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Desenvolvimento         

BM-2656 – Integração Koncilia

Release                           

71

Desenvolvimento         

BM-2314 / 2315 / 2494

Versão                                

5

Release                                              

68

Autor                                   

Jaciara Silva

 

 

Processo: Financeiro

Nome do Processo: Integração Koncilia

 

Acesso

Menu Principal\Koncilia

 

Motivação

O software Koncilia verifica se há divergência nas comissões, descontos e pagamentos, controlando de maneira mais automatizada, para garantir que os processos ocorram conforme contratado. Com a conciliação automática, o seller (pessoa física ou empresa) pode baixar os títulos no ERP, conectando com uma API. A partir dessa conciliação, serão detectados erros de ambos os lados do processo de vendas (marketplace e seller), evitando prejuízos operacionais e financeiros em todo ecossistema do e-commerce.

No Millennium, o usuário deverá configurar no workflow o momento em que o pedido irá entrar na fila dos envios dos pedidos de vendas e pedidos cancelados. Após o recebimento das informações, o Koncilia processa e envia os retornos para o Millennium.

Na tela de logs gerados para o Koncilia, o usuário poderá consultar os envios e retornos realizados, conforme as atualizações realizadas pela plataforma.

 

Parâmetros

Em C:\wts\modules, localize e instale o módulo millenium!koncilia. Aguarde a mensagem de módulo instalado com sucesso e depois acesse o Gerenciador de usuários, para liberar acesso ao link.

 

Em Vendas\Cadastros\Tipos de Pedidos, cadastrar os tipos que serão usados para as vendas nos marketplaces. (Seria interessante usar os nomes dos próprios marketplaces na descrição dos tipos, para facilitar sua identificação nas consultas no Millennium):

 

Na guia Geral                    Preencher os campos com as informações que identificam o tipo do pedido.

Na guia Koncilia                As informações dessa guia serão usadas para gerar os títulos a pagar dos casos de cancelamentos de pedidos de venda.

 

** No campo Conta, selecione a conta bancária para geração do título.

** O Fornecedor, via de regra, será o próprio canal de venda, para o qual será gerado o título a pagar, nos casos de cancelamento de pedidos.

 

 

Em Utilitários\Administrador\Configurações Gerais, localize o grupo Koncilia e selecione a opção Integração Koncilia.

Preencha os campos de dados para acesso:

  • Caminho da URL
  • Token de Acesso

 

   
   
 

Os tipos de pagamento, usados nesta integração, são definidos pela própria Koncilia, por isso não é necessário cadastrá-los no Millennium.

 

Selecione o tipo de pagamento e a natureza de pagamento correspondente no Millennium.

 

 

Entradas

Os envios de inclusões e cancelamentos de pedidos de vendas ocorrem de forma automática, de acordo com a configuração do workflow elaborado pela empresa. Após as integrações, o usuário poderá o visualizar o resultado por meio de logs. Este processo de envio e recebimento ocorre internamente e o usuário verá os resultados no relatório de logs.

 

Atenção! Os pedidos de venda enviados para a Koncilia devem ser sempre de um dos tipos da Tabela de Tipos de Marketplace. Caso contrário as integrações apresentarão erros.

 

No menu principal do sistema, na pasta Koncilia, selecione a opção Log Integrações. Nos campos de filtros, selecione os dados a serem consultados.

O Millennium exibirá as integrações realizadas na data selecionada. O usuário poderá consultar os logs de um pedido específico e por status.

 

 

Perceba que o log apresenta os erros ocorridos durante as integrações e, posteriormente, as integrações bem-sucedidas.

 

Validações e Saídas

Conciliação com Marketplace

Em Financeiro\A Receber\Integrações\Conciliação Marketplace, selecione a opção Baixa de Títulos. Preencha os campos de datas com o período a ser conciliado. No exemplo a seguir, temos um título que será conciliado da seguinte forma:

O valor total da venda no Marketplace foi de R$ 30,00. Houve um desconto de R$ 0,30 referente ao percentual negociado sobre a venda com o Marketplace, portanto o total a ser conciliado no título a receber no Millennium será R$ 29,30.

