número da nota fiscal         231301

volume                                  1

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Cálculo de frete

O Cálculo do Frete poderá ser feito na inclusão do pedido de venda ou quando não houver um pedido de venda, diretamente na tela do evento de faturamento, em Vendas\Pedido de Venda e Vendas\Movimentações.

Para que o sistema possa fazer o cálculo do frete, no cadastro do produto, devem estar preenchidos os campos:

  • Peso
  • Altura
  • Largura
  • Comprimento

Na tela do pedido de venda ou no evento de faturamento, ao acionar a lupa para visualizar as opções de frete, o sistema exibirá a tela com os tipos, prazos e valores calculados para cada serviço contratado com a Mandaê.

 

 

Após selecionar o frete, o valor será carregado na tela do pedido ou do evento e o flag informar valor do frete será ligado.

 

Atenção!  O Evento usado para o faturamento, deve estar configurado para emitir etiqueta. Na guia Logística, em Integração com SIGEP Correios, o flag Emitir Etiquetas deverá estar ligado.

 

Envio de encomenda - Inclusão de embarque

Após a autorização da NFe, o usuário deverá providenciar a inclusão do embarque, em Logística/Expedição/Embarque.

Para enviar as notas fiscais para Mandaê, o status do embarque deverá ser alterado para: Concluído.

Qualquer inconsistência na integração, Mandaê não receberá a encomenda. O Millennium notificará qual é a inconsistência. O usuário deverá providenciar a correção ou o complemento das informações, para conseguir liberar o embarque.

 

Quando o embarque estiver em ordem, será emitida uma mensagem confirmando o sucesso da operação.

 

Consulta da nota fiscal no painel da Mandaê.

 

Para finalizar, novamente faça uma busca e verifique se todos os embarques finalizados estão com status de Embarque Concluído.

 

Rastreamento de SRO

Após o embarque do pedido, o usuário poderá consultar o status do envio diretamente na tela da Mandaê.

Na tela de consulta de pedidos, no link Ações, selecione a opção Rastreio SRO.

 

 

Atenção! Estas informações não estão no Millennium. Elas são capturadas on line no site da Mandaê e exibidas na tela do Millennium, para agilizar o trabalho do usuário do sistema.

 

No histórico do pedido também é possível visualizar estas informações, porém sem atualização da situação.

 

Atualização do status do pedido

O Millennium dispõe mecanismo de atualização de status, mas esse recurso é secundário e nesta integração, o recurso principal para atualização é o WebHook, mecanismo disponibilizado pela Mandaê e esse recurso deve ser configurado pela Mandaê.

 

Diferenças entre Millennium e WebHook: O Millennium fará consultas periodicamente para atualizar o status de entrega das mercadorias, enquanto o WebHook é um recurso que envia as atualizações do status para o Millennium, sempre que houver mudança no status das entregas.

 

Para ativar o WebHook, o cliente deverá enviar o serviço de atualização no Millennium, o serviço é o:

http://SERVIDOR:PORTA/api/millenium!gf_mandae/webhook/rastreamento

O modo de autenticação deste serviço é BasicAuth.

 

Logs

O Millennium armazenará todos os logs de transação de envio e recebimento das consultas de frete realizadas com a transportadora Mandaê. Para visualizar os logs acesse no diretório:

 

c:\wts\trace\wtsBrokemandae_api_AAMMDD_HH.txt.

 

Onde AAMMDD_HH são a data e horário em que as consultas foram realizadas. Por exemplo: neste arquivo do dia 190501 das 12 hs, temos a consulta para o pedido que cadastramos acima.

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