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Desenvolvimento         

BM-2063 – Cliente para devolução

Versão                                

5

Release                                              

55

Autor                                   

Jaciara Silva

 

Processo: Vendas

Nome do Processo: Devolução de venda

 

Acesso

Vendas\Movimentações

 

Motivação

Atender a legislação fiscal nos casos de devolução em virtude de troca, inadimplemento do comprador ou desfazimento do negócio, o contribuinte deverá emitir NF-e, modelo 55, para documentar a entrada, imprimindo no campo Informações Adicionais de Interesse do Fisco - infAdFisco, informando o motivo da devolução, fazendo constar nome, endereço, número do CPF ou CNPJ do consumidor.

Link para consulta:

http://www.nfce.go.gov.br/post/ver/214624/perguntas-respostas-frequentes-sobre-nfc-e

Item VI – Detalhes Operacionais, 17, III.

 

Parâmetros

Em Utilitários\Administrador\Eventos:

Na guia Geral, preencher os campos:

  • Tipo de evento, com a opção Entrada
  • Tipo de entrada, com a opção Devolução Venda

Na guia Geradores, ligar o flag Cliente para devolução.

Atenção! Este flag somente ficará visível se os dois campos da guia Geral estiverem preenchidos desta forma.

 

Entradas

Em Vendas\Movimentações, acesse o evento para recebimento de devolução de clientes, configurado conforme a parametrização. Na tela do evento, preencha o campo do cliente, para que o sistema localize as notas de venda emitidas para ele, e então selecione a nota cujo produto que estiver sendo devolvido, para que os dados da nota sejam carregados na tela do evento. A seguir, preencha o campo Cliente Devolução.

 

Preencha os demais campos da tela e efetive.

 

Validações e Saídas

Após a aprovação da NFe pela Sefaz, o Danfe poderá ser impresso e as informações do cliente sairão no campo de Dados Adicionais. O endereço impresso nos dados adicionais será o endereço de nota, do cadastro do cliente.

Desenvolvimento        

BM-1961 – Pré-Faturamento automático - Ajustes realizados no processo

Versão                                

5

Release                                              

55

Autor                                   

Jaciara Silva

 

Processo: Logística

Nome do Processo: Pré-Faturamento automático de pedidos

 

Acesso

Vendas\Pré-Faturamento Automático

 

Motivação

Foram implementados novos recursos no processo:

1. Peso para as prioridades

Ao definir as prioridades que o sistema irá considerar no momento de selecionar os pedidos que serão pré-faturados, o usuário poderá definir o peso (importância) dessas prioridades. Por exemplo, ao definir como prioridades a data de entrega, pontualidade e o valor dos pedidos, o usuário poderá informar ao sistema uma importância entre estas prioridades. Neste exemplo, o valor dos pedidos poderá ser mais importante para a empresa e, sendo assim, o sistema dará preferência para separar o pedido que estiver com valor mais alto.

2. Exibir os pedidos de transferência junto com os pedidos de vendas na tela para distribuição

Isso permitirá que o usuário selecione numa única operação os dois tipos de pedido.

3. Dias de tolerância da data de lançamento

Este recurso irá administrar a reserva de itens em estoque alguns dias antes da data do lançamento. Por exemplo, uma empresa que pratica um prazo de tolerância de três dias e tem um produto que será lançado no dia 20/04/2018, o sistema verificará a data de geração do pré-faturamento e analisa se irá reservar os itens ou não. Dia 20 menos 3, que é o prazo de tolerância, o sistema irá reservar os itens do pedido se a data de geração for dia 17.

4. Exibir o estoque total do produto e a quantidade empenhada dos itens

5. Exibir o percentual total já atendido do pedido original

6. Exibir a somatória das colunas dos pedidos e o total dos pedidos

 

Atenção! Todos estes implementos também estão disponíveis na Automação de Pré-Faturamento Automático, em Vendas\Cadastros.

 

Parâmetros

Os pedidos de venda a serem distribuídos devem estar aprovados.

No cadastro do produto, na guia Vendas, localize e ligue o flag Pré-Venda. Em seguida, será habilitado na tela o campo Data do Lançamento, que deverá ser preenchido para que este recurso funcione corretamente.