 

 

O inverso também pode ocorrer, digamos que, por uma razão qualquer, o Marketplace altere para menos o preço de venda de um produto. Vamos supor que a empresa enviou um produto para o Marketplace com preço de venda de R$ 30,00 e um percentual de comissão de 10%. O Marketplace decide vender o produto por R$ 27,00. Neste caso, na tela de conciliação serão lançados os seguintes valores:

 

R$ 3,00                Desconto referente ao percentual sobre a venda, negociado com o Marketplace (que seria R$ 30,00)

R$ 6,00                Acréscimo referente ao desconto do percentual mais a diferença praticada no preço de venda

R$ 30,00              Total ERP. Valor do título a receber depois da conciliação (27 + 3)

R$ 27,00              Total Marketplace. Preço de venda praticado pelo Marketplace

 

 

Baixa dos títulos

Após a conciliação, se todos os valores apresentados estiverem corretos, localize e clique no link Baixar, para efetivar a baixa dos títulos conciliados. Para verificar a finalização do processo de conciliação, em Financeiro\A Receber\Títulos, na tela de consulta, ligue o flag Efetuado e clique em Procurar. Perceba que o sistema realizou automaticamente a baixa dos títulos conciliados. Selecione um dos títulos e faça uma consulta na baixa.

 

 

Importante! Este recurso não inclui a geração de títulos a pagar referentes às comissões do Marketplace.

Cancelamento de pedidos de venda

Nos casos de pedidos de venda cancelados, será gerado um título a pagar para o canal de venda, estornando o valor.

 

Opções da Operação

Integração direta entre a Koncilia e o Marketplace

Em alguns casos, o próprio Marketplace faz a integração com a Koncilia, enviando o ID do pedido de venda para o banco de dados da Koncilia. Se a empresa utiliza este recurso, deverá informar no tipo de pedido vinculado em seu pedido de venda, para que o Millennium ERP não envie novamente o ID do pedido durante a integração.

 

Em Vendas\Cadastros\Pedidos de Venda, na guia Koncilia, ligar o flag Integrado com a Koncilia.

 

 

Atenção! Com esta parametrização, o Millennium não fará a inlcusão de lançamento na Koncilia, uma vez que o lanamento já foi realizado pelo Marketplace.

 

Desenvolvimento         

BM-2629 – ICMS Desonerado no cBenef – NT2019.001

Versão                                

5

Release                                              

71

Autor                                   

Jaciara Silva

 

 

Processo: Vendas

Nome do Processo: Emissão de NFe

 

Acesso

Vendas\Movimentações

 

Motivação

Todas as operações que sejam beneficiadas com “Isenção” ou “Não Incidência” do ICMS, habilitará um campo chamado “Desoneração do ICMS”, sendo que este campo deverá ser preenchido com o motivo da desoneração e com o valor do ICMS que seria devido, se tal operação não fosse isenta ou não tributada.

No Millennium ERP, há duas formas de emitir a nota fiscal contemplando esta situação: pela CFOP ou pelo produto. A empresa emitente, e beneficiada pelo imposto, deverá definir qual tipo de emissão de NFe irá fazer, para configurar o sistema, de acordo com sua necessidade.

 

Parâmetros

Na pasta WTS, editar o arquivo NFeSoluções, acrescentando a UF de São Paulo nas configurações.

 

Por CFOP

Para empresas que preferem emitir a NFe visando o benefício concedido por estado, é recomendável criar uma CFOP específica para as operações e informar o código do benefício de cada estado.

 

Em Controladoria\Fiscal\Cadastros, incluir uma CFOP específica para a operação e, na guia Impostos, preencher a Tabela de UFs Benefício. No exemplo abaixo, foram cadastrados os códigos do benefício concedido nos estados de São Paulo e Paraná.

 

Atenção! As demais configurações referentes à isenção ou não incidência, também devem ser feitas na CFOP. Apenas o preenchimento da tabela não será responsável pelo cálculo correto dos impostos.

 

Por produto

Para empresas que preferem emitir a NFe visando o benefício concedido por produto, recomendamos criar um Perfil de Imposto para vincular aos produtos que se enquadrarem no benefício fiscal.

