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Desenvolvimento          

BM-1667 – Recebimento de XML de Compra com Fator de Conversão

Versão                                

5

Release                                              

43

Autor                                   

Jaciara Silva

 

Processo: Compras

Nome do Processo: Evento de compras

 

Acesso

Compras\Movimentações

 

Motivação

O fator de conversão foi implementado na tela de recebimento de XML de compra, para que o usuário possa realizar a conversão das unidades antes de lança-las no estoque.

Quaisquer que sejam as unidades enviadas pelo fornecedor, o usuário poderá convertê-las em unidade antes de lançar os itens no grid de produto da tela de evento, inclusive recalculando os preços por unidade.

 

Atenção! O sistema não fará a validação dos fatores de conversão lançados na tela. Cabe ao usuário do sistema conhecer os fatores para cada produto recebido e lançar corretamente na tela de recebimento, caso contrário as quantidades lançadas no estoque e os valores unitários calculados ficarão errados.

 

Parâmetros

Sem necessidade de parametrização.

 

Entradas

Consulta no cadastro do produto

Antes de iniciar o processo de recebimento do XML para demonstrar como o recurso funciona, vamos fazer uma consulta no estoque do produto que será recebido e ver a quantidade disponível.

Muito bem, temos 7,5m no estoque deste produto.

 

Na tela do evento de recebimento de compra, selecione o link Importar XML. A coluna inserida na tela é a do Fator e a coluna da quantidade, que já existia no processo, é preenchida pelo fornecedor informando quantos volumes foram enviados na compra realizada.

Vamos assumir que o produto foi comprado em rolos e que será vendido em metros e, portanto, devem ser lançados assim no estoque quando o evento for efetivado.

Em nosso exemplo, o fornecedor informa no arquivo o envio de 3 volumes, sendo que em cada volume há 12 metros. Então a coluna Fator deverá ser preenchida com 12, para que o sistema multiplique e lance no estoque 36 metros.

 

 

Além de multiplicar a quantidade o sistema deverá calcular o valor unitário de cada uma das 36 unidades, já que no arquivo foi informado o preço por volume. Então vamos digitar 12 na coluna Fator e clicar em OK, para lançar na tela do evento de recebimento de compra.

Veja que os 3 volumes foram convertidos em 36 unidades (metros) e que o valor por metro foi lançado na coluna preço, somando o valor total informado no arquivo enviado.

Vamos efetivar o evento e ver o resultado no estoque do produto.

 

 

Validações e Saídas

Antes do recebimento havia 7,5m do produto. Após o recebimento, utilizando o fator de conversão na tela de importação do XML, temos 43,5m.

 

 

Na consulta ao título a pagar, veja que o valor foi lançado corretamente, conforme o XML enviado pelo fornecedor.

Desenvolvimento          

BM-1870 – Ajuste no processo - Avise-me - Envio de e-mail com disponibilidade de estoque

Release                                              

48

Desenvolvimento          

BM-1652 – Avise-me - Envio de e-mail com disponibilidade de estoque

Versão                                

5

Release                                              

43

Autor                                   

Jaciara Silva

 

Processo: Vendas

Nome do Processo: Avise-me

 

Acesso

Vendas\Pedidos de venda

Vendas\Movimentações

 

Motivação

Nos casos em que não houver o produto desejado em estoque, o usuário poderá solicitar ao sistema que envie um aviso para o cliente informando assim que houver disponibilidade do item desejado.

A partir da tela de pedidos de venda, compra e movimentações, ou outra que tenha o link Produtos, será possível incluir uma solicitação de aviso de entrada dos produtos no estoque da empresa.

Foi criado no Millennium, um recurso que verifica, minuto a minuto, o estoque dos produtos solicitados e dispara automaticamente um e-mail para a pessoa que está aguardando sua chegada.

 

Parâmetros

Em Vendas\Cadastros, em Clientes, localize na tela Outras Informações. O campo E-mail deve estar preenchido porque é esta informação que o sistema usará para enviar a mensagem para o cliente.

Criar no Gerador de Relatórios um template em HTML para ser usado no envio do e-mail. Este template precisa ficar na pasta Relatórios Internos e deverá ter as condições abaixo:

filial.GERADOR.gerador

produto.produto.produto

cor.cor.COR

estampa.estampa.estampa

tamanho.tamanho.tamanho

Baixe aqui um template de relatório em HTML que poderá ser editado e utilizado nos envios dos avisos.

Em Utilitários\Administrador\E-mails, cadastre uma conta de e-mail que será responsável pelo envio do aviso de chegada dos produtos.

Em Vendas\Configurações Gerais\Movimentação, na guia Envio de E-mail, selecione no campo Relatório o template criado para envio, a conta responsável pelo envio e preencha o campo Assunto.