 

 

Entradas

1. Geração do pré-faturamento automático incluindo transferências

Para visualizar pedidos de venda e de transferência na mesma tela de distribuição, marque o campo Incluir Pedidos de Transferência.

Em Vendas\Pré-Faturamento Automático, preencha os campos de filtros e clique em Próximo Passo.

 

Na figura, os pedidos 100 a 102 são referentes às transferências. Dê um duplo clique na linha do pedido para abrir, em outra janela, tela de consulta do pedido selecionado.

 

2. Geração do pré-faturamento automático usando a validação de data de lançamento

Em Vendas\Pré-Faturamento Automático, preencha os campos de filtros e o campo Dias do Lançamento. Para ver o reflexo do campo vamos preencher com a quantidade de 2 dias e Clicar em Próximo Passo.

 

O sistema encontrou três pedidos que atendiam à filtragem da tela anterior e fará a análise entre as datas do lançamento, informada no cadastro do produto, e a data de geração do pré-faturamento. Em nosso produto, definimos que a data de lançamento será no dia 20/04/2018. Vamos clicar em Distribuir Estoque para ver o resultado.

 

Perceba que os três pedidos estão com a cor vermelha, indicando que não foram distribuídos. Isto porque o parâmetro Dias de Lançamento foi preenchido com a quantidade 2. Se a data de lançamento do produto será 20/04 e a inclusão do pré-faturamento está sendo feita no dia 17/04, são três dias antes. Portanto, o sistema não permite o pré-faturamento do produto. Vamos alterar para 3 dias e mandar distribuir novamente.

 

Veja que agora todos os pedidos foram distribuídos porque estão dentro do limite definido para reservar estoque do produto, antes da data de seu lançamento.

 

3. Geração do pré-faturamento automático usando a validação de peso para as prioridades de separação

Vamos alterar as datas de entrega dos pedidos, que era para o dia 23/04, para demonstrar como funciona o recurso de peso das prioridades.

 

Obedecendo esta ordem de prioridades o sistema fará a seguinte distribuição de estoque para os pedidos, de acordo com a data de entrega.

 


Aplicando o recurso de peso para as prioridades, definindo que o valor do pedido tem uma importância maior.

 

 Na guia Pesos, selecione a prioridade e digite na coluna o valor a definido para ela. Clique em OK e perceba que a ordem dos pedidos foi alterada.

 

Perceba que o sistema alterou a ordem dos pedidos, colocando o pedido 523, com entrega para dia 30, antes do pedido 522, a ser entregue no dia 19, para atende-lo em 100%, porque seu valor é maior. Veja também que a posição das colunas foi invertida, a data de entrega passou para a primeira posição.

 

Validações

Na linha de totalização, o sistema exibe a somatória das colunas.

 

Ao selecionar o item do pedido distribuído, o sistema exibe na tela a quantidade em estoque e a quantidade a ser empenhada de cada item.

 

A coluna % Dist. mostra quanto foi distribuído do item para o pedido. A coluna % D. Tot será exibida a porcentagem total distribuída para o produto, incluindo pré-faturamentos anteriores.

 

Se na seleção de pedidos houver alum cliente que esteja com títulos em aberto, o sistema exibirá a linha com a cor vermelha. Exibirá um hint mostrando a quantidade de títulos e o valor total em aberto.

 

Se o usuário tentar efetivar a geração dos pré-faturamentos, mesmo havendo o cliente com títulos em aberto entre os pedidos filtrados, o sistema emitirá uma mensagem de alerta pedindo uma confirmação.

 

 

Saídas

Inclusão dos pré-faturamentos de acordo com os critérios definidos nas prioridades e seus respectivos pesos.

Desenvolvimento         

BMMANU-17132 – Abater o ICMS da base de cálculo do PIS e da Cofins

Versão                                

5

Release                                              

54

Autor                                   

Jaciara Silva

 

Processo: Vendas

Nome do Processo: Movimentações

 

Acesso

Vendas\Movimentações

 

Motivação

Com base em ação movida por contribuinte, referente à inclusão do ICMS na base de cálculo do PIS e da Cofins, foram disponibilizados os parâmetros no cadastro das filiais permitindo que o usuário do sistema tenha a opção de somar ou não o valor do ICMS, IPI e ICMSS nas bases de cálculo de PIS e Cofins, conforme sua conveniência.