 

Em Controladoria\Fiscal\Cadastros, incluir um Perfil de Imposto específico para os produtos e, no grid de impostos, preencha a coluna Cod Benefício informando o código para cada estado respectivo.

 

Atenção! As demais configurações referentes à isenção ou não incidência, também devem ser feitas no Perfil do Imposto. Apenas o preenchimento da coluna não será responsável pelo cálculo correto dos impostos.

 

Entradas

Em Vendas\Movimentações, vamos fazer duas operações com as opções, sendo uma configurada por produto e outro por CFOP.

 

Validações e Saídas

Emissão da NFe por CFOP

 

 

Emissão da NFe pelo cadastro do produto

 

Desenvolvimentos        

BM-2699 – Difal ST – Base Simples e Base Embutida – Novo cálculo                               

BM-2664 – Partilha ICMS embutido na base por filial

Versão                                

5

Release                                              

71

Autor                                   

Jaciara Silva

 

 

Processo: Vendas

Nome do Processo: Emissão de NFe com Substituição Tributária

 

Acesso

Vendas\Movimentações

 

Motivação

Devido à natureza de negócio do cliente, foi necessário implementar o recurso de cálculo das bases de cálculo (simples e embutida) por filial. Sendo assim, o sistema irá calcular a incidência dos impostos de acordo com a filial que estiver emitindo a nota fiscal eletrônica.

A partir do pedido de venda, que carregará as informações necessárias para o cálculo correto dos impostos, o sistema emitirá a NFe.

 

Parâmetros

Em Utilitários\Empresa\Filiais, na guia Tributação:

  • No campo Utilizar agrupamento de produtos na NFe, selecione a opção Cadastro de Filial.
  • Preencher a Tabela de Impostos Embutidos (Difal), selecionando os Estados para os quais para os quais o cálculo deverá ser feito e marcando o flag Difal ST.

Em Vendas\Configurações\Pedidos de Vendas, na guia Acessos, ligar o flag Acessa Finalidade do Produto.

Em Controladoria\Fiscal\Cadastros, em CFOP, incluir uma opção de CFOP para usar nas operações, sendo:

  • No campo Regime ICMSST, selecionar

 

Entradas

Emissão de NFe com base embutida dupla

Na inclusão do pedido de venda, manual ou via site, a coluna Fin. Difal, deverá ser selecionada a opção Consumo.

Após o faturamento do pedido de venda, ao visualizar o Danfe da nota, temos o cálculo do ICMSST.

 

XML da nota emitida com a base embutida

 

Na planilha abaixo podemos ver o cálculo realizado pelo sistema:

onde:

Valor do ICMS  =J2*K2
BC Base Dupla/FECOP =J2/(1-(M2+O2))
FECOP =N2*O2
Aliq. Efetiva Interna  =M2-K2
Difal  =N2*Q2 

 

Download da planilha

 

Emissão de NFe com base simples

 

XML da nota emitida com base simples

 

Validações e Saídas

Cálculo do ICMSST e Difal, de acordo com a configuração de impostos para cada filial da empresa.

 

Desenvolvimento         

BMs – 2683 a 2692 e 2698

Versão                                

5            

Release                                              

71

Autor

Jaciara Silva

 

 

Processo: Logística

Nome do Processo: WMS

 

Motivação

Foram realizados os seguintes ajuste na tela de coletor de dados:

 

BM-2683 – Alteração do nome da tela Conferência de Rota (Colmeia) para Conferência de Rota Separação

 

BM-2684 – Tratamento das mensagens de erros para que fiquem mais claras e simples – Foi criada uma configuração para remover o prefixo das mensagens de erro.

Em Utilitários\Administrador\Configurações Gerais, na pasta Coletor de Dados-WMS, ligar o flag Simplifica Mensagens de Erro no Coletor.

 

 

BM-2685 – Não exibir a lista de colmeias disponíveis no momento da consolidação, no caso de pedidos que ainda não estejam na colmeia. O usuário irá bipar uma colmeia vazia e fazer a identificação visual.