 

Entradas

Inclusão de pedido e cadastro de aviso

Para demonstrar este recurso, vamos configurar o sistema para mostrar a quantidade dos itens no estoque assim que digitarmos o código no pedido de venda. Mas isto não faz parte desta customização, ela funcionará mesmo sem esta configuração.

Então vamos acessar Vendas\Configurações Gerais\Pedidos de Venda, na guia Logística, vamos ligar o flag Mostra Estoque.

E vamos iniciar a inclusão de um pedido de venda para o produto 1652 – Bolsa. Podemos ver pela imagem da tela do pedido que o total do produto no estoque é zero para as cores vermelho e cru.

            

Então, neste momento, o usuário poderá acessar o recurso AVISE-ME selecionando o link Produtos.

O sistema exibirá a tela de inclusão no cadastro para que sejam informados o e-mail da pessoa que deseja receber a informação e já carregará as informações do cliente e do produto na tela.

 

Observe que o campo E-mail Avulso não foi preenchido e nem o campo da cor do produto. O e-mail deve ser informado pelo usuário porque não há como o sistema saber quem deseja receber a informação, pode ser o cliente, o vendedor, um representante da empresa, enfim. Se não for preenchido, o sistema assumirá o e-mail informado no cadastro do cliente, caso contrário, a mensagem será enviada para o e-mail que for preenchido no campo E-mail Avulso, por exemplo do vendedor ou representante que atende o cliente. A seguir, selecione o nome do funcionário que está incluindo o aviso.

Selecione as filiais nas quais o sistema deverá fazer as consultas de entrada de produtos. O campo cor veio vazio porque o produto tem mais de uma cor, então ela deve ser selecionada. Já os campos Estampa e Tamanho, como são ÚNICOS, foram preenchidos pelo próprio sistema.

Os campos de log serão preenchidos pelo sistema quando o e-mail for enviado para o solicitante. Então, vamos preencher as informações que faltam, salvar a inclusão e ver o comportamento deste recurso.

Em Vendas\Cadastros, localize a opção Avise-me e faça uma consulta. Veja que foi inserido um registro no cadastro para a solicitação que acabamos de fazer.

Veja que todas as informações que estavam na tela do pedido de venda foram registradas, inclusive data e hora de inclusão da solicitação. Apenas os campos Enviado e Data de Envio permanecem em branco porque serão preenchidos assim que o e-mail for enviado para o cliente.

 

Entrada do produto no estoque

Agora vamos simular o lançamento de uma nota de compra para que o sistema possa fazer a verificação e disparar o envio do e-mail para o cliente que aguarda o produto.

Vamos lançar no sistema uma entrada de 12 peças para a cor vermelho e 20 para a cor cru e aguardar.

 

Validações e Saídas

Muito bem, abaixo nós podemos ver um exemplo do e-mail enviado para o cliente, informando a chegada do produto, inclusive com a quantidade em estoque.

Lembra-se que dissemos acima que o sistema verifica minuto a minuto para checar o recebimento dos produtos? Observe que o horário do e-mail é 15hs27 e nós fizemos a inclusão da solicitação de envio às 14hs49.

Uma nova consulta em Vendas\Cadastros\Avise-me, veremos que os campos Enviado e Data de Envio agora estão preenchidos.

Atenção! O sistema não permitirá mais de uma inclusão de Avise-me por SKU para o mesmo cliente e emitirá uma mensagem de alerta informando que já existe uma solicitação com as mesmas características.

 

Desenvolvimento          

BMMANU-13078 – Fundo de Combate à Pobreza – FCP – Percentual de alíquota diferente para o mesmo NCM

Versão                                

5

Release                                              

42

Autor                                   

Jaciara Silva

 

Processo: Fiscal

Nome do Processo: Vendas

 

Acesso

Controladoria\Fiscal\Alíquotas

 

Motivação

Existem casos em que a incidência do imposto varia de acordo com sua origem. A alíquota do Fundo de Combate à Pobreza – FCP – é um destes casos. Em alguns Estados, apesar de terem o mesmo NCM, os produtos nacionais e importados têm percentuais de alíquotas diferentes, como por exemplo perfumes e cosméticos.

Para atender esta exigência fiscal, foi realizado um ajuste na Tabela de Valores de FCP, do cadastro de alíquotas, onde o usuário deverá cadastrar as alíquotas para os Estados destacando a origem dos produtos.

 

Parâmetros

Sem necessidade de parametrização.

 

Entradas

O usuário deverá cadastrá-lo e, informar, para cada Estado desejado, os códigos NCM e correspondente Alíquota para o imposto (FCP).

Na tela de inclusão de alíquotas, no campo Descrição, selecione a opção FCP. A seguir, clique na Tabela de Valores FCP para expandi-la.