 

Parâmetros

Em Utilitários\Empresa\Filiais, na guia Tributação, de acordo com cada caso, ligar os flags:

Abater ICMSS nas bases de cálculo de PIS e Cofins

Somar IPI nas bases de cálculo de PIS e Cofins

Somar ICMSS nas bases de cálculo de PIS e Cofins

 

Entradas

Substituto tributário fora da Zona Franca de Manaus

Vamos usar como exemplo um produto, no valor de R$ 100,00, com IPI de 5%, vendido para um cliente do Rio de Janeiro.

Na tela de finalização da operação comercial, antes de emitir a nota, vamos selecionar a opção Digitar uma Nota e clicar na guia Itens. Desta forma, poderemos ver o cálculo dos impostos antes de emitir a nota. Aqui podemos observar que o valor referente a 5% do IPI foi somado no valor da base de cálculo do PIS e da Cofins.

 

Emissão do Danfe para a operação

 

No XML da nota podemos ver os valores gerados de acordo com a configuração.

 

 

Substituto tributário da Zona Franca de Manaus

Ao realizar a mesma operação, porém com um cliente da Zona Franca de Manaus, o sistema não permite que o valor do ICMS seja subtraído ou que os valores de IPI e ICMSS sejam somados nas bases de cálculo de PIS e Cofins.

A empresa que realizar operações comerciais com a Zona Franca de Manaus, deverá configurar o sistema como segue:

Em Controladoria\Fiscal\Cadastros:

CFOP, ter uma CFOP cadastrada e configurada para usar com este tipo de operação.

Alíquotas, selecione a opção ICMS e marque o flag na coluna “Cálculo ST Suframa”, para o estado do Amazonas.

 

O sistema identifica que há uma exceção configurada no cadastro de alíquotas para o estado do Amazonas e não permitirá a realização do cálculo porque, de acordo a legislação, são ações conflitantes.

Será emitida uma mensagem de alerta informando sobre o conflito na configuração dos impostos. O usuário deverá configurar o sistema de acordo com sua situação fiscal.

No cadastro da filial, ao desligar os flags, o valor da base de cálculo para o PIS e a Cofins, passa a ser somente o valor do produto.

 

 

Validações e Saídas

Emissão das notas fiscais, conforme configuração do sistema.

Desenvolvimento         

BM-2024 – Selecionar lote FIFO na integração com o Store Manager

Versão                                

5

Release                                              

54

Autor                                   

Jaciara Silva

 

Processo: Vendas

Nome do Processo: Movimentações

 

Acesso

Vendas\Movimentações

 

Motivação

Permitir, às empresas que realizam vendas com o Store Manager, utilizar o recurso de controle de saída de mercadorias pelo método FIFO.

Para atender esta necessidade foram realizadas alterações no processo de lote FIFO do pré-faturamento e faturamento de saídas.

No cadastro do evento, na guia Logística, no campo Consumir Lote Automaticamente, foi incluída uma nova opção: Por Método FIFO (Consulta Completa).

 

Parâmetros

Em Produtos e Serviços\Produtos, na guia Logística:

  • No campo Permite lotes no estoque, deve estar selecionada a opção Controle por Lote
  • A flag Utiliza FIFO deve estar desligada. Isto é necessário para que o sistema grave as informações do lote na tabela que será consultada ao executar o evento de faturamento.

Evento de compra, na guia Logística, ligar os flags:

  • Lote
  • Detalhes do Lote

Evento de venda, na guia Logística, ligar os flags:

  • Lote
  • Detalhes do Lote
  • No campo Consumir Lote Automaticamente, deve ser selecionada a opção Por Método FIFO (Consulta Completa)

 

Entradas

Consulta no estoque

Após dar entrada no estoque temos DOIS LOTES para o produto 2024-B, conforme segue:

LOTE

QTDE

FABRICAÇÃO

VALIDADE

COMPRA

PÇ COMPRA

35

10

01-04-18

01-06-18

09-04-18

130,00

37

15

20-03-18

20-05-18

10-04-18

150,00

 

 

Faturamento de venda para o produto 2024-B

Na tela do evento, o lote do produto será selecionado.