Em Logística\WMS\Cadastros\Regras de WMS, na guia Geral, ligar o flag Não exibe lista de locais de colmeia disponíveis. Este flag somente estará visível para o tipo de conferência Comeia.

 

BM-2686 – Exibir o total de itens para consolidar na colmeia – Inserido u totalizador na tela de Conferência de Rota de Separação.

 

BM-2688 – Incluído o número do romaneio de entrada de mercadorias, na Lista de Documentos a Conferir, na tela do coletor.

 

BM-2689 – Inserido campo de filtro Conferir Documento na tela do coletor, para permitir a busca pelo número de romaneio da de entrada de mercadorias.

 

BM-2690 – Criada opção para exibir coluna com numeração dos volumes, na tela de transferência do coletor.

Em Logística\WMS\Cadastros\Regras de WMS, na guia Geral, ligar o flag Exibe volumes na lista de documentos do coletor. Este flag somente estará visível para o tipo de conferência Comeia.

 

BM-2692 – Exibir os locais de armazenagem em ordem crescente de endereço na lista de sugestões e na tela de consulta por locais de estoque.

 

 

Atenção! Esta ordenação não será 100%, uma vez que, para local de destino manual, a lista de sugestões poderá existir N locais sugeridos para o mesmo produto.

 

BM-2698 – Exibir a informação Conferido e Pendentes de Conferência, na tela de conferência do coletor.

Em Logística\WMS\Cadastros\Regras de WMS, na guia Geral, ligar o flag Exibe coluna “Conferido” no Coletor (Colmeia). Este flag somente estará visível para o tipo de conferência Comeia.

 

Atenção! Este flag exibe a coluna Conferido (quantidade já conferida) no lugar da coluna quantidade (total a conferir) no coletor.

 

Desenvolvimento         

BM-2570_2462_2663 – Separação em picking e paletes completos

Versão                                

5

Release                                              

71

Autor                                   

Jaciara Silva

 

 

Processo: Logística

Nome do Processo: WMS

 

Acesso

Logística\WMS\Pré-Faturamento de Saídas

 

Motivação

Permitir a movimentação de volumes fechados (paletes), nos casos em que a quantidade do pedido de venda for a mesma contida no volume. O sistema irá se basear no código DUN dos produtos e, no recebimento das mercadorias, criará os volumes, que serão transferidos na separação dos pedidos de venda.

Porém, o volume com quantidade fechada poderá ser fracionado, quando for necessário para atender pedidos de vendas cujas quantidades não sejam exatamente aquelas determinadas no código DUN dos produtos.

 

Atenção! Este recurso não acompanha a versão do sistema. Para utilizá-lo, solicite aos nossos consultores que forneçam o módulo para instalação. Caso você não consiga fazer a instalação, entre em contato com nosso departamento comercial e solicite a visita de um consultor.

 

Parâmetros

Em C:\wts\modules, localize e instale o módulo millenium!wms_coletor.minst. Aguarde a mensagem de módulo instalado com sucesso e depois acesse o Gerenciador de usuários, para liberar acesso ao link.

 

Em Utilitários\Administrador\Configurações Gerais\Produtos, na guia Códigos de Barras, ligar os flags:

  • Permitir Cadastro de Múltiplos Códigos de Barras
  • Utiliza DUN

Em Logística:

WMS\Cadastros

  • Locais de Estoque, no campo Tipo de Local, selecione a opção Picking de Volume Fechado (Armazém e Picking de Paletes);
  • Regra WMS para recebimento de mercadoria, na guia Geral, em Volume, ligar o flag Barra DUN Cria Volume no Destino no Coletor;
  • No campo Ação, selecione a opção: Com conferência parcial (Cria transf. De local de estoque “Conferido local origem”);
  • Regra WMS para separação do pedido de venda, em Volume, ligar o flag Utilizar Volumes na Separação Automática;

Configurações Gerais\Pré-Faturamentos de Saída, na guia Logística, no parâmetro Fracionar Local de Volume Fechado ao Permitir Conferência, selecione uma das opções:

  • Permite - para deixar o fracionamento livre
  • Avisa e Permite - para avisar o usuário que o volume fechado será fracionado

Em Produtos e Serviços\Produtos, na guia Logística, em WMS, preencher o campo Quantidade Volume Fechado (Paletes).