Na guia Principal digite a UF de cada estado para o qual irá definir o percentual de alíquota. A seguir, na guia Origem Produto, clique no sinal de adição para preencher a coluna Código NCM, selecione a origem do produto e digite a respectiva alíquota.

 

Neste exemplo, temos três origens diferentes para o mesmo NCM, cada qual com sua alíquota.

Clique no sinal de adição para incluir quantas linhas forem necessárias e insira todas as origens que o NCM possa ter.

Faça o mesmo para todos os Estados que praticarem taxação diferenciada para a origem do produto.

 

Validações e Saídas

O sistema irá aplicar a alíquota informada no FCP de acordo com a origem do produto, de acordo com a configuração da tabela.

Desenvolvimento

BM-1869 – Ajuste no Calendário de Tarefas

Release

49

Desenvolvimento          

BM-1651 – Calendário de Tarefas

Versão                                

5

Release                                              

43

Autor                                   

Jaciara Silva

 

Processo: Vendas

Nome do Processo: Calendário de tarefas

 

Acesso

Utilitários\Administrador\Calendário de Tarefas

 

Motivação

Permitir que o usuário agende tarefas a serem executadas e que o sistema envie e-mails automaticamente para lembrar da execução.

 

Parâmetros

Em Inteligência de Negócios\Central de Informações, no gerador de relatórios, deve ser criado um template de email, em HTML, para ser enviado com o alerta sobre a execução da tarefa.

Baixe aqui um template de relatório em HTML que poderá ser editado e utilizado nos envios dos lembretes das tarefas.

Em Utilitários:

Administrador, nas Configurações Gerais, localize as pastas:

  • Sistema\Messenger, na guia Configurações de Envio de E-mail, preencha os campos com as informações do provedor de e-mail.
  • Tarefas\Manual, preencher o campo referente ao prazo de antecedência para recebimento do aviso, com a quantidade de dias e selecione o template a ser enviado no e-mail de notificação

Empresa, na opção Funcionários, localize na tela Outras Informações e preencha o campo E-mail.

No gerenciador de usuários, todos os usuários que utilizarão o calendário devem estar associados ao cadastro de funcionários, para que possam visualizar o link do calendário no menu principal do sistema.

 

Entradas

Utilitários\Administrador\Calendário de Tarefas.

O calendário pode ser visualizado de duas formas:

Semanal

Mensal

Dê um duplo clique na data para abrir a janela e digitar a tarefa a ser agendada. Selecione o funcionário responsável pela execução da tarefa. O funcionário/usuário poderá inserir várias tarefas para a mesma data.

   

O sistema enviará um e-mail para o funcionário\usuário de acordo com o prazo de antecedência definido nas configurações gerais.

Após a reunião com o cliente e a assinatura do contrato, o usuário deverá acessar novamente o calendário e finalizá-la. Novamente, dê um duplo clique sobre a tarefa, clique no botão OK e confirme a execução da tarefa.

  

Desta forma, o sistema irá alterar o status da tarefa para: Executado. Acesse o calendário novamente e perceba que o sistema marcou a tarefa como executada, colocando um traço sobre ela.

Dê um duplo clique na tarefa finalizada e veja que o status foi alterado.

 

Outra forma de dar andamento nas tarefas é através do ícone de tarefas, localizado no topo da tela de cada usuário do sistema, informando quando há tarefas direcionadas para ele no sistema.

 

Validações e Saídas

Em Utilitários\Administrador\Emails, selecione a opção Monitoramento de e-mails, para visualizar os e-mails enviados pelo sistema. Perceba que a data de envio é dia 14/03/2017 e no e-mail enviado para o funcionário/usuário está informando que a tarefa deve ser realizada no dia 15/03/2017, ou seja, o envio foi feito um dia antes, conforme configuração.

 

Opções

Exclusão de tarefas

Dê um duplo clique na tarefa a ser excluída e clique no botão Excluir.

 

Atenção! As tarefas executadas não poderão mais ser excluídas.

Desenvolvimento          

BMMANU-12938 – Importação de inventário via TXT – Novas variáveis

Versão                                

5

Release                                              

42

Autor                                   

Jaciara Silva

 

Processo: Logística

Nome do Processo: Inventário

 

Acesso

Logística\Estoque\Inventário

 

Motivação

Para permitir a realização de inventários com produtos que necessitam das informações de lote e data de validade, foram criadas duas novas variáveis:

LOTE

DATA_VALIDADE

 

Parâmetros

As novas variáveis devem estar configuradas no arquivo de layout que será utilizado para leitura do arquivo gerado pelo coletor.

 

 

Entradas

Em Logística\Estoque, selecione a opção Contagem de Inventário e clique no botão Coletor de Dados.

 

Clique em OK para carregar o arquivo na tela.

 

Validações e Saídas

 

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