 

Validações e Saídas

Na tela de movimentação, será carregado o lote do produto.

Desenvolvimento         

BMMANU-17329 – Imprimir código EAN na tag EAN do XML da nota fiscal

Versão                                

5

Release                                              

54

Autor                                   

Jaciara Silva

 

Processo: Vendas

Nome do Processo: Emissão de NFe

 

Acesso

Vendas\Movimentações

 

Motivação

Imprimir o código EAN no XML da nota fiscal, independentemente do tipo de barra escolhido. O usuário poderá configurar o sistema e definir qual código de barras será impresso no XML.

 

Parâmetros

Em Produtos e Serviços\Cadastros, ter tipos de barras cadastrados no sistema. Estes tipos serão usados no momento de cadastrar os códigos de barras para os produtos.

 

Para imprimir o código de barras do cadastro do produto

Em Utilitários\Administração\Configurações Gerais\Comercial, selecione a opção Nota Fiscal Eletrônica. Na guia Danfe, preencha o campo Tipo de Código de Barras a ser utilizado.

Em Produtos e Serviços\Produtos, no link Código de Barras, selecione o tipo de barra e preencha o campo do código de barras, que deverá ser o mesmo selecionado nas configurações gerais da NFe acima. Vamos cadastrar o código 7891040042517 para o primeiro exemplo.

 

Para imprimir o código de barras do cliente

Em Utilitários\Administração\Configurações Gerais\Comercial, selecione a opção Nota Fiscal Eletrônica. Na guia Danfe, preencha o campo Tipo de Código de Barras a ser utilizado.

Em Vendas\Cadastros\Clientes, na guia Dados Comerciais do Cliente, ligue o flag Utiliza código de barras do cliente no Danfe.

Em Produtos e Serviços\Produtos, no link Código de Barras, preencha o campo Cliente. A seguir, selecione o tipo de barra e preencha o campo do código de barras. Vamos cadastrar o código 7896227800010 para o segundo exemplo.

 

Entradas

Impressão do código do cadastro do produto

Em Vendas\Status de Nfe, faça uma busca para visualizar as notas emitidas. Na coluna Situação, mesmo que a nota não esteja autorizada, é possível salvar o XML para ver como ficou a geração do arquivo.

No primeiro exemplo de configuração feito acima, impressão do código de barras do cadastro do produto, veja que o sistema gravou o código do cadastro do produto nas duas tags:

 

Se, na inclusão do código de barras do produto, não for informado nenhum tipo de barra, nas configurações gerais não deverá ser selecionado o tipo de barra. Neste caso, a tag cProd exibirá o código de barras interno. 

 

Impressão do código do cliente no cadastro do produto

Este exemplo mostra o XML gerado de acordo com a configuração que fizemos acima, selecionando um cliente ao cadastrar o código de barras, no cadastro do produto.

Após a emissão da NFe, aguarde a autorização da Sefaz e salve o XML da nota para visualizar a impressão. Veja que o sistema gravou o código do cadastro do cliente nas duas tags:

 

Validações e Saídas

O sistema irá finalizar a operação comercial, salvando no XML o código de barras configurado.

Se o tipo de código de barras selecionado nas configurações gerais for diferente do tipo selecionado no cadastro do produto, o sistema emitirá uma mensagem de alerta e não emitirá a Nfe.

 

Opções da Operação

Configuração do tipo de barras por filial

Se for necessário, é possível configurar o sistema para imprimir as notas fiscais e gerar os XMLs por filial. No cadastro da filial, na guia Tributação, no campo Utilizar Agrupamento de Produtos na NFe, selecione a opção Cadastro de Filiais. Esta opção habilitará na tela o campo Tipo de código de barras a ser utilizado.

Ao emitir notas fiscais para a filial configurada como remetente, o sistema sempre usará o tipo de barras selecionado na tela.

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