 

Entradas

Cadastro de produto com volume fechado (Palete)

Vamos usar como exemplo um produto cuja quantidade fechada será de 20 unidades. Então na guia logística, vamos preencher o campo informando quantas peças contém cada volume (palete).

Em Logística\WMS\Cadastros\Locais de Estoque, vamos configurar um local de estoque que será assumido para armazenagem de paletes.

 

Recebimento de itens com código DUN

Quando o sistema identifica o código DUN vinculado ao produto, ele entende que irá movimentar volumes fechados (paletes) e armazena o produto somente nos locais configurados para este fim.

Vamos fazer aqui o recebimento de 30 unidades para o produto que cadastramos acima.

Em Logística\WMS, ao fazer uma consulta de estoque por local, podemos ver que o produto foi vinculado exatamente no endereço configurado acima com o tipo de local Volume Fechado (Palete). Ou seja, quando o sistema for movimentar uma quantidade fechada (que para este produto é 30 unidades), buscará um palete deste local.

Neste caso, o usuário fará a leitura do código de barras do palete apenas uma vez e o sistema assumirá as 30 unidades que foram informadas no cadastro do produto.

Se o usuário tentar incluir mais quantidades na conferência, o sistema emitirá uma mensagem de alerta e não permitirá a continuidade do processo.

Observe que na figura temos na coluna Conf. 30 unidades e na coluna Qde DUN, temos 1.

Vamos finalizar a conferência de destino do recebimento e consultar novamente o local de estoque. Perceba que agora a quantidade 30 está efetivamente no local configurado.

 

Separação de pré-faturamento de pedido com volume fechado

Ao incluir um pedido de venda de 30 unidades, perceba que o sistema fez a reserva, que aparece com a quantidade negativa.

Agora vamos fazer a conferência dos itens reservados usando o coletor de dados. Na entrada do produto, foi determinado pela regra WMS que o sistema escolheria automaticamente um local para armazenar o produto. Perceba que o local carregado na conferência e aquele que configuramos logo acima como sendo para volume fechado e paletes.

Outra coisa importante para analisar é que na quantidade foi lançado apenas 1 e não 30, de acordo com o pedido de venda. Isso porque, pelo código DUN do produto, o sistema sabe que está movimentando 30 unidades do produto.

Como a transferência para o destino (SEM LOCAL) já nasce conferida, vamos apenas finalizar a conferência.

Uma consulta no estoque de produtos mostrará que há 30 peças reservadas para o pedido de venda, de acordo com a quantidade informada no código, e o faturamento poderá ser feito com a quantidade exata do pedido do cliente.

 

Separação de pré-faturamento de pedido com volume fracionado

Neste tipo de separação, o sistema irá movimentar uma quantidade menor que a quantidade definida no código DUN do produto.

Então vamos incluir um pedido de venda com 20 unidades do produto, cujo código DUN é de 30, e veremos o reflexo dessa ação durante a separação do produto.

Na consulta de estoque por locais, já podemos ver que a quantidade foi preparada para separação.

Em Logística\Expedição\Pré-faturamento de Saídas, faça uma consulta e selecione o pré-faturamento gerado para o pedido com a quantidade fracionada. No link Ações, selecione a opção Permite Conferência e efetive.

No momento da efetivação se o sistema estiver configurado para não fracionar os volumes fechados, ou seja, a quantidade informada no código DUN do produto. Será emitida uma mensagem de alerta e a conferência não será permitida, como na figura abaixo.

Vamos alterar a parametrização do sistema e liberar o fracionamento dos volumes fechados. Em Logística\Configurações Gerais\Pré-faturamento de Saída, na guia Logística, selecione a opção Avisa e Permite e finalizar a conferência.

 

Validações e Saídas

O sistema movimentará o volume fechado (palete) transferindo as quantidades de acordo com o código DUN do produto.

O sistema fracionará o volume gerado para o produto para atender o pedido de venda, se estiver parametrizado para não bloquear a movimentação de quantidade fracionada.

 